A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, março 12, 2008

Coisas do circo - Hooligans em Lisboa


,
* Emídio Rangel
.
Tenho vergonha destes pseudo-professores que trabalham pouco, ensinam menos, não aceitam avaliações.
.
Eles aí estão ‘em estágio’. Faz-me lembrar os hooligans quando há uma disputa futebolística em causa. Chegaram pela manhã em autocarros vindos de todo o País, alugados pelo Partido Comunista. Vestem de preto e gritam desalmadamente. Como diz um tal Mário Sequeira, em tom de locutor de circo, “à maior, à mais completa, à mais ruidosa manifestação de sempre que o País viu”.

Eu nunca tinha apreciado professores travestidos de operários da Lisnave, como aqueles que cercaram a Assembleia da República, nos anos idos de 1975, com os cabelos desalinhados, as senhoras a fazerem tristes figuras, em nome de nada que seja razoável considerar. Lembro-me bem dos meus professores. Não tinham nada que ver com esta gente. Eram referências para os seus alunos. A maior parte escolheu aquela profissão porque gostava de ensinar. Talvez por isso eram todos licenciados e com um curso (dois anos) de pedagógicas. Aprendi muito com eles e quando dei aulas, no liceu e na universidade, utilizei muitas vezes os seus métodos.

Estou-lhes grato para a vida inteira. Hoje as coisas são bem diferentes, embora seja óbvio que estes manifestantes são só uma parte dos professores. Felizmente ainda há milhares de professores (talvez a maioria) que exercem com toda a dignidade a sua profissão. A manifestação é contra uma professora que agora é ministra. Uma ministra sábia, tranquila, dialogante, que fala com uma clareza tal que só os inúmeros boatos, a manipulação e a leitura distorcida do que propõe podem beliscar o que de boa-fé pretende para Portugal. Se reduzirmos à expressão mais simples as suas pretensões tudo se pode resumir assim:

– Portugal não pode continuar a pôr cá fora jovens analfabetos, incultos e impreparados, como acontecia até aqui.

– Os professores colaboraram com um sistema iníquo que permitia faltas sem limites, baixas prolongadas sem justificação e incumprimento dos programas escolares.

– Os professores não são todos iguais. Quero referir-me àqueles que sem nenhuma vocação (com ou sem curso Superior) instalaram um culto madraceirão que ninguém punha em causa nem responsabilizava, mas que estava a matar o ensino.

Confesso que tenho vergonha destes pseudoprofessores que trabalham pouco, ensinam menos, não aceitam avaliações e transformaram-se em soldados do Partido Comunista, para todo o serviço. Maria de Lurdes Rodrigues é uma ministra determinada. Bem haja pela sua coragem. Por ter introduzido um sistema de avaliação dos professores, por ter chamado os pais a intervir, por ter fechado escolas sem alunos, por ter prolongado os horários e criado as aulas de substituição, por ter resolvido o problema da colocação dos professores, por ter introduzido o Inglês, por levar a informática aos lugares mais recônditos do País. Estas entre outras medidas já deram frutos. Diminuiu o abandono escolar, os métodos escolares estão a criar alunos mais preparados, os graus de exigência aumentaram. O PCP pode usar a tropa de choque que agora arranjou para enfraquecer o Governo e utilizar as suas artes de manipulação e demagogia até a exaustão. Mas creio que a reforma tem de se fazer, a bem do País. É absolutamente nítido que os professores não têm razão. E os estúpidos do PSD que se aliaram ao PCP perderam o tino de vez, porque Portugal não pode parar mais. Espero ver Luís Filipe Menezes à cabeça da manifestação contra os interesses do País.
Emídio Rangel


» Artigos Relacionados
08-03-2008 - 00:30:00 Protestos ainda sem fim à vista
.
Na Foto - Emídio Rangel, o Palhaço de Serviço ?

.
» Comentários

Quarta-feira, 12 Março


- Ernesto da Luz
Os Sindicatos dos Professores deviam chamar este sr.à responsabilidade pq se atreveu a falar de um assunto que demonstra ignorar, ofendendo da maneira mais grosseira a classe de professores.

- Vitor Miranda
Caro Sr Emídio Rangel,Quero dizer-lhe que sou professor por opção e espero um dia seja recordado por ter sido bom professor. No entanto, não posso deixar de lamentar as suas palavras que demonstram total desconhecimento da situação. Não sou um dos "estúpidos" do PSD ou do PCP que refere, mas sou profissional da educação e pai. Um pai que não quer este sistema de educação para os seus filhos.

- Teresa, Alcabideche
Segundo o senhor E Rangel,"os métodos escolares estão a criar alunos mais preparados, os graus de exigência aumentaram".Se quer falar sobre educação, informe-se devidamente, pois afirmações destas revelam todo o seu desconhecimento da verdadeira realidade. Já agora uma pergunta: se gostava tanto dos métodos de ensino que utilizou quando foi "professor", porque deixou de o ser ?!!!

- Otília
Vai-me desculpar, mas com o seu artigo apenas posso concluir que lhe falta alguma coisa e não é pequena. Sequer já falo da falta de educação, informação e do fantasma do comunismo, essa só pode ser piada 100000 profs comunas. Transparece, além da procura da benção de Sócrates e da falta de muito chá que o Sr. Rangel deve andar muito mal consigo próprio. Homem, ame-se!

- David Freitas
Não faz a mínima do que está a falar...

Terça-feira, 11 Março


- Ana Lopes
Não resisto a dizer ao senhor ER que sou prof. por opção e não por não conseguir ser outra coisa qualquer... parece-me que o mesmo não se passa com o sr. que é jornalista/cronista por um qualquer motivo... uma vez que, quem está na sua profissão com "profissionalismo" não faz o que o sr. fez. Ofender e difamar é baixo, mas todos sabemos que é fácil.Nota negativa.

- Francisco
Nunc pensei que o meu pai fosse assim, pois sempre o vi empenhado no trabalho e na escola. Sempre nos ensinou os valores da democracia e do trabalho, por isso Senhor Rangel deve andar mal informado.

- josé (agricultor )
sr.E. Rangel, n. estão a perceber o q. se está a passar à sua volta c/ estas Marchas dos profs.No meu entender, é algo de novo na sociedade portuguesa, q. passa ao lado destes grupos sociais. N. tem nada a ver c/ "comunistas".Está a emergir nesta contestação,o grupo de jovens dos anos 80, e q. vão dar mui q. fazer a este Governo e min. da Educ.Isto é um ciclo q. se abriu e n.querem entend

- Graça Afonso
Confesso que este artigo me chocou e muito!Não é próprio duma pessoa com a posição do Sr Rangel!Este artigo não passa duma sucessão de insultos aos professores que estão contra ele e com razão!Não sou mãe mas filho meu não iria para um establecimento de ensino onde este senhor ensinasse!

- Marianela Henriques
Quem escreve num órgão de informação deve saber, no mínimo, os nomes das pessoas que cita.De resto só tenho a acrescentar que a democracia que permite que as pessoas se expressem livremente, é a mesma que permite que o sr. venha, num meio de comunicação público, mostrar toda a ignorância quanto a este processo!E mais: insultar!Sou professora e convido-o a vir à minha escola... Aceite...Coimbra

- josé ( agricultor )
Dirijo-me ao jornalista, sr. Emídio Rangel. Sou mais velho do q. o sr.,já sou um idoso.1ºParece-me q. está a deixar-se ultrapassar pelos sinais dos novos tempos;2º N. pode ficar preso pelo q.lhe ensinaram os seus mestres, pq.já foram;3ºalguns comentadores, políticos e alguns jornalistas, incluindo

- Um Estudante
Bem haja sr. Emídio Rangel, tem todo o direito de escrever o que pensa e reflecte o que pensam muitos portugueses. Perguntei há alguns dias a um amigo que é professor porque era a manifestação, quais eram as questões tão graves que os levava a não aceitar a implementação de um sitema de avaliação. Respondeu-me que eram muitas coisas, mas concretamente e de forma fundamentada, nada.

- nuno
Não percebo como o direito à manifestação pode ser classificada assim. Eu julgava que numa democracia o protesto de uma classe fosse algo merecedor de respeito. É apenas uma questão de se protestar contra a sua cor partidária?

- Maria Gomes
Sr Emídio Rangel, esta "gente", como o sr. diz na sua pseudo-crónica, são os verdadeiros professores,os que ensinam os seus alunos a respeitar as ideias contrárias, e não aqueles que um dia resolveram dar umas aulas por não terem sucesso nas suas profissões.

- BM
Por esquecimento, há pouco, não indiquei a minha localidade: resido em Castelo Branco. Grata pela atenção!

- Professores
Para fazer-se um comentário a um artigo não se pode utilizar "conteúdos difamatórios e atentatórios da boa imagem dos visados". Assim,é com estranheza que lemos o artigo do Sr.Rangel, que não obedece aos critérios por vós estabelecidos.Quanto ao conteúdo do artigo, como educadores, defendemos a liberdade de expressão, mas não a falta de respeito nem a pouca cultura que este senhor evidencia.

- carlos moreira
Não sou professor, nem comunista, mas senti-me insultado por quem não sabe o que diz. Chamar-me inculto e analfabeto e impreparado? Mas quem é este senhor?Então e os Sindicatos? Nada dizem nem nada fazem, a quem os conotou como Hooligans?

- BM
Fiquei triste! Senti-me humilhada e ofendida! Sou professora desde 79; já passei por vários níveis de ensino; continuei a estudar ao abrigo do estatuto do trabalhador-estudante;já fiz estágio por duas vezes; sempre fui avaliada nesses níveis de ensino em que exerci funções; não tenho medo da avaliação!!!Agradecia-lhe que não fizesse generalizações!!!

- Gonçalo
Hoje em dia qualquer pessoa se sente no direito de escrever sobre aquilo que não sabe ou desconhece. Este senhor faz parte deste grupo de pessoas.

- Lia Lopes
É lamentável...um artigo como este só traz mais força à classe docente!


mais comentários

» Comentários

Terça-feira, 11 Março


- aluna
Em relação ao assunto 'abandono escola' tem a ver com o facto de a maior parte dos alunos não gostar de estudar e de os respectivos encarregados de educação não insistirem para que estes continuem os estudos e assegurem o seu futuro. É já uma "regra" no ensino de todo o mundo existirem numa turma bons e maus alunos.

- Farinha Gonçalves
Apetece-me dizer-lhe e chamar-lhe muita coisa mas não não caio na tentação de descer ao seu nível. Concluo dizendo que não sou nem nunca serei simpatizante do PCP. Chamar comunistas a 100 mil professores e dizer que foram instrumentalizados só pode ser cegueira.

- Frederico
Sr. Emídio Rangel disse tudo o que eu já penso à muito. Essa classe q aprenda o q é trabalho.Quando trabalharem 10h por dia inclusive aos fds cm mts eng. que conheço já estavam caladinhos.Na maioria das profissões é-se avaliado.Acham-se diferentes pq?Eu tenho 22 dias/ano de ferias.E eles? So no Natal e Pascoa passam-me por muito... enfim...tristes

- Francisco Henriques
Há sempre alguma coisa de que nos envergonhamos. Eu também tenho vergonha de certos papéis com letras que se publicam em Portugal, onde, senhores presunçosos escrevem com ignorância sobre assuntos de que nada sabem com a arrogância própria de quem é dono do mundo. Para ser jornalista já não é necessário ser culto e investigar. Basta apenas ter prosápia para arremessar contra quem incomoda.

- Ma José Branco
Sr. Rangel o seu comentário é inadmissível e inqualificável. Só demonstra falta de conhecimento da vida dos professores e do que se passa nas escolas. Por acaso tem netos na escola? Não deve ser na escola pública, de certeza!

- marinela passos
Além de erros, este senhor insulta toda uma classe a seu belo prazer sem ter conhecimento de causa. Tal com outros,este Sr deveria publicamente pedir desculpas por todos os insultos que proferiu. Sou professora e sinto-me insultada por este senhor.

- Isabel carvalho
Tenho de admitir que o sr Emídio Rangel é corajoso. Escrever sobre professores caluniando, não seria razão suficiente para um processo por difamação? Não se deve mandar averiguar esse senhor? Tenho vergonha de o ter no meu país com autorização para escrever.

- elisabete
Nunca nenhuma classe foi assim enxovalhada, atingimos o limite dos limites.

- J.M.
Quem escreveu este artigo foi um senhor educado, letrado iluminado e que no seu curriculo consta um assalto a TSF, com um berbequim para arrombar a porta.

- Luis Fontes
Considerei não tecer qualquer comentário, mas não resisti. A pseudocrónica não é mais do que uma preocupação de estarem 100 mil cidadãos "ligados" de alguma forma ao PC. Costa de Caparica

- Maria Cerqueira
Vergonha temos nós, professores/pais, de um homem educado no fascismo, numa escola de elites, plena de meninos ricos e professores burgueses que fala do que não sabe. Já viu e sentiu uma escola pública inter-racial, inter-cultural e inclusiva onde os pobres, os deficientes, os marginalizados tbém têm o seu lugar e os seus direitos? Felizmente os profs destes tbém são fruto da escola para todos. Braga

- Uma PROFESSORA
Pois também eu sou professora...Lamento, mas, na generalidade, concordo com aquilo que Emídio Rangel escreveu acerca da manifestação e dos professores. Sou totalmente anti-Sócrates,no entanto espero que esta ministra da educação se mantenha. Só duas questões: quantos professores gostam da sua profissão? Os que não gostam, por que não procuram outro trabalho? Espero uma limpeza

- Ana Silva
O dono da minha empresa tem o secundário (eu tenho uma pós-graduação)e eu sou avaliada a cada 3 meses. Qual é o mal? Nunca me caíram os parentes na lama. Ele teve inteligência e determinação para fundar a empresa. Resta a mim, reconhecer isso. E já agora, porque raios dão ouvidos a um sindicalista que, pelos vistos, há anos não entra numa sala de aulas?

- José Maria
SENHOR EMÍDIO RANGEL,DEPOIS DE TAMANHAS BARBARIDADES QUE O SENHOR ESCREVEU NA SUA CRÓNICA,DISPENSO-ME DE FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, POIS QUANDO INSULTA TODA A GENTE QUE LHE APETECE ATÉ CHAMANDO ESTÚPIDOS AOS DO PSD, REALMENTE NOTA-SE A SUA ISENÇÃO, "COMO COMENTADOR IMPARCIAL".APENAS LHE DIGO COMO DIZ O RICARDO ARAÚJO DOS "GATO FEDORENTO":"O QUE TU QUERES SEI EU"; UM CONVITE DO SOCRATES?

- Carmo Pereira
É impressionante como uma pessoa tão "sábia" e "douta" necessita de recorrer ao insulto e à maledicência para defender a sua opinião. Não são estes os métodos que os professores utilizam nas escolas para ensinar os seus alunos a ser verdadeiros cidadão.

- Barbosa
Oh meu deus!Como é possivel dizer tanta barbaridade junta!Sr Emidio Rangel, prepare-se para um processo dos grandes. O que disse passa das marcas e nenhum professor nem um qualquer cidadao pode deixar passar isto em branco.

- a
Os professores não são todos iguais.

- Fernando Carneiro
Sou professor com todo o gosto. Não me identifico minimamente com a sua crónica e não conheço qualquer professor que encaixe nessa sua definição de hooligan.

Segunda-feira, 10 Março


- Nuno Frederico Fnseca Tavares
Tenho 38 anos e terminei recentemente o meu curso superior, tenho por isso conhecimento de causa face ao ensino em Portugal, que cada vez mais é uma verdadeira porcaria.Eu não me lembro de ver os senhores professores a reclamar, quando o Antonio Guterres disse que os alunos não chumbavam até ao 9º ano e que passavam ter mais direitos, pois é não mexia com o vencimento

- Filomena Afonso
Sou uma pseufoprofessora... Será esta a avaliação dos meus alunos em 25 ano? Os operários,da Lisnave ou não, são homens tão dignos como o sr. A avaliação da competência profissional não releva, em democracia, da filiação partidária. Inclui a capacidade de fazer passar crenças sem questionar a integridade do outro. Que, neste caso, é um todo de 100 000


mais comentários



» Comentários

Segunda-feira, 10 Março


- Eduardo Coelho
Tem toda a razão em lhes chamar assim, se foi esse o caso - e será mais uma prova do seu carácter. Agora, se foi o PS, já dá para entender a sua posição e, sobretudo, para AVALIAR a sua independência de espírito e, uma vez, o seu carácter.

- Henrique Faria
Se querem melhorar a Educação em Portugal comecem a intervir a jusante. Muitos dos males da Educação resultam da incompetência dos Pais. Permitem que os seus educandos abandonem a escola ou faltem muito, assim como toleram as suas más avaliações constantes. Para estes Pais devia-se adoptar multas. Quando lhes mexerem nos bolsos, obrigarão os seus filhos a estudar. Estudar é uma obrigação!Braga

- Jorge Almeida Bernardo
Eu não sou professor, mas empresário, e nada tenho a ver com o PC. Não me manifestava na rua há 31 anos. Fi-lo agora, dada a enormidade do que está em causa: a destruição do ensino público e, de caminho, o enxovalho sistemático da classe que tem a cargo a formação dos nossos filhos. É falso que trabalhem pouco ou que recusem a avaliação. Não aceitam é ser avaliados por colegas menos qualificados.

- Helena Gonçalves
Se quiser experimentar um dia na vida de uma professora, licenciada e com o grau de Mestre, está convidado para assistir a uma aula com as minhas turmas de Currículo Alternativo. Talvez perceba o que uma professora/assistente social/psicóloga/mãe/amiga/confidente faz durante um dia numa escola sem ar condicionado, sem cadeiras estofadas, sem assistente pessoal ou gabinete próprio.

- LMartins
Mais um que fala do que não sabe! Por que motivo não fala ele de futebol?

- Grupo de Professores
Que espécie de democrata é o Sr., que apenas enaltece e vê qualidades numa ministra, despreza, inferioriza, maltrata e ofende toda uma classe docente, toda uma classe operária, toda uma classe política???Já agora, onde comprou a "lupa" que lhe permitiu ver o invisível (as qualidades da ministra)???

- Maria Leonor Bettencourt
O seu comentário é lamentável SR Emídio Rangel. Os professores deste País não são nem se transformaram em soldados do PC. 100000 professores em Lisboa não o faz desconfiar de nada?

- Maria do Céu Lourenço
Lamento profundamente que tenha essa opinião da Srª Ministra da Educação. Estará o Sr a confundir teimosia com coragem? Estaria o Sr a ver algum jogo de futebol quando escreveu este artigo? "Hooligans"? Sou professora e nunca ofendi ninguém da forma como V. Ex.ª ofendeu toda uma classe! Os professores desempenham uma função essencial na sociedade e merecem ser tratados com respeito e dignidade!

- Cristina Santos
Ao Sr. Emídio Rangel o meu total silêncio... Pena da ignorância de pessoas que se tentam fazer ouvir sem perceber nada de nada! Este é, infelizmente, o país que temos. O país de gente inculta, mal formada, que se acha no direito de falar do que não sabe! Enfim... Onde está a formação destas pessoas afinal???????? Informem-se primeiro! Comentem depois!!!!!!!!!!!! Haja bom senso...E inteligência!

- Grupo de Educadoras de Infância
Infelizmente, por motivos de ordem pessoal/saúde, não pude fazer parte dos "hooligans" que se manifestaram em Lisboa.Mas também infelizmente, pertenço ao grupo de cidadãos portugueses que votaram no Partido Socialista, e têm sido enganados por este governo. Motivo pelo qual me sinto ainda mais ultrajada pelo seu artigo.

- Grupo de Educadoras de Infância
Quem é que o Sr. julga que é ao comparar uma classe altamente profissional, aos arruaceiros, vândalos e quiçá criminosos, "hooligans". Em primeiro lugar,o tal "locutor do circo", não se chama Mário Sequeira mas sim Mário Nogueira. Até neste comentário o Sr. revela ignorância.

- C.ristina Avelino
Acho que o Sr. Rangel devia ter vergonha de opinar sobre matérias que conhece mal visto que não tem contacto com a realidade das escolas...O facilitismo nem sempre está do lado que se pensa! A maioria dos professores manifestou-se não para obedecer a partidos ou sindicatos mas para mostrar dignamente o seu descontentamento e o seu empenho em melhorar a situação do ensino em Portugal.

- António Leandro - Oliveira do Bairro
Porém, tenho que lhe dar os meus parabéns! Ainda não se iniciara a manifestação e já tinha sido editado o seu papeleco (por que esse escrito não pode ser denominado de crónica) no jornal do dia 8! Com essa celeridade, se o Sr fosse avaliado, em alguma aula assistida, quando o avaliador chegasse à aula já o sr tinha finalizado!!! É preciso ter um descaramento completamente ignóbil!

- Maria Isabel Barroco de melo
Como professora, repudio, de forma veemente e triste, a opinião emitida peloSr. Rangel. O senhor em questão mostra um profundo desconhecimento da realidade escolar e um enorme desrespeito pela classe docente. É bom que se convença que os professores não têm medo de ser avaliados, apenas o querem ser de forma justa. Tem vergonha dos professores? Nós temos vergonha de si...

- Racir
Prepare-se porque vai provar em tribunal todas as ofensas que me dirigiu.

- Manuel Rodrigues
Vai ver, Sr. Rangel, que as convocatórias por SMS eram de perigosos subversivos, que os professores hooligans receberão uma prebenda a ser entregue pelo secretário-geral do PC da União Soviética. Ah, e a despropósito aparente, sorri ao saber das suas preferências musicais naquele programa da TSF. Condizem com o que escreve. Sem dúvida que tem de ser considerado um jornalista coerente.

- António Leandro - Oliveira do Bairro
Quanto às minhas habilitações Dr. Rangel tenho duas licenciaturas, uma delas pedagógica; duas especializações tecnológicas, um mestrado e estou a finalizar o doutoramento. Além disso tenho proferido palestras e conferências (já antes deste ministério) e tenho artigos publicados no âmbito da educação e da pedagogia. Eu tenho trabalhado para melhorar o sistema! E o Sr o que tem feito? Televisão?!!

- Maria Cristina Félix
Será que o PCP tem assim tanto poder? Serão os 80 ou 90 mil professores todos militantes do PCP ou tontos do PSD?Será que o Dr. Rangel sabe o que diz? Não me parece.A manifestação de professores da qual fiz parte, decorreu com serenidade, educação e civismo!

- Ana Martins, VRSA
Venha às escolas leccionar uma semana de aulas e depois fale! A escola do seu tempo, os alunos do seu tempo não se enquadram nesta nova realidade! Se não conhece, Não Comente! Obrigada

- Amaral
O Sr. Emídio Rangel tem razão quando diz "Portugal não pode continuar a pôr cá fora jovens analfabetos, incultos e impreparados" mas apenas os professores estão interessados em alterar a situação, a generalidade dos políticos querem apenas perpectuar a ignorância para que possam manobrar a opinião pública a seu belo prazer.



» Comentários

Segunda-feira, 10 Março


- Sou Mais Um
A todos os pais que vêm para aqui defender estas medidas do ME, digo-vos uma coisa: leiam o Novo Estatuto do Aluno e digam-me se é isso que vocês querem para os vossos filhos. Se calhar muitos de vocês querem que os vossos filhos passem sem merecer e cheguem ao 12º ano através do facilitismo. Se calhar querem que os vossos filhos sejam mal-educados para com os professores. Pensem por vocês...

- António Lopes
Parabéns, sr.Emídio Rangel! O senhor escreveu aquilo que MILHARES de portugueses (sobretudo pais, como eu) pensam de toda esta fantochada! O Primeiro Ministro faz bem em manter a Ministra e espero que ela continue a ter a CORAGEM de enfrentar quem não quer mudar! Só espero que estes senhores não se lembrem de prejudicar alunos e pais com greves na altura dos exames, mas já não digo nada!

- Ana Cristina dos Santos Bento


O Sr Rangel nada sabe do que afirma. Ao contrário do que diz, muito pouco do que se está a fazer a nível de políticas ministeriais contribui para um ensino de exigência. Não pretendo ofender o referido Sr, mas apenas deixar aqui uma nota: NÃO SE DEIXE MANIPULAR. Nós, Professores de Portugal, também lhe podemos ensinar alguma coisa.

- Noémio Ramos


Pena é que os professores do iluminado senhor Rangel, e dos despotas esclarecidos deste país, não lhes tenham ensinado a ler os clássicos gregos... Era talvez a altura de ler Sófocles em Antígona e perceber como se forma a Tirania, para compreender a situação actual no nosso país... Não é apenas uma questão de ensino, mas um problema social!

- Oscar Pinto


É lamentável que pessoas com responsabilidades na informação deste país se pronunciem sobre matérias sobre as quais nada sabem, mais grave ainda é que não se informam sobre elas. Mal vai este país quando a nossa informação está entrega a alguns opinadores como o Sr. Emídio Rangel.

Domingo, 9 Março




- Isabel Matos


Os professores são meros funcionários obrigados a executar políticas educativas pensadas por quem não conhece a realidade ACTUAL do sistema educativo. Se os passam a avaliar em função das notas que dão e se se promove o facilitismo e a falta injustificada dos alunos , não o preocupa saber que tipo indíviduos se está a obrigar os professores a formar em Portugal?

- maria dias


Hooligans? Não consta que tenham levado berbequins.Lisboa

- Maria Parreira


não tenho palavras para comentar um artigo tão profundamento injusto e tão longe da realidade que se vive nas escolas...por favor, quem quer comentar primeiro informe-se, não fale do que não conhece

- Libania


perdoai senhor que não sabem o que dizemdai-lhes alguma sabedoria para que escrevam com nexo

- josé Ferreira /Oeiras


Assino por baixo este comentário, confirmo-o e reconfirmo-o.

- Sandra Pinho


Sr. Emídio Rangel. Eu sou uma "hooligan", na sua opinião, e ontem estive em Lisboa e não me revejo em nenhum dos seus "simpáticos" adjectivos, bem como não revejo nenhum dos meus colegas. Sou licenciada e os meus ex-alunos, também, são da opinião que aprenderam muito comigo portanto não vejo nenhuma diferença entre mim e os seus professores.

- Laura Veloso


Comparar professores com hooligans revela ou desconhecimento do que se passou ou do significado do termo hooligan (pessoa que pratica actos de vandalismo e violência) Alguém viu os professores praticar actos desta índole durante a manifestação? Parece que aquilo a que assistimos foi ao exercício do Direito de reunião e de manifestação (Art45.º)consagrado na Constituição.Esse artº já foi revogado?

- Maria Manuela Guedes


Ainda não compreendeu que o que está em causa não é a avaliação, mas o modelo.Leia as fichas de avaliação, experimente-as e verifique por si mesmo. Provavelmente houve algum professor na sua vida que o ofendeu profundamente..para destilar assim esse ódio! Não ensine esses valores aos seus netos...

- Joaquim Matos


Não parece opinião de jornalista, os professores não são Hooligans, (Berbequim na mão a arrombar portas) e 100.000 professores são comunistas?

- Maria


Lamento imenso que quem não sabe das coisas use o "púlpito" do poder para difamar tão grosseiramente uma classe que, diariamente passa "as passas do algarve" e ainda por cima é ofendida na sua dignidade pessoal e profissional. Sou professora, com muito orgulho e não me encaixo em nenhum dos adjectivos que impôs à classe!Nunca me atrevi a escrever sobre jornalistas.Talvez devesse começar a fazê-lo!

- Jorge Ferreira


Qualquer jornalista sabe que a liberdade de expressão tem limites, exactamente no ponto em que ofende a reputação dos outros, ou quando a opinião aparece enviezada ou falaciosa. Que seria dele se os mais de 100mil decidem-se processá-lo por difamação ou calúnia? Dê um mês de aulas e sinta a demagogia das medidas virtuais do ME!

- T. Figueiredo


Sou prof há 20 anos. Só p/ razões de saúde, não estive na manifestação. Não sou comunista; até votei PS! Quero ser avaliada, c/o sp tenho sido, c/ dignidade e c/ a maior imparcialidade possível. O ano lect. iniciou em Set. 2007 e foi nessa altura que, c/ os meus colegas de departamento e c/ os meus alunos, tracei objectivos e acordei critérios de avaliação. Exijo respeito pelo meu trabalho!

- Amador Feio Rodrigues Malheiros


Hooligans??? Não me parece... Os professores desfilaram ordeira e pacificamente. É curioso, pois não vi nenhum com berbequim na mão!

- Helena Simoes


É fácil falar quando se está bem instalado no conforto de uma redacção, com música de fundo e ar condicionado. Deixe por um dia tudo isso e venha ouvir os gritos, sentir o frio, fazer de mãe e de pai, de psicólogo... sentir o que é este país de miséria, tão bem espelhado nas escolas e nos hospitais públicos.

- Helena Simoes


Gostaria que o senhor Emídio Rangel que, pelo artigo que escreve, parece tão bem informado sobre o sistema de ensino em Portugal, sobre a realidade das escolas portuguesa e sobre a (in)competência dos professores, visitasse uma escola e nela passasse um dia. Certamente, esse dia seria para ele inesquecível.


mais comentários

» Comentários

Domingo, 9 Março


- Carla Ribeiro
Este artigo é difamatório e atenta à boa imagem dos visados.

- luis perna
Como professor, repudio, de forma veemente e triste, a opinião emitida pelo JORNALISTA Sr. Emídio Rangel. EU ESTIVE LÁ E SOU DO PARTIDO SOCIALISTA.

- Antonio Santos
É por estas e outras semelhantes que o PS não vai voltar a ser governo nos próximos anos. Uma vergonha sr. Emídio Rangel. Quando dois terços duma classe profissional se manifesta pela dignificação do ensino, o sr. chama-os de hooligans? Bem, só vai entender quando toda a população vier para a rua. Sr. Emídio Rangel tem que fazer algum curso de actualização política ou ir ao oftalmologista.

- JHGOMES
Quando, no Verão de 2001, Emídio Rangel recorreu a plenários típicos do Verão Quente de 1975 para reforçar o seu poder interno tem moral para para atacar o PCP?

- Rui Tavares
Concordo em absoluto com o artigo de Emidio Rangel. Mais uma demonstração de coragem. Claro que estas afirmações deixam alguns Professores desconfortáveis. Felizmente que em Portugal haverá ainda verdadeiros professores que não se sentirão atingidos.

- Francisco P.
Pois é, a democracia é um direito constitucional herdado das antigas civilizações gregas (pelo povo e para o povo), deixou-se amordaçar pela ditadura de Salazar e do Estado Novo. O sr. não se lembra da Censura, da História, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão.Não defendo nenhum partido mas em 34 anos as políticas mudaram bastante e as ideias também. Não escravize mais o pensamento.

- maria emilia ribeiro santos
O senhor, por acaso, já pensou que muitos dos problemas da escola são a resultante do modelo de televisão que ajudou a criar, onde impera a violência, os programas que embrutecem as pessoas e que as impedem de pensar? Em vez de ficar comodamento sentado na sua secretária porque é que não vai anonimamente a várias escolas do país para se inteirar do trabalho que os professores desenvolvem?

- Isabel Gomes
Sr. (verdadeiro) jornalista. Por favor, faça a fineza e a justiça (aos seus verdadeiros colegas) de se informar antes de tecer qualquer comentário sobre qualquer assunto. De uma verdadeira professora, verdadeira encarregada de educação e verdadeira cidadã.

- Maria do Céu Barros
Enganou-se completamente! Também sou licenciada, com o chamado estágio pedagógico e gosto de ensinar. Não sou comunista nem nunca fui. Trabalho há 34 anos e não tenho faltas. Não sou pseudoprofessora nem soldado de ninguém, sei pensar por mim! E, ESTIVE LÁ, com muito orgulho! Quem não sabe, pergunta! A todos os milhares de prof. que não cabem no seu artigo, deve um pedido público de desculpa!

- Elsa Curado
Há que dizer que temos formação profissional (a que o Estado nos deu), que trabalhamos muito, fazemos muitas horas extraordinárias que nunca foram pagas, que ensinamos muito, que aceitamos uma avaliação justa e honesta e que não somos soldados do PCP. O Sr. Emídio é que está com ar de soldado do PS...

- Elsa Curado
É lamentável que o Sr. Emídio não aprecie professores. É lamentável que o seu olho pretensamente jornalístico não tenha observado que ninguém ia trasvestido de nada. Eram simplesmente 100 000 professores. Se o Sr. não gosta de professores, só temos a lamentar. Resta-nos a esperança de que eduque o seu gosto a curto prazo. O Sr. está profundamente enganado e mal informado.

- Marco Corriente
Não será necessário defender as posições dos professores porque elas estão mais que defendidas pela razão. São afirmações lamentáveis . A maioria dos professores portugueses manifestou-se no dia 8 com toda a legitimidade. São profissionais dedicados, que se empenham pelos seus alunos e que se manifestam ao final do dia e ao fim de semana. Não admito ser chamado de Huligan por este senhor. Tavira

- António Lopes, professor simpatizante do PS
Enganou-se mais uma vez o "mortaaal" Rangel. Se os comunistas tivessem 100.000 simpatizantes,só entre os professores,era Governo há muito tempo."Felizmente ainda há milhares de professores (talvez a maioria) que exercem com toda a dignidade a sua profissão", diz Emídio.Enganou-se mais uma vez: Não "talvez" mas precisamente a maioria que esteve ontem a manifestar a sua luta e o seu luto. Mortaaaaaal!

- Vítor Gorjão
Um dos principais problemas da escola actual é as "referências" dos alunos já não serem os professores mas a televisão. A televisão portuguesa que me envergonha. Os hooligans a soldo (esse, sim, chorudo) responsáveis pelo putrefacto estado da televisão são conhecidos.

Sabado, 8 Março


- Manuel Silva
Com pai aplaudo as medidas do Ministéri da Educação. Hoje estou mais satisfeito com o desempenho dos professores,

- Alexandre Vicente
Como pessoa que teve elevadas responsabilidades na área da comunicação social bem como na formação de muitos dos seus profissionais preocupa-me a gratuitidade com que tece opiniões deste nível. Em todas as áreas há bons e maus profissionais, mas o senhor é considerado uma referência na sua!...É preocupante! Sou pai e marido de uma PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO (professora) e conheço bem a realidade. Informe-se!

- Américo Silva. Algés
A sombra do castanheiro não tem parceiro. Mas a sombra do poder é a que mais faz crescer.

- jose pereira
Este também vê comunistas em todo o lado. Mas antes professores travestidos de operários da lisnave que "jornalistas" de black e Decker na mão a arrombar instalações...

- maria
O senhor Rangel tem razão quando fala dos profesores do seu tempo.Nessa altura eram respeitados, hoje há um ministério que os despreza e manda os seus capangas tocar as cornetas, como é o caso.

- xiritung
Parabens pelo artigo, Sr. E.R. está quase completo. Eu só acrescentaria que os n/pfs, até há bem pouco tempo, tinham uma carga horaria de 14 h semanais, eram dos mais bem pagos da U.E.assim como o mais alto coeficiente pf/aluno, com o maior indice de insucesso escolar na mesma. Façam-os produzir e quem não quizer que se faça à vida, se tiver jeito para alguma coisa...


mais comentários

» Comentários

Sabado, 8 Março


- Filipa Gonçalves


Não sou professora, sou mãe. Não sou filiada em qualquer partido, considero-me "de esquerda" (seja lá isso o que for...). Faz todo o sentido aquilo que diz... esperam-se cerca de 70.000 professores em Lisboa, grande parte - como todos temos visto que se manifestam pela 1ª vez - são todos idiotas! O senhor é o dono da razão e no PS só há gente inteligente! Fazia imensa falta o seu artigo...Póvoa

- Luis Batista
Sabe uma coisa, sou professor, licencidao, profissionalizado, com inúmeras formações específicas na minha área e sinto-me ofendido pelo seu artigo. Tolero este tipo de propositos do povão agora de si? Custa-me que o Sr, que eu tenho como culto, acredite que destes 70 mil manifestantes, todos são comunistas e/ou maus profissionais. Os seus comentários ofendem-nos, passe bem...

- Leandro


Engraçado...e eu tenho vergonha de pseudo-comentadores,qual Hooligans verbais, tudo fazem para andar de braço dado com o poder

- José Timão-Açores


Não deverá haver preocupações pela presença de tais "hooligans" nas ruas da Capital. Será, mais uma vez, apenas e "só fumaça"! Preocupações terão, seguramente, quem deve, e quem as terá por estar sujeito ao credo de outros "hooligans" cujo eficaz "slogan" é um contundente "quem se mete com ... leva"!

- reformado


Os pratos de lentilhas estão em saldo Com que então a chamar holigans aos professores??? Sr. Emídio Rangel, esperava mais de si como pessoa inteligente que é.

- lurdes carreto


Felizmente que pessoas como V. já estão no ocaso da vida. O Sr. não sabe do que fala. Não sou comunista mas neste momento orgulho-me do seu papel.Devem estar a acabar os "tachos"!!! O passado já está enterrado, mas parece que ainda há alguns saudosistas... Pela democracia...

- ARMANDO BARROS


"Hooligans em Lisboa" por Emídio Rangel. Meu caro senhor, vive em Portugal? Há quanto tempo não visita uma Escola portuguesa? Essa sua maneira de ver o assunto faz-me lembrar(como dizia Salazar) "quem não é por mim é comunista".

- Renato Campos


É evidente que o Sr Rangel não sabe do que fala. Felizmente que a Sua opinião já não tem qualquer relevância. Os culpados são todos, repito, todos os professores da impreparação que grassa pelo país!!!! Pior do que falar é falar do que se não conhece.

- joaquim melo


estou casado com uma professora há 16 anos e desconhecia que tinha uma hooligan em casa! Ó Sr Emidio Rangel nao acha que isto pode ser fundamento de divorcio?. De facto ela hoje foi pela primeira vez na vida a uma manifestaçaozeca ali para os lados da capital...Começo a ficar seriamente preocupado.

- vitor carreto


É incrivel como se pode julgar alguém com este tipo de opinião perfeitamente inócua, propria de quem não sabe o que diz. Sr.Rangel na democracia o direito de manifestação é constituicional. Sou professor, não sou comunista, mas antes fosse que ser fascista. Infelizmente jornais democratas ainda acomodam opiniões de "velhos do restelo" que se julgam donos da razão. Enfim...

- Pedro Barros


Eu também não gosto de pseudo-jornalistas...pseudo-comentadores...pseudo-politicos...e pseudo-muitas coisas...

- Afonso Pereira


E eu tenho vergonha que tu escrevas sobre o que desconheces, Emídio Rangel! Sabes que há professores que têm morrido a trabalhar, tal é a perseguição montada por este Governo, que mais parece o de uma ditadura comunista?

- Rui Jorge Martins Nunes


Acho que o Sr. Emídio Rangel, está a colocar tudo no mesmo saco e por isso está a ser injusto para a grande maioria dos professores.Ou será que está a fazer um frete a este governo à espera de que lhe ofereçam emprego?Gostaria o Sr. Rangel quando era um simples jornelista de ter sido avaliado por um tipografo do mesmo jornal?ObrigadoRui Jorge Nunes

- Ilídio Marques


Que falta de informação! Se o Partido Comunista tivesse o poder de mobilizar desta forma, já tu, a esta hora, não piavas.Lisboa

- José Duarte


Diz-se frontal, mas a mim parece-me que o Emídio Rangel está a fazer um favor político ao eng. Sócrates e à Ministra da Educação. Só não vê quem não quer ver que isto não é apenas manipulação do PCP. É a realidade nua e crua do país no seu pior. A educação está doente e a culpa não é apenas dos professores. Sr. Emídio Rangel não é preciso fazer estas tristes figuras para voltar ao mediatismo.

- Rui Cardoso


Comparar o ensino e os professores dos anos 50 e 60 com os de hoje da forma como o faz, parece-me um exercicio gratuito e demagogico.

- Mário Neves


Senhor Emídio Rangel!Será possivel que o senhor chame a 60000/70000,professores de hooligans?Por acaso já tinha reparado que o Emídio Rangel era um obcecado socialista,mas tanto não!Só lhe pregunto,quantos professores há em Portugal olhe que poucos mais há que setenta mil,conclusão são todos hooligans!

- Dália Pereira


Tanto ódio, tanto veneno... O que está mal consigo para olhar os outros dessa forma? Referências despropsitadas a um passado de que não consegue libertar-se...

- a. nascimento


Uma visão lúcida que já era tempo ser dita, para cortar este chorrilho de demagogia antinacional que invade os jornais e noticiários.Conheço uma escola onde um dos professores da noite, o "Paulinho da viola" como os alunos o intitulam ,quando tem vontade de urinar a meio da aula sai para o recreio, alivia-se e volta à aula.Professores ???

- Francisca Arruda


Aproveite este laivo de vergonha (venha ele dos professores ou de qualquer outra motivação) e enfie a cara na sarjeta.



Comentários

Sabado, 8 Março


- carvalho


Concordo plenamente...Neste país quem menos faz menos quer fazer..

- Amílcar Santos


Sou PROFESSOR,sou Licenciado e com pós-formação pedagógica, sou LIVRE de manifestar o meu desagrado. V. PINHEIRO.

- FS


Passeio a lisboa, bifanas e vinho tinto para todos. Transportes grátis.

- Miguel Cunha


Bem haja Sr. Emido Rangel pela sua opinião. Certamente será criticado por todos aqueles que alegam à democracia neste pais sem a praticarem. O pais que avançar e temos classes instaladas que não abdicam das suas regalias em prol da comunidade. Vergonha para esses individuos que querem trabalhae 2 ou 3 dias por semana e ganhar ordenados certos e chorudos face ao que produzem.

- Professor


Se ganhasse e trabalhasse o que trabalham os professores também teria vergonha ? Deixe-se de tretas porque falar é bonito mas vá para uma salinha de aulas e veja se aguenta. É o que dá qualquer badameco se achar entendido na educação.

- Vitor Marques


Nunca estive tão de acordo, lido com centenas de professores ,e é esta a minha certeza,trabalhem pelo menos tanto como o comum dos trabalhadores,para sentirem o que é trabalhar ,a maioria dos Portugueses não estão com eles.Força Srª Ministra continue com o seu trabalho ,que foi para isso que a maioria votou.

- Sandra


E quem avalia os ministros?? Ninguém valia o seu desempenho...Importam tanta coisa porquê também não importar a avaliação de desempenho dos ministros que vai começar a ser feita em França??Já agora porquê que eu tenho de ser avaliada pelo abadono. escolar?? já que é o próprio governo com o novo estatuto do aluno promove a absentismo e o facilitismo???

- AR


Está a exagerar. Como jornalista conhecido, no sei se trabalha muito, se ensina algo, se alguem já o avalliou. Aconselho-o a fazer trabalho de casa, dirigir-se a escolas de preferência da margem sul e veja com os próprios olhos antes de colocar tudo no mesmo molho. Tnha uma ideia diferente do senhor quando dirigia a Sic. Agora parece-me uma pessoa muito negativa ou pretende assim tirar dividendos

- antoniom


Sr Rangel eu vou à manifestação e não sou do PCP, eu infelizmente votei no "engenheiro". Com esta sua opinião reforcei a ideia de que o Sr Rangel é claramente um homem do PS que com estas opiniões apenas está à espera de um tachinho.

- Isabel S.


É triste,é lamentável ler estes cometários! Denotam bem o desconhecimento do que se passa no ensino e nas escolas. Evidenciam acima de tudo a prepotência e a arrogância de um pseudointelectual que se acha no direito de fazer juízos de valor deste calibre acerca dos docentes que tanto têm feito pelo país. Não podem ser palavras de um bom cidadão. É vergonhoso!

- josé Manuel


Um artigo escrito com a maior lucidez que tenho visto!a verdade doi muito,mas felizmente,que a grande maioria dos professores,nao esta presente.E gostaria a numero verdadeiro de professores com carteira proficional estarão na manisfestaçao de hoje,porque sei que muitos milhares que vao engrossár a manisfestaçao,nao são nem de longe nem de perto professores!

- Isabel Cardoso


E pronto! O Rangel escreveu aquilo que tantos de nós pensamos sobre esta "luta" dos professores! Se me permite, Emídio Rangel, subescrevo a sua opinião!

- Chico santos


O sr Rangel tem toda a razão venderam a alma ao diabo por uma mão cheia de nada.. ,se eu um dia ver um professor ser insultado por um aluno vou achar normal ,se já vi professores insultarem a ministra ELEITA DEMOCRATICAMENTE qual a moral de repreender um aluno pelo mesmo ? é quem com ferros mata ,com ferros morre .

- Professora


Convido-o a vir dar uma aula a uma das minhas turmas numa escola 2,3 da Amadora. Só isso. Para poder assistir, in loco, à diferença que é o ensino de hoje e o do seu tempo. Que é também o tempo em que eu iniciei a minha carreira. Não fale do que não conhece.

- contribuinte


Absolutamente verdadeiro. Uma análise dura mas correcta da realidade dos factos. Só o Dr.Menezes não entende que acima do poder estão os interesses da pátria. Enfim assim, não se constroem alternativas democráticas.

- RC


Cada um tem direito a envergonhar-se com o que muito bem entender. Em Democracia costuma ser assim. Eu também me envergonho com certos comentadores que, vá lá saber-se porquê, misturam alhos com bogalhos e acenam com o papão do Partido Comunista. É, de facto, peditório onde estamos todos fartos de dar. Curiosamente, fui um dos tais operários da Lisnave e sou professor.E orgulho-me das duas coisas.

.
in Correio da Manhã 2008.03.08
.
.

Sem comentários: