.
Correio da Manhã - 20 Agosto 2009 - 00h30
.
Sindicato da Construção Civil do Norte está preocupado com a falta de segurança no sector
.
.
.
.
.
Trabalho:
Sindicato exige medidas para evitar acidentes fatais
.
* Pedro H Gonçalves
.
O sector da construção civil vai continuar em recessão pelo menos até ao final do ano, com o desemprego a subir 74%. A previsão da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (Fepicop) surge no dia em que o sindicato do sector reclama melhores condições de trabalho, de modo a evitar mortes.
Segundo a Fepicop, "a situação financeira das empresas de construção mantém-se francamente negativa", com o número de trabalhadores no sector "a reduzir-se de forma acentuada" e o desemprego na construção em valores "muito acima da média global". A taxa de crescimento de desempregados do sector disparou 74% nos últimos três meses, enquanto esse crescimento economia nacional foi de 29%.
.
Sem trabalho em Portugal, cresce o número de trabalhadores que vai para o estrangeiro trabalhar. França, Holanda, Bélgica, Angola e Marrocos são lugares de trabalho cada vez mais frequentes para os pedreiros e serventes portugueses, dado que o mercado imobiliário em Espanha também está em queda.
.
O sindicato da Construção Civil do Norte está, contudo, preocupado com o perigo das viagens em carrinhas de nove lugares e exige medidas para evitar acidentes. "Se em Espanha morreram muitos trabalhadores nas estradas, sendo agora o destino França, poderão morrer muitos mais, dada a distância que têm de percorrer", refere o sindicato que vai propor que as deslocações passem a ser feitas de avião, pagas pelas empresas, mensalmente, ou de autocarro.
.
PORMENORES
.
SALÁRIOS
Os 539 euros que um operário qualificado ganha em Portugal ficam muito longe dos 1700 euros pagos em Espanha e dos 2500 auferidos em França.
.
PRECARIDADE
O sindicato estima que 60 mil emigrantes a trabalhar na construção civil estejam em situação precária, sem subsídios, horas extras, férias ou a fazer descontos.
.
MORTES
Entre 2004 e 2008 morreram 36 trabalhadores nas estradas espanholas e nove em obras. As longas viagens são feitas em carrinhas de nove lugares.
.
.
Os operários da construção civil ganham em média mais de 1.000,00, no entanto declaram o mínimo para a S.S,e agora...
539 EUROS!? JA PERCEBI, ESTE E O VALOR DECLARADO... PRATIQUEM PRECOS NA REALIDADE + BAIXOS E A CRISE DIMINUI!!!
As casas não são bolachas, logo não se comem, quem tem uma, normalmente, compra outra para férias.
O desemprego da construção não me preocupa pois é desemprego da imigração (ilegal)
Essa dos 539€ não entendo ainda há pouco tempo necessitei de obras em casa e tive de pagar 50€ por dia ao pedreiro
A fadiga é o factor principal dos acidentes depois de uma semana de trabalho ou um fim de semana em grande! Dá acidente.
O trabalho em espanha é uma grande ilusão! porque está perto de portugal mas fica muito longe. TEXAS
Essas pessoas ficam em portugal sem trabalho,sem formaçao e sem condiçoes nenhumas...TEXAS
A constuçao civil nao pode durar toda a vida! as pessoas ficam abandonadas e nao regressam ao seu país de origem! TEXAS
Dispara o desemprego de quem? e porquê?As pessoas vão trabalhar pra portugal sem contracto! TEXAS
.
Não faz mal porque esses desempregados vão todos trabalhar para as casas dos deputados do PS e quem votou neles.
Assim vai melhorando o nível das pessoas, pois mais de 90% desses trabalhadores são verdadeiros Ladrões e criminosos....
ISSO EM PORTUGAL E ASSIM!..AQUI NOS ESTADOS UNIDOS E IGUAL, A CONSTRUCAO PAROU,E O DESEMPREGO AUMENTOU!..
A CONSTRUCAO E O MOTOR DA ECONOMIA EM PORTUGAL!MAS AGORA A CASAS NAO SE VENDEM,A CONSTRUCAO PARA, E O DESEMPREGO AUMENTA
.
.