.
A organização Euskadi Ta Askatasuna (basco para Pátria Basca e Liberdade), mais conhecida pela sigla ETA, é uma organização política que pretende alcançar a independência da região do País Basco (Euskal Herria), de Espanha e França. A ETA possui ideologia separatista/independentista marxista-leninista e revolucionária.
.
Em 1952 organiza-se um grupo universitário de estudos chamado Ekin (empreender em euskera), em Bilbao. Em 1953, o grupo entra em contacto com a organização juvenil PNB, Euzko Gaztedi. Em 1956 as duas associações fundem-se. Dois anos mais tarde (1958), os grupos separam-se por divergências internas, sendo que o Ekin converte-se em ETA no dia 31 de Julho de 1959. Por questões ideológicas, o ETA desliga-se do PNB, utilizando a acção directa como estratégia de movimento de resistência na mesma época em que diversos países do hemisfério sul lutavam por liberdade. A sua primeira Assembleia ocorreu no mosteiro beneditino de Belloc França em maio de 1962, sendo as resoluções:
.
– A regeneração histórica, considerando a história basca como um processo de construção nacional.
- O que define a nacionalidade basca é a euskera, em vez da etnia, como fazia o PNB.
- Definem-se como um movimento não religioso, rechaçando a hierarquia da igreja ainda que utilizem a sua doutrina para a elaboração do seu programa social. Isto contrasta com o catolicismo do PNB.
- O Socialismo.
- A independência do País Basco, compatível com o federalismo europeu.
--
Rexuslândia: Agência para a Informação na Blogosfera
"O que importa é transformar o mundo - A Blogosfera é o nosso meio!"
Rexuslândia - momentosydocumentos.wordpress
.
.
ver também
ETA - Wikipedia, the free encyclopedia
..
Sem comentários:
Enviar um comentário