A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, junho 29, 2010

Controlinveste avança com despedimento colectivo no 24 Horas e no gratuito Global



Diário pago da Controlinveste sai amanhã pela última vez, gratuito na quarta-feira

28.06.2010 - 17:48 Por Ana Machado
Afinal o 24 Horas não será o único título da Controlinveste que vai encerrar. Depois do anúncio do fecho daquele diário, o grupo detido por Joaquim Oliveira anunciou que também encerrará o diário gratuito do grupo, o Global. Em comunicado, informam que o despedimento colectivo é inevitável. Ao todo são mais de 30 os profissionais que ficam no desemprego.
 (DR)

A informação do encerramento, foi hoje comunicada oficialmente à redacção, directamente pela administração, no dia em que se fechava o último número do 24 Horas, que sai amanhã pela última vez para as bancas. O Global sai pela última vez na quarta-feira.

Pelos trabalhadores foi distribuído um comunicado, onde a empresa agradecia a dedicação de todos, mas justificava a decisão com a “profunda alteração estrutural do mercado de imprensa”, que “exige decisões estratégicas”.

Mas o comunicado que chegou à agência Lusa ia além desta informação que chegou, por escrito, aos trabalhadores, falando de “um processo de despedimento colectivo envolvendo os profissionais em causa”.

A decisão de despedimento colectivo foi por isso acolhida com alguma surpresa, tal como a decisão de encerrar o gratuito Global, que tinha sofrido uma remodelação gráfica em Maio deste ano e tinha um novo director, Gonçalo Pereira, que transitou precisamente do 24 Horas.

Também o 24 Horas tinha sofrido alterações gráficas profundas em Agosto de 2009, passando a um formato mais próximo de uma revista, embora mantendo a periodicidade diária. E ganhou também um novo editor, Nuno Azinheira, também editor da revista de televisão do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, a Notícias TV.

Apesar dos contactos com os funcionários que vão permanecer na empresa – 17 ao todo – terem sido finalizados na passada sexta-feira, só hoje a informação do encerramento chegou oficialmente às redacções.

Ao que o PÚBLICO apurou, serão afectados cerca de dois terços do total de 50 trabalhadores dos dois títulos, entre jornalistas e gráficos, A redacção do gratuito Global era composta apenas por quatro pessoas.

Os trabalhadores integrados serão acolhidos nas redacções do DN, O Jogo e na revista NS, Notícias Sábado, que sai ao fim de semana com o DN e JN.

O JN não receberá nenhum dos profissionais. A Controlinveste detém ainda a rádio TSF e uma participação na Sport TV.

O Sindicato dos Jornalistas já reagiu num comunicado onde exorta o grupo a integrar todos os trabalhadores dos dois jornais nos outros títulos do grupo e lembra a posição do sindicato sobre o Global, modelo ao qual sempre se opôs por se basear na duplicação do trabalho feito pelos jornalistas do grupo sem que isso tenha em conta um acréscimo da remuneração de cada um.

Os dois títulos da Controlinveste são as primeiras vítimas em Portugal da crise recente que tem afectado as empresas de media mundiais, a braços com uma forte instabilidade financeira, provocada pela alteração dos hábitos de leitura e no decréscimo das vendas. Em Fevereiro de 2009 o 24 Horas tinha uma circulação paga de 33.814 exemplares, em Fevereiro deste ano tinha já menos de metade (16.435).
.
.

Sem comentários: