A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, junho 03, 2010

PCP condena acto de terrorismo de Estado de Israel

Nota do Secretariado do Comité Central do PCP


Artigos Relacionados

PCP chama Ministro dos Negócios Estrangeiros à Assembleia sobre ataque de Israel - José Soeiro
.
O Partido Comunista Português condena o criminoso massacre perpetrado pelas forças militares israelitas contra a missão de ajuda humanitária que se dirigia à Palestina com cerca de dez mil toneladas de bens de primeira necessidade para fazer frente à calamitosa situação humanitária na Faixa de Gaza resultante do ilegal bloqueio mantido contra este território e o seu povo.
.
O ataque contra esta missão humanitária que custou até agora a vida de 15 civis de várias nacionalidades, constitui uma flagrante e chocante violação das mais elementares regras do direito internacional, um acto de pirataria e mais uma prova da política de terrorismo de um Estado que tem contado com a conivência e o apoio dos EUA e da União Europeia.
.
Perante tão grave acontecimento o PCP exige do governo português uma clara e pronta posição de condenação de mais este crime de Israel. Uma posição que no âmbito da política externa portuguesa e da participação de Portugal nas diversas instâncias internacionais, não permita qualquer impunidade de Israel e retire deste acontecimento todas as consequências políticas, diplomáticas e de relacionamento com o Estado de Israel. 
.
O PCP reiterando o seu inequívoco apoio à luta do povo palestiniano pela edificação do Estado da Palestina nas fronteiras anteriores a 1967 e com Capital em Jerusalém, apela ao povo português, às organizações do movimento da paz e de solidariedade com o povo da Palestina, que expressem o seu protesto, indignação e condenação face a mais um hediondo crime do Governo e das forças militares israelitas.
.

Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Deputados do PCP no PE condenam ataque de Israel

Associamo-nos às condenações que se sucedem por todo o mundo e saudamos e solidarizamo-nos com a mobilização dos cidadãos em manifestações de condenação e protesto contra o criminoso massacre perpetrado há dois dias pelos militares israelitas, a mando do seu governo, contra as seis embarcações que compunham a “Frota da Liberdade”, e que provocou a morte de pelo menos 19 civis indefesos e feriu gravemente muitas dezenas de outros.
.
Este crime é tanto mais hediondo quanto estas embarcações transportavam cerca de 10 mil toneladas de bens de primeira necessidade, uma ajuda humanitária para a população aprisionada há anos consecutivos no seu próprio território. São homens, mulheres e crianças que enfrentam uma dramática e calamitosa situação humanitária em resultado da brutalidade desencadeada pelo governo de Israel, que transformou Gaza num gigantesco campo de concentração. 
.
Por isso, insistimos junto das instituições europeias que não podem continuar a usar dois pesos e duas medidas para com os que violam o direito internacional. Os palestinos devem ter o seu próprio estado livre e independente e a Comissão Europeia e o Conselho devem suspender de imediato o Acordo de Associação com Israel e exigir o cumprimento do direito internacional, com a aplicação a Israel das sanções e medidas necessárias para que se cumpram as Resoluções das Nações Unidas.
.
É preciso impor/exigir a Israel o respeito pelo direito internacional. Não se pode tolerar que Israel faça agora das águas internacionais mais um espaço para cometer actos de pirataria, massacres selvagens de cidadãos indefesos, matando e ferindo indiscriminadamente seres humanos, sequestrando e aprisionando centenas de cidadãos, roubando bens que lhe não pertencem.
.
O flagrante e criminoso massacre cometido e a violação inequívoca das mais elementares regras do direito internacional, por parte das forças militares de Israel, a mando do seu governo, exigem uma condenação e uma acção firme e determinada, para que se não voltem a repetir.
.
Israel não pode continuar a agir impunemente como um Estado fora da lei a quem todos os crimes são permitidos. Israel deve respeitar e cumprir, como todos os outros Estados, as Resoluções das Nações Unidas. Israel deve desocupar os territórios ilegalmente ocupados. Deve levantar de imediato o seu arbitrário e ilegal bloqueio à Faixa de Gaza. Deve libertar de imediato os cidadãos que sequestrou e aprisionou num acto de guerra contra civis indefesos e entregar às populações de Gaza os bens de primeira necessidade de que carecem e que pacificamente lhes eram destinados.
.
.

Faixa de Gaza

Bem, você sabe onde fica exatamente a Faixa de Gaza?

gaza
.
A Faixa de Gaza é um território situado no Médio Oriente limitado a norte e a leste por Israel e a sul pelo Egipto. É um dos territórios mais densamento povoados do planeta, com 1,4 milhões de habitantes para uma área de 360 km². A designação “Faixa de Gaza” deriva do nome da sua principal cidade, Gaza.
.
Actualmente a Faixa de Gaza não é reconhecida internacionalmente como pertencente a um país soberano. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são actualmente controlados pelo estado de Israel, que ocupou militarmente o território entre Junho de 1967 e Agosto de 2005. A jurisdição é por sua vez exercida pela Autoridade Nacional Palestiniana.

Faixa de Gaza - Wikipédia, a enciclopédia livre

A Faixa de Gaza (em árabe: em árabe: قطاع غزة, Qita' Ghazzah; em hebraico: em hebraico: רצועת עזה, Retzu'at 'Azza) é um território palestino situado em uma ...
.

Sem comentários: