A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, junho 06, 2010

Governo da Hungria garante que situação económica está “consolidada”

Tentativa para tranquilizar os mercados

“As declarações [sobre uma possível bancarrota do país] são exageradas”, afirmou em conferência de imprensa o secretário de Estado Mihaly Varga, que chefia a comissão de inquérito para investigar o estado da economia da Hungria.

A possibilidade de uma nova crise orçamental num país europeu causou grande agitação nos mercados financeiros na sexta-feira, com quedas acentuadas nas bolsas, principalmente em Espanha.

O porta-voz do primeiro-ministro Viktor Orban admitiu na sexta-feira à agência de informação financeira Bloomberg que a Hungria pode entrar em bancarrota, afirmando que o anterior governo socialista “manipulou” e “mentiu” sobre o estado da economia.

“Não é nenhum exagero” falar em bancarrota, disse Peter Szijjarto, na sexta-feira.

Já hoje, o secretário de Estado Mihaly Varga assegurou que “a economia húngara tem as suas fundações saudáveis e o objectivo do défice orçamental de 3,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) [a meta estabelecida pelo anterior governo socialista] pode ser mantida para 2010 se adoptarmos as medidas certas”.

Na sexta-feira, o governo da Hungria apontou para 2010 um défice orçamental entre sete e 7,5 por cento do PIB, números longínquos dos estimados pelo Banco Nacional da Hungria, que prevê um défice equivalente a 4,5 por cento do PIB.

O mesmo responsável desmentiu ainda que a situação da Hungria seja semelhante à da Grécia, depois de na sexta-feira o vice-presidente do partido que está no poder, Lajos Kosa, ter dito que a situação “é comparável à da Grécia. A falência do Estado está próxima”.

“Se há colegas que comparam a situação da Hungria à de outro país com uma situação difícil, é lamentável”, respondeu o governante.

À margem da cimeira do G20 na Coreia do Sul, o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn, afirmou hoje que evocar a incapacidade de a Hungria cumprir os seus compromissos internacionais é “largamente exagerada”.

“A Hungria fez importantes progressos no controlo das suas finanças públicas nos últimos anos”, disse, acrescentando que o défice da Hungria foi reduzido em 5 por cento entre 2006 e 2009.

Por seu turno, o director-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, disse hoje que ficou “surpreso” com estes desenvolvimentos.

Já em Outubro de 2008, pouco após o início da crise financeira internacional, a Hungria recebeu um empréstimo de 20 mil milhões de euros do FMI, da União Europeia (UE) e do Banco Mundial.

O novo chefe da missão do FMI na Hungria, Christoph Rosenberg, vai segunda-feira encontrar-se com o novo governo húngaro para discutir a situação e perspectivas económicas do país.

Analistas contactados pelas agências de notícias pediram cautela quanto à situação da Hungria, sugerindo que o novo executivo húngaro esteja a fazer estas declarações com o objectivo de convencer o país da necessidade de medidas drásticas na economia, depois de na campanha eleitoral ter prometido o corte dos impostos.

Notícia actualizada às 16h44

URL desta Notícia

http://publico.pt/1440646

 

Comentários 1 a 10 de 15




  1. CarlosLux . 05.06.2010 20:28
    Via PÚBLICO

    Eu tenho a receita.

    Nós temos por cá um político, que por acaso até é agora Primeiro Ministro, e que acredita que está num País super desenvolvido. É mandá-lo para a Hungria e o povo passa a viver melhor num golpe de mágica. E realmente, termos um Primeiro que afirma que ainda está por nascer um Primeiro Ministro que tenha feito tanto pelo défice, de modo que pode ir fazer uns truques com o défice dos outros. Por mim, até que pode ir para o défice que o pariu !



    • Anónimo , vlc. 05.06.2010

      RE: Eu tenho a receita.

      AMÉM



  2. Pois , Local. 05.06.2010 22:54

    O bloco central ...deles

    Os que mentem nas campanhas eleitorais e quando chegam ao poder...é o que se vê:" o novo executivo húngaro esteja a fazer estas declarações com o objectivo de convencer o país da necessidade de medidas drásticas na economia, depois de na campanha eleitoral ter prometido o corte dos impostos."Lá como cá.O neo-liberalismo a mostrar que sabe jogar com os partidos certos.Os governos neo-liberais,travestidos de socialistas e que fazem a política de direita,lá como cá...A máfia a estender a sua garra implacável sobre os povos,lá como cá...



  3. Demagogo , S.M.Infesta. 05.06.2010 19:21

    Eu acredito, são "exageradas"

    Não são a caminho do abismo, as notícias são exageradas.Ainda falta mais uma ou duas semanas para o Mundo deles mudar e passarem à fase da caminhada.... Calma, especuladores, é preciso paciência!



  4. Anónimo , .,.. 05.06.2010 16:14

    Os três insuspeitos PHIIGS...

    Portugal, Espanha, Hungria. Três países na bancarrota. Com os cumprimentos de três governos socialistas.


    Nuno , Parede. 05.06.2010

    RE: Os três insuspeitos PHIIGS...

    Esqueceu-se da Grécia, que foi governada durante 21 anos dos últimos 30 por Socialistas.




  • Atum , Mar das Caraíbas. 05.06.2010 16:03

    Arranjem outro artigo

    Que este é uma grande m.rda para comentar!




  • Anónimo , bom ja não podemos acreditar em ninguem, nem nos governos.. 05.06.2010 14:31

    bom ja não podemos acreditar em ninguem, nem nos g

    bom ja não podemos acreditar em ninguem, nem nos governos.As 8 horas estão falidos, às 12 está resolvido e às 18 está tudo rico.Enfim ingnorar os polticos e as suas leis, não pagar impostos e fazer a nossa vida à parte desta sociadade...




  • Anónimo , b. 05.06.2010 13:50

    Durao Barroso

    O discurso do governo Húngaro fez lembrar o célebre discurso "o país está de tanga" proferido pelo Durao Barroso há uns anos atrás. Assim se ve a irresponsabilidade de uns e outros. No caso do Durao, este chegou a Presidente da Comissao Europeia... Como é que possível?!



    • Anónimo , Baguim do Monte - Gondomar. 05.06.2010

      RE: Durao Barroso

      Bem lembrado caro anónimo. Por aqui se vê a irresponsabilidade destes políticos de plástico da nova vaga. Gente sem qualquer preparação nem perfil de estadistas; feitos pela televisão, pelo marketing, pelos "donos da quinta" apenas com a incumbência de cumprirem as suas ordens ou simples desígnios.



    • ACIDO MELECULAR , PORTUG.. 05.06.2010

      RE: Durao Barroso

      VERDADE DOI.... ESTAVA-MOS E ESTAMOS DE TANGA !!!




  • Miguel Ferreira , Lisboa. 05.06.2010 13:37

    O dito pelo não dito

    O dito pelo não dito pelo que não havia ter dito.




  • manelovski , figueira da foz. 05.06.2010 13:31

    OKAY

    Mais umq que deve ter recebido "luvas" valentes dos especuladores financeiros!




  • Afonso , Coimbra. 05.06.2010 13:14

    sobre a Hungria

    Em resposta a alguns comentários que só revelam ignorância de quem comenta: na última eleições da Hungria venceu a direita. A esquerda, que se encontrava no poder, mentiu sobre o verdadeiro estado das contas públicos, facto que originou um escândalo no país que acabaria por conduzir o socialismo à derrota. Nos últimos anos, houve na Hungria um grande investimento em obras públicas, causa principal do seu endividamento. A direita teve a coragem de denunciar o verdadeiro estados das contas húngaras, ao contrário do que tem sucedido noutros países europeus. Por isso, a direita húngara está de parabéns. Aliás, na Hungria está-se a pensar em reduzir o número de concelhos para metade. Oxalá o nosso PSD fosse assim. Quanto à pobreza da Hungria, há uma causa: comunismo.



    • Nuno , Parede. 05.06.2010

      RE: sobre a Hungria

      Mas isso não interessa à esquerda. O comunismo pode ter condenado milhões à miséria ou à morte, e o capitalismo pode ter tirado muitos milhões da pobreza, mas mesmo quando foi o comunismo/socialismo a arruinar uma nação, a culpa é automaticamente do capitalismo e dos neo-liberais. A esquerda é assim, e não há nada a fazer.




    1. Anónimo , lx. 05.06.2010 13:05

      Capitalismo no sru melhor…

      Vivemos num mundo de faz de conta!!!!!



    2. Paulo , Lisboa. 05.06.2010 12:30

      sim

      ahah ...então a seguir vai ser a Hungria, já não é Portugal...tambem não é de estranhar por de trás da imensamente bela capital nota-se a pobresa muito mais em Budapeste de em qualquer esquina de Lisboa... Ha muita fome na Humgria que só o grande orgulho Hungaro teima em esconder!



    3. Spitzer , Margem Sul. 05.06.2010 12:05

      O GOLPE DO HÉROI

      O clássico «golpe do héroi»: Primeiro dizem que «os senhores deixaram o país de tanga!».. Segundo dizem que «já está tudo bém porque chegou o «salvador da pátria!».Ontém, o novo governo Húngaro veio dizer que a Hungría estava falida. As agências de rating não tinham dado por isso.. mas a Hungría estava, ontém, pior do que Portugal ou mesmo que a Grécia. Mas isso era ontém.Hoje, a Hungría já tem «as Contas consolidadas».Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que não é de um dia para o outro que um país «consolida» as suas contas. Qualquer pessoa inteligente percebe que tudo não passou de uma tentativa, aliás muito mal executada, de alguém se fazer passar por salvador da pátria e das finanças públicas. Uma tentatíva patética porque a executaram muito mal. Deveriam aprender com os tipos do PSD português. Se os Húngaros tivessem estudado bem a lição saberiam que não se pode passar da fase 1 à fase 2 de um dia para o outro. É preciso dar tempo para que uma mudança na situação das Contas públicas seja mínimamente credível. mesmo que a situação seja a mesma, ou pior, como foi o caso no consulado de Ferreira-Leite. Mas é preciso tomar alguma medida, nem que sejam medidas placebo ...



    4. Farto dos Mentirosos , Matosinhos. 05.06.2010 11:55

      Hungria "consolidada"

      Os argumentos são sempre os mesmos. Tanto faz ser em Portugal como na Hungria. Inicialmente põem-se a dizer a verdade. Segue-se depois as solenes declarações para colocar as velhas dúvidas do é, será ou não será?... Finalmente confirma-se que a crise do capitalismo selvagem não passa de um sistema sem futuro, alicersado na mentira. Mentira igualada ao "paraíso" que vendem: Vendem Gato por lebre!!! Este sistema não serve.



    5. Sousa da Ponte , UK. 05.06.2010 11:52

      Por onde os socialistas passam

      Só deixam defices.



      • Anónimo , Ate a vitoria sempre. 05.06.2010

        RE: Por onde os socialistas passam

        Não metas o Socialismo, onde ele nos Países Capitalistas nunca existiu. O que te cria problemas é o verdadeiro socialismo. Burguesito



        • Nuno , Parede. 05.06.2010

          RE: RE: Por onde os socialistas passam

          Qual verdadeiro socialismo? O de Cuba? O que houve na URSS ou na Alemanha? Diz lá qual? Eu tenho medo de todos os socialismos, assim como qualquer uma que prese a liberdade individual acima do "bem comum".
  • Sem comentários: