A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, novembro 09, 2007

Dia a dia - O cavalo espanhol


* João Vaz,

Redactor Principal
.
A história do cavalo que o espanhol treinou para não comer nem beber até que o viu morrer e percebeu a asneira é a comparação que lembra quando se ouve falar do rumo da Educação.
.
Antes, como observou o primeiro-ministro, José Sócrates, ao falar ontem de improviso na apresentação dos números do Ministério, havia mais professores, menos alunos e mais insucesso; agora, com o mesmo dinheiro, menos professores e mais alunos, regista-se maior sucesso escolar.
.
O balanço assim exposto é um êxito milagreiro do qual só desconfia quem conhece o triste fim do cavalo do espanhol. Valorizar a escola pública exige outra perspectiva. A realidade é que a escola pública não cumpre a nível do Básico e do Secundário. E o ensino Superior público também não escapa à crise, apesar de algumas unidades de excelência, como tem observado José Sócrates, primeiro chefe de Governo português com licenciatura de uma universidade privada.
.
A educação, o ensino e a qualificação exigem investimento. É uma medida decisiva para a escola pública poder transmitir o conhecimento e as capacidades imprescindíveis ao desenvolvimento do País e dos portugueses. Não é isso que acontece. Ainda ontem a ministra lastimou pouco poder fazer quando 95% do recebido do Orçamento é gasto em salários. As revoluções educativas fazem-se com visão estratégica, mobilização de recursos humanos e investimento financeiro. O que assim não se faz é história do cavalo do espanhol.
.
in Correio da Manhã 2007.10.31
.
» Artigos Relacionados
.
.
Gravura - tira da Mafalda, por QUINO
.
clique na imagem para ampliar

1 comentário:

Leonor disse...

Vim aqui deixar a minha passagem pelos teus filhotes. Ai mas quando aqui passei, digo-te sinceramente, que de cabeça macerada tentar encontrar um fio de lógica para ao menos boa resposta dar, perdoa-me mas nao consigo dar.
vim para um dos teus filhotes que exige mais tempo de raciocinio. em outra altura tenho que por aqui passar. No entanto, deixo-te estas poucas palavras. Acho importante tanto o ensino público e o privado, mas ambos são vistos de maneira tão diferente e estereótipada. Acho que se deveria fazer um esforço para acabar com isso.