A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, agosto 17, 2009

EUA - Regressam as milícias populares

Você está em: Homepage / Mundo / Notícia
.
in Correio da Manhã -
Epa Atentado de Oklahoma, em 1995, foi obra de supremacista
Atentado de Oklahoma, em 1995, foi obra de supremacista
14 Agosto 2009 - 00h30
.

EUA: Crise económica e presidência de obama fazem aumentar grupos de extrema-direita


* Ricardo Ramos com agências
.
A crise económica e a eleição de um presidente negro à frente de um governo liberal fizeram multiplicar o surgimento de grupos radicais de extrema-direita nos EUA, incluindo as milícias supremacistas brancas que deram que falar na década de 90.
.

A conclusão é da organização Southern Poverty Law Center (SPLC), que no relatório ‘Segunda Vaga: O Regresso das Milícias’ conclui que o número de grupos da extrema-direita racista, muitos deles armados, aumentou 54% nos últimos anos. O fenómeno assumiu particular visibilidade desde a tomada de posse do presidente Barack Obama, tendo sido detectados pelo menos 50 novos grupos nos últimos meses, principalmente no Sul e no Centro--Oeste dos EUA.

.

A internet é o principal meio de recrutamento e difusão de propaganda destes grupos, que por enquanto ainda não adoptaram acções violentas, mas cuja retórica é cada vez mais inflamada. "Tudo o que lhes falta é uma faísca", afirma o agente federal Bart McEntire, da Divisão do Álcool, Tabaco e Armas de Fogo do FBI.

.

Nos anos 90, no auge da actividade das milícias supremacistas nos EUA, essa faísca foi a morte da esposa e do filho do supremacista Randal Weaver, em Ruby Ridge, Idaho, durante um cerco do FBI. Recorde-se que a maior atrocidade cometida pelos supremacistas foi o atentado contra um edifício federal em Oklahoma, em 1995, no qual morreram 168 pessoas.

.
.

Sem comentários: