Oito milhões de pessoas precisam de ajuda no Iraque (1)
Julho 30, 2007
.
Nesta segunda-feira, um relatório divulgado pela ONG britânica Oxfam e uma coalizão de organizações não-governamentais iraquianas alerta que cerca de um terço da população do Iraque precisa de ajuda humanitária. Urgente.
.
O conflito armado no país é o principal problema dos iraquianos. Outro agravante, ligado intimamente a desordem interna no país, são os refugiados. Segundo o documento, quatro milhões de iraquianos foram obrigados a deixar seus lares devido à violência, sendo que metade desse total se tornou refugiado dentro do próprio país e o restante fugiu para países vizinhos.
.
.
Além da violência, as doenças e a desnutrição deixaram de ser ameaças, devido à impossibilidade do governo em satisfazer as necessidades básicas da população, como moradia e alimentação. O relatório diz, por exemplo, que cerca de 30% das crianças do país enfrentam desnutrição e que 15% dos iraquianos não têm dinheiro para comprar comida regularmente.
.
.
O fornecimento de água também está comprometido: 70% dos iraquianos não têm acesso adequado a água. “Serviços básicos, arruinados por anos de guerra e sanções”, segundo o diretor da Oxfam Internacional, Jeremy Hobbs.
.
.
.
(1) - Oito milhões precisam de ajuda no Iraque, diz relatório
Violência aumentou número de refugiados internos no país |
O documento da ONG britânica Oxfam e de uma coalizão de organizações não-governamentais iraquianas diz que o conflito armado no país continua sendo o problema principal dos iraquianos, mas a população está “cada vez mais sendo ameaçada por doenças e pela desnutrição.
Isso porque o governo do país não estaria conseguindo satisfazer necessidades básicas da população, como alimentação e moradia.
O relatório diz, por exemplo, que cerca de 30% das crianças do país enfrentam desnutrição e que 15% dos iraquianos não tem dinheiro para comprar comida regularmente.
Água e refugiados
“Serviços básicos, arruinados por anos de guerra e sanções, não satisfaz as necessidades do povo iraquiano”, disse o diretor da Oxfam Internacional, Jeremy Hobbs.
Um sinal disso é o fornecimento de água – no cenário apresentado pelo documento, 70% dos iraquianos não têm, atualmente, acesso adequado a água. Antes da invasão do Iraque, 50% dos iraquianos enfrentavam o problema.
Outro problema, ligado intimamente ao conflito interno no país, são os refugiados.
Segundo o documento, quatro milhões de iraquianos foram obrigados a deixar seus lares devido à violência, sendo que metade desse total se tornou refugiado dentro do próprio país e o restante fugiu para países vizinhos.
“Muitas dessas pessoas estão vivendo com grande pobreza”, disse Hobbs.
“O governo iraquiano precisa se comprometer a ajudar seus cidadãos mais pobres, incluindo os refugiados internos, por meio da distribuição de pacotes de comida e dinheiro aos mais vulneráveis.”
.
.
1 comentário:
Será que é possível dormir depois disto?...
Bj
Maria
Enviar um comentário