A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 03, 2010

Trabalho: O número efectivo de desempregados chega já aos 742 mil

direitos reservados

Estimativas europeias contrariam expectativa do Governo, que esperava uma queda no desemprego

Taxa real nos 13,25%

Em Abril, a taxa de desemprego oficial bateu novo recorde ao atingir os 10,8%, diz o Eurostat.
  • 02 Junho 2010 - Correio da Manhã
Por:Diana Ramos/C.R. com Lusa
.
Portugal registou em Abril a quinta taxa de desemprego mais elevada da União Europeia, atrás da Letónia, Espanha, Eslováquia e Irlanda, ao atingir o valor recorde de 10,8%, mas o número efectivo de desempregados é já bem mais elevado.
.
Segundo as contas do economista Eugénio Rosa, 'uma taxa de 10,8% corresponde a 604 mil desempregados [oficiais]' o que, somado aos inactivos disponíveis e ao subemprego visível, 'que são desempregados que ou não procuraram emprego ou fazem pequenos biscates para sobreviver', o número real de pessoas sem trabalho 'sobe para 742 mil', ou seja, 13,25%. A diferença entre as estatísticas oficiais e o desemprego real está na forma como é feita a contabilização, já que estes dois grupos são eliminados. 
.
Apesar destes números, o certo é que só 359,9 mil pessoas estão a receber o subsídio de emprego. Por isso, Eugénio Rosa afirma que duas das medidas anticrise eliminadas pelo Executivo 'vão reduzir ainda mais o numero de desempregados a receber subsídio'. São elas o aumento do prazo de garantia para ter direito à prestação, que passa de 365 dias de descontos para 450 dias, e o fim do prolongamento do subsídio social de desemprego, que permitia aos desempregados receber um valor reduzido de prestação, durante mais 6 meses, após cessar o direito ao subsídio de desemprego. De acordo com os dados ontem revelados pelo Eurostat, a taxa de desemprego entre os mais jovens (com menos de 25 anos) atingiu os 22,2%. Em termos de género, foi entre as mulheres que o desemprego mais se agravou, com a taxa a subir para os 11,9%. Nos homens, o valor situou-se nos 9,9%.
.
O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, desvaloriza os números do gabinete de estatística europeu, afirmando que as projecções do Eurostat deverão ser corrigidas em baixa. 'Os dados que nós temos não apontam para um crescimento, bem pelo contrário, apontam para uma descida com início no mês de Abril.' E acrescenta: 'A minha convicção é que a projecção do Eurostat, à semelhança de três anteriores, irá revelar-se inadequada e ser revista em baixa'. 
.
SAIBA MAIS
.
SÓ TRAVOU PELO NATAL
Nas estimativas Eurostat, o agravamento do desemprego foi constante em Portugal. Desde Abril 2009, subiu 1,6% e só parou em Novembro e Janeiro.

23,311
milhões de desempregados contavam-se em Abril nos 27 países da União Europeia. Na zona Euro havia 15,86 milhões, o que dava uma taxa de 10,1% superior aos 9,7% da UE-27.
.
11,9%
de desempregadas é a taxa que se regista entre as mulheres em Portugal. Nos homens, os sem trabalho estão nos 9,9%.
.
PIOR PARA OS JOVENS
Nos menos de 25 anos, a taxa de desemprego em Portugal sobe a 22,2% e está acima da média. A Espanha tem 40,3%.
.
PASSOS EXIGE MUDANÇAS NO GOVERNO
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, endureceu ontem o discurso. Pediu ao Executivo socialista para rever o seu programa de Governo e apontou o caminho para uma remodelação. No Palácio da Bolsa, no Porto, Passos Coelho quis marcar o debate que hoje se realiza com dois pontos: 'É preciso rever o programa de Governo (...) e até refrescar a equipa de trabalho'.
.
A sua intervenção surge nas vésperas de o Parlamento aprovar o aumento de impostos, incluídos nas medidas de austeridade acordadas entre Governo e PSD, com algum incómodo junto de deputados sociais-democratas.
.
O aumento de impostos foi contestado por toda a restante Oposição e a sua forma de aplicação levantou muita polémica. Mas, hoje, o plano de austeridade acabará por juntar PS e PSD. As novas tabelas de retenção na fonte entraram, contudo, em vigor ontem, com os aumentos já estipulados. O debate sobre a constitucionalidade da retroactividade desta medida ainda não terminou. Sexta-feira, dia 4, regressa à Assembleia pela mão do CDS-PP, que aguarda pelo sentido de voto do PSD. 
.
O reforço da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) também vai a votos e é, na prática, a ‘moeda de troca’ para que o PSD vote a favor.
.
MENOS DINHEIRO NO FINAL DO MÊS
As novas tabelas de IRS entraram em vigor ontem, mas os contribuintes só sentirão o seu efeito nos salários no final do mês. Com o aumento dos impostos em um por cento até ao terceiro escalão e de 1,5 por cento acima deste escalão, o Estado vai arrecadar mais 334 milhões de euros no final do ano.
.
Como os impostos são descontados no final de cada mês, os contribuintes só sentirão o efeito do aumento da carga fiscal quando receberem o vencimento.
.
SÓCRATES: DESCIDA NO VERÃO
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou ontem, em Marraquexe, que está convicto de que a taxa de desemprego está a registar 'melhorias' e espera um 'abrandamento' já no Verão
.
CDS: VALTER LEMOS EM XEQUE
O líder parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, anunciou ontem que vai chamar o secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, para esclarecimentos sobre o desemprego
.
PCP: DESMENTEM O GOVERNO
O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, responsabiliza o Executivo pelo aumento da taxa e afirma que os dados 'desmentem as campanhas que o Governo procura montar'
.
.

Sem comentários: