A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, março 13, 2008

Eu percebo os professores, diz a Ministra da Educação

D.R.


Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, à SIC.
.
– Há muita revolta para juntar cem mil professores na rua.

Maria de Lurdes Rodrigues – Eu percebo os professores. Tenho a consciência de que estamos a exigir mais esforço. Mais 32 mil alunos é um aumento de 30 por cento no 9.º ano. O trabalho é exigido aos professores, associado a outras medidas que exigem sacrifícios. Nesse sentido, pode dizer-se que o protesto não foi surpresa.

– As posições estão extremadas. Os professores acusam-na de delegar nos secretários de Estado?

– Não é verdade. Só a negociação do Estatuto da Carreira Docente implicou mais de cem reuniões com os sindicatos. É uma área do secretário de Estado. Se o problema fosse a minha presença, eu iria. Mas, a questão são as políticas e saber se elas fazem ou não falta ao País. Pelos resultados, parece que sim.

– A questão da avaliação foi a gota de água?

– As escolas têm autonomia para definir o modelo. Todos os funcionários públicos são avaliados e os professores mantêm o seu regime. Há questões falsas. Revelam desconhecimento.

– E cem mil pessoas estão enganadas?

– Não tenho ilusão de que um dos objectivos é a demissão da ministra. Seria a solução fácil.

– Falou hoje com o primeiro-ministro?

– Não vou responder.



» Artigos Relacionados
09-03-2008 - 00:30:00 A Rua e as decisões políticas
09-03-2008 - 00:30:00 Cem mil contra a ministra
09-03-2008 - 00:30:00 A voz que vem da rua

» Comentários

Quarta-feira, 12 Março


- Fátima Ramos
DEMITA-SE SRº MINISTRA,NÃO VÊ K TÁ MAIS K CHUMBADA????????????Marafada

- Fátima Ramos
DEMITA-SE,SRª MINISTRA,TÁ MAIS K CHUMBADA!!!

- mpereira
Como estão mal informadas as pessoas! sabem o que é receber 11 horas de trabalho e passar todo o dia na escola?e as aulas até as 23,30? a 200km de casa?não receio a avaliação! mas nos moldes que é feita.guimarães

Terça-feira, 11 Março


- Olinda
Sra Ministra, peça a demissão e vá dar aulas, acho sinceramente que rapidamente era demitida!!

- zélia maria de sousa ferreira
Acredito que a ministra perceba os professores. Sou professora desde 1978, ensino e aprendo com os meus alunos e não receio avaliação nenhuma.Mas tenho consciência de que muita coisa não está bem.Por isso, pela 1ªvez saí à rua.Não falem do que não sabem.

- zélia maria de sousa ferreira
Os professores não recusam ser avaliados. Recusam a forma como a avaliação é realizada. Quanto a confiança na equipa, também eu a tinha. Por isso é que fui discriminada no concurso a professor titular, interpondo recurso: como resposta sou "parcialmente deferida" ao lado dos meus colegas, que nas mesmas condições são titulares. Eu pertenço a uma classe à parte?

- Brisa do mar
Fico chocada com os comentários que fazem elogios à Ministra. De facto, não entendo qual a capacidade de observação das pessoas que fazem este tipo de observações. A ideia de que os professores não fazem nada é uma ideia falsa, veiculada por muitos boys e girls do PS que já foram professores, que quando foram confrontados com a função docente tiveram depressões e, agora têm cargos na administração

- Filipa
Força sra Ministra !! Ponha na ordem esses meros empregados do Estado !!

- fernanda gaspar
O corporativismo dos profs ficou bem definido nesta manifestação,que PCP e afins bem se aproveitaram.Os n/professores estiveram sempre muito mal habituados.Agora é mais birrinha pessoal que outra coisa.Toda a mudança anunciada anteriormente à avaliação tbém foi contestada.Que querem os professores afinal?Tudo igual?Oeiras

- tyr
Os profesores têm a vida mais facil que os policias e militares, trabalham menos horas (não têm serviços imprevistos), têm por lei uma carrada de licensas que podem meter,têm um bom ordenado e têm nas suas fileiras uma quantidade de pessoas que não têm a minima capacidade (quer intelectual quer moral) para ensinar os nossos filhos.

Segunda-feira, 10 Março


- alagador
Gostaria de saber, se houvesse uma manifestação no sentido do apoio das políticas desta ministra, quantos manifestantes teria. Estou convencido que seriam, muitos mas muitos mais que 100.000 porque muitos portugueses percebem que existem situações que estão mesmo a precisar de alterações.País estagnado, País adiado...

- alagador
Maria de Lurdes Rodrigues a ministra da Educação que até agora mais se tem esforçado por levar por diante as reformas do ensino em Portugal, de que muito carente estava. Não desista, Sra. Ministra, não faça a vontade aos interesses corporativos, interesses da estagnação...

- Luis Vaz
Força Sr Ministra, a razão esta do seu lado.

- Portuga - Coruche
...(cont.) porque é mais fácil uma pessoa com o 6.º ano entrar numa universidade do que uma com o 12.º ? São estas questões que muita gente tem, de situações descabidas e sem lógica (pelo menos aparente).

- Portuga - Coruche
Não sou professor mas existem algumas coisas que não compreendo. Porque é que os professores de Ciclo Preparatório que não tem formação especifica para os anos do 1.º ao 4.º ano, passam á frente destes professores nas colocações? Porque é que existem neste momento pessoas a fazer os 7.º, 8.º e 9.º Ano em 6 meses e com uma perna às costas quando a mim me exigiram extremo esforço e 3 anos ? ......

- isa (Sintra)
Os professores deviam preocupar-se que os alunos gostassem de ler, ensiná-los a escrever e a falar sem erros. Já agora será mais importante o que a ministra quer fazer ou os alunos baterem nos professores? Mas com maus comportamentos dos alunos os professores não se manifestam, é estranho, será que gostam de se serem maltratados pelos alunos?

Domingo, 9 Março


- Nuno Alexandre
FORÇA SRA. MINISTRA O Povo está consigoEste país têm que continuar em frentechega de comodismos.todos os trabalhadores têm que ser avaliados, nem todos são bons todos têm que MERECER o que ganham Os professores têm sido uma vida inteira beneficiados com ordenados e reformas de LUXO, horários de trabalho que não lembra a ninguem 15 horas semanais.É um autentico ROUBO aos contribuintes.

- maria
Para os que gostam muito de denegrir a imagem dos professores sem estarem devidamente informados (que é muito feio denegrir alguém) aconselho que leiam com muita atenção toda a legislação que saiu em Janeiro e Fevereiro sobre o processo de avaliação dos professores. Verificarão a complexidade burocrática que é este modelo! Há muitos modelos mais credíveis, e objectivos para avaliar professores.

- maria coutinho
Senhor Presidente da República ficar-lhe-ia muito grata que pusesse a mão neste estado caótico do ensino público em Portugal. O sucesso é uma farsa e os professores estão fartos de brincar às escolinhas...Queremos ser respeitados, trabalhar em paz e com alegria.Basta de titularides ridículas, de estatutos macabros e de tanta prepotência !!!!

- José Manuel Ventura Presilha
Tenho uma neta de 9 anos, no 3º. ano. Prefiro que ela esteja nas ATL, da APAC da Póvoa de Santa Iria do que ande a perder tempo com as pseudo AEC: musica, inglês e ginástica. Ao fim de quase 2 anos não vislumbro quaisquer resultados. Para que servem, então, as AEC? A senhora ministra da (des)educação acha que educar é fazer de conta. Que faça de conta com os seus netos!


mais comentários



» Comentários

Domingo, 9 Março


- O. Ferreira
Se a Ministra percebe os professores, devia dialogar com a classe e não manter "mão de ferro", assim, os problemas não se resolvem e quem sofre é o "Ensino" e a nível político é o PS. Há um descontentamento, generalizado, a nível dos portugueses.

- conceição gomes
Antes de se irem buscar os alunos a casa para os integrar no sistema educativo, seria bom indagar porque razão estão fora do sistema. Os problemas sociais do país não contam? O desemprego, a precariedade, o excesso de horas a trabalhar,a falta de tempo para os filhos, não são razões que expliquem o abandono escolar? Sejamos, de uma vez por todas, sérios.

- José Timão - Açores
Eu pensava que o País só "ia para a frente" com o apoio das pessoas que são, afinal, quem faz o País. Parece haver quem entenda que já não deve ser assim. É perigoso, não é?

- L.S.Sintra
FORÇA SRA. MINISTRA Ñ SE DEIXE INFLOENCIAR POR ESTAS MANIFESTAÇÕES SEM CONVICÇÃO! ESTE PAÍS TEM DE IR PARA A FRENTE. O PROGRESSO ASSUSTA QUEM TEM A TEMER. LUTEM POR BOAS CAUSAS MAS ESTA POR AMOR DE DEUS!!!

- António Machado - Braga
Tal como o escorpião, sabe que faz mal, mas continua! Ouvindo a ministra fica-se com a sensação de um discurso insano, ou estamos loucos! Braga

- Chico santos
Acho que a SRA ministra tem toda todas as condições para continuar a frente dos destinos da educação mostrou uma abertura próprios de uma senhora com classe á arrogância ao insulto e aos ataques respondeu com humildade e ao mesmo tempo com determinação ainda bem que ainda existem pessoas como esta em Portugal ,faz-me sentir alguma esperança no futuro..boa sorte sra ministra .

- BOKAS
"Eu percebo os professores", diz a Ministra! Compreendo que sim, porque quem manda nela é o Governo e é o Governo que a manda fazer destas! Ela e os restantes são uns paus mandados de Sócrates! Alguém duvida?

- josé (agricultor )
Como votante do partido socialista, após observar esta tarde, as imagens da manifestação dos srs profs através das TVs, considero que esta Ministra da Educação n. tem mais condições para conduzir os destinos da Educação em Portugal...

- silva
fim da não democracia já

- Aloi
Finalmente esta srª disse uma verdade. "Sacrificios aliados a outros sacrificios", gostaria que tivesse a mesma postura com os seus "colegas" do governo e do parlamento. Sacrificios é o que estes governantes sabem exigir ao povo português. Eles que não são exemplo para ninguém. Vejam como acumulam ordenados e reformas aos 50 anos de idade. Francamente, ao que chegamos.

- Ricardo Gomes
Esses 32 mil alunos que a ministra tanto se gaba de ter ido "buscar a casa", são alunos das turmas CEF, que passam a vida bêbados, drogados, agridem os professores, funcionários e colegas, e têm sucesso escolar nulo. São filhos da miséria, que precisavam de internato e reeducação. Assim o Governo poupa dinheiro a apresenta falsas estatísticas a Bruxelas.

.

in Correio da Manhã 2008.03.09

.

.

Sem comentários: