A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, novembro 12, 2007

EUA: Lançamento sobre Hiroshima - Morreu o piloto da bomba atómica




* Paulo Madeira com agências

Paul Tibbets, o norte-americano que lançou a bomba atómica sobre Hiroshima, em 1945, morreu ontem, aos 92 anos, na sua residência em Colombus, no Ohio. O homem que executou o lançamento da primeira bomba atómica sobre o Japão, que matou instantaneamente cerca de 78 mil pessoas, estava gravemente doente há dois meses.
.
Tibbets pilotou o bombardeiro B-29 – baptizado de ‘Enola Gay’ – que lançou a bomba atómica sobre aquela cidade japonesa a 6 de Agosto de 1945. No final desse ano, o número de vítimas mortais subiu para 140 mil, sendo que o total da população era de 350 mil pessoas. Três dias depois do lançamento da bomba atómica sobre Hiroshima, os EUA repetiram o procedimento, desta vez sobre Nagasaki, matando 40 mil pessoas. O Japão rendeu-se a 15 de Agosto desse ano, terminando, assim, a II Guerra Mundial.Tibbets afirmou por diversas vezes que não lamentava a decisão de ter lançado a bomba atómica.
.
“Durmo tranquilamente todas as noites”, chegou a declarar o antigo piloto.
.
O antigo piloto, que sofreu vários ataques cardíacos e paragens respiratórias, chegou a manifestar a intenção de ser cremado, mas os familiares ainda não tomaram uma decisão definitiva.
.
» Artigos Relacionados
.
07-08-2006 - 00:00:00 Milhares recordaram vítimas
07-08-2005 - 00:00:00 Cidade refém do passado
.

» Comentários no CM on line
Sabado, 3 Novembro
.
- LGF Lizard Qual foi a parte de "a bomba atómica acabou com a 2ª Guerra Mundial" que não perceberam? Será que acham que morreu pouca gente na guerra, para desejarem que tivessem morrido mais?
- Graça Afonso O Japão era de facto imperialista e pró-nazi! Mas que culpa têm os inocentes vitimas desta bomba horrorosa? Para mim os Americanos foram tão criminosos como os nazis!
- LGF Lizard Pelo que se lê dos diversos comentários, existem pessoas que preferiam que o Japão e a Alemanha nazi ganhassem a guerra e que os Aliados a perdessem. Talvez se tivessem vivido sob a ocupação japonesa ou nazi não diriam o mesmo. Numa guerra nâo interessa ficar em 2ª lugar. Luta-se para ganhar e não para agradar à "moral" dos hipócritas anti-americanos do costume.
- LGF Lizard Por acaso a China, Coreia, Tailândia, Birmânia, Singapura, Filipinas, Indonésia, e as ilhas da Micronésia e do Pacífico eram japonesas? Todas elas custaram sangue, suor e lágrimas para as libertar, principalmente aos americanos. Que ninguém esqueça os 10 milhões de vítimas provocadas pelas atrocidades japonesas.
- Victor C Para quem vem chamar cínico para aqui a quem comentou desvafavorávelmente a morte deste "pateta" deveria recolher o adjectivo. As ilhas "libertadas" a que se refere, eram japonesas. As bombas foram lançadas sobre inocentes e ainda hoje morrem pessoas por isso. A guerra foi desigual e a pior atitude vem de um país que está sempre a violar as regras, mas sempre a chamar a atenção dos outros:EUA.
- el-cocho As grandes de teorias dos estrategas de guerra não me impressionam, para mim impressionante é o facto de morrerem milhares de civis em suas casas ( não no campo de batalha) a grande demagogia destes senhores que equacionaram as perdas de vidas humanas é; "conversa" a única vida que defenderam à partida foi a própria e dos seus.
- Edson Martins- Rio de Janeiro Paul Tibbets simplesmente cumpriu ordens, no lugar dele eu também teria uma vida normal e tranquila.Todos tem peninha do japão, mas não lembram das atrocidades que o japão fazia na guerra. A bomba foi um mal necessário, não fosse ela e a guerra no Pacífico teria sido mais longa e o nº de mortos seria muito maior. Parabéns a Paul Tibbets e tripulantes do ENOLA GAY
- Emídio Cardoso Como pode haver tanto cinismo!Acabo de ler os comentários,de gente que expressa libremente a sua opinião.Devem ter conhecimento,profundo do tema.Pois devo reconhecer, que não entendo nada.Nunca foi defensor de tiranias e de tiranos,sempre defendi a vida humana e a sua liberdade.Como pode haver gente que condena este piloto por ter morto tanta gente e passe por alto á ditadura,expancionista japonesa durante a 2ª Grande Guerra.Como se poderia terminar com a expansão imperialista do Japão nessa época,com menos mortes.Cada ilha que se” libertava”quantos milhares de mortos custava?Certamente que isto para a maioria da gente não é importante.
- Silva Este episódio é uma nódoa negra na curta história dos EUA.
.
Sexta-feira, 2 Novembro
.
- Graça Afonso Dizia ele que dormia tranquilamente todas as noites!Pois, se há Deus, espero que este senhor esteja a arder no fogo do Inferno!
- LGF Lizard Honra a homens como este, que ajudaram a derrotar os regimes da Alemanha nazi, da Italia fascista e do Japão imperial-fascista. Acabou com a 2ª Guerra Mundial. E o seu gesto acabou por salvar vidas. Se os EUA invadissem o Japão em 1945, as baixas americanas e japonesas seriam de milhões e não de milhares.
- Sennup Mas o que se torna ainda mais triste é que o actual Presidente dos E.U.A. está constantemente a querer dar lições de moral a outros países, e até ao momento ainda não fizeram a auto critica deste horrendo crime.
- Victor C O que mais admiro no cidadão comum americano é a sua inteligência e sensibilidade: eles nem se apercebem dos disparates que fazem!
- Mandia Machava Lamento a morte deste General porque na minha óptica deveia viver mais tempo para assistir de perto a desgraça que cometeu a tantas pessoas no Japão, que até hoje se ressente. Quanto à Crematório, seria muito bem porque será o seu leito. Maputo

6 comentários:

Sérgio Pontes disse...

A Fat Boy foi um mal necessário, o Enola gay e a sua respectiva tripulação foram apenas o "transporte"!

cumprimentos

Sérgio Pontes disse...

Olá Victor Nogueira,

Quando quiser consultar o meu ponto de vista sobre a questão, passe no meu blog junto ao comentário que lá acrescentou.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sérgio Pontes disse...
Caro Victor uma vez que a conversa se alongou do seu blog para o meu, vamos elucidá-lo sobre o meu ponto de vista no que respeita à 2.ª guerra mundial, mais concretamente às duas detonações atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, portanto a 6 e 9 de Agosto de 1945 respectivamente.

Quando digo que as duas detonações atómicas foram um mal necessário, significa que numa guerra que durou quase 6 anos (1939 a 1945) que vitimizou, segundo estimativas credíveis, entre 50 a 60 milhões de pessoas por este planeta fora, e que apontam que se Hiroshima e Nagasaki não tivessem sido detonadas por engenhos nucleares, que a guerra no pacifico se arrastaria pelo menos durante mais uns 2 a 3 anos, e que teria como consequência real pelo menos mais uns 2 a 3 milhões de mortos, tanto asiáticos como aliados.

Então no meu bom entender, e salvo más interpretações, acho mais plausível a aniquilação de cerca de 180 mil a 200 mil pessoas, do que, tal como supra mencionei mais 2 a 3 milhões. Mas isto é o meu ponto de vista!

Afinal, cada vida tem o seu valor indiscutível e ninguém aqui desvaloriza essa questão, mas todos “sabemos” que os americanos aos olhos do mundo são uns mauzões (ou pelo menos os que têm opiniões pré-digeridas). E eles são uns mauzões porque literalmente vaporizam 180 a 200 mil almas em duas fracções de segundo (uma em Hiroshima e outra em Nagasaki).

Mas as pessoas com essa opinião, porque não observam que a guerra no seu total matou quase 60 milhões de pessoas?

Ou que o Americanos estavam na altura a fazer os possíveis para não entrarem na guerra? E que entraram porque foram atacados de surpresa em Pearl Harbor? E que os Ingleses e os Franceses batalhavam “sozinhos” contra o III Reich exactamente por causa dos americanos não querem entrar numa guerra? Ou por exemplo, que os Japoneses atacaram os Estados Unidos, porque tinham na altura, quase esgotado as suas reservas de petróleo, que num esforço de guerra é algo essencial para a sobrevivência de uma nação?

Bem a conversa podia-se alongar muitíssimo mais, mas não tenho tempo para “automatizar” e despender mais raciocínio com este assunto.

Assim, esclarecidos que estamos quanto ao meu ponto de vista, aproveito para o convidar a passar por este meu “espacinho virtual” mais vezes!

Cumprimentos,

13 de Novembro de 2007 23:01

Em busca de uma Estrela disse...

É a 1ª vez que venho a este blog q tomei conhecimento através da Teoria do Kaos.
Desde já informo q percebo muito pouco sobre história universal (com mta pena minha), mas sei q morreram muitos inocentes na 2ª Guerra Mundial, e no lançamento da bomba atómica.
Confesso q não simpatizo de todo com o povo americano, não suporto o Bush e a arrogância e pseudo supramacia do governo dos EUA.
Fui uma das q em 2003 participou na marcha branca contra a invasão do Iraque e gritou até a afonia "Durão, Bush e Blair esta guerra ninguém quer".
Sou contra toda e qq guerra, todo e qq acto de crueldade.
Mas espantei-me ao deparar-me nos comentários de um post de humor "agressões" (é um termo pouco forte eu sei mas n me ocorre mais nenhum) ao autor desse mesmo post por não concordar com as opiniões pessoais.
A meu ver os comentários de um post, são para comentar esse mesmo post, e não para trazer outros assuntos. Acho q chamar robot a uma pessoa não é defender o nosso ponto de vista.
As guerras existem porque não há respeito pelas opiniões, opções dos outos. As guerras existem pq algém qr fazer prevalecer o seu ponto de vista, as suas ideias, nem q para isso tenha q magoar, matar um ou milhões de inocentes.
Toda a razão q podesse ter perdeu-a nesse post.

Cumprimentos

Victor Nogueira disse...

Cara cibernauta «Em busca duma estrela» que assina «À espera duma estrela»

O que escrevi no blog que refere é isto:

«Victor Nogueira disse...
A Música é outra. A Bomba foi um mal necessério para quem, porquê e para quê? Pelos vistos o Sérgio é um robot. O mal ou o bem já tem por detrás de si uma apreciação ética. Carrega-se no botão e aí vai o pessoal?
Abraço
VN
13 de Novembro de 2007 21:46»
O que escrevi não ofendeu o Sérgio Pontes. Quando alguém me visita em qualquer dos meus seis blogs, todos editados por Victor Nogueira que é também o meu nome na vida real, eu retribuo essa visita com a minha e o meu comentário.
O Sérgio não se ofendeu e convidou-me amavelmente para visitá-lo. A Estrela, considerou-se ofendida na vez dele e lavrou o seu protesto. Sobre as causas da guerra a minha opinião é diametralmente oposta à sua e à dele. Nada tenho contra os cidadão americanos ou qualquer outro povo.No Kant_O facilmente se percebe qual a minha opinião.
Como procuro ser tolerante, excepto para com os intolerantes, como não encontra nos meus blogs e naqueles onde deixo comentários ofensas minhas pessoais, o protesto da Estrela é completamente sem sentido.
E já agora, pode ver os critérios editoriais dos meus blogs; estão lá!
1 . - Aprender, aprender sempre - Lenine (Vladimir Ilitch Ulianov) ---- Olá ! Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde sem alarde, Boa Noite, sem açoite. E Viva a Vida, com Alegria e Fantasia ! (Victor Nogueira) - Nada do que é humano me é estranho (Terêncio)
2.- No que respeita aos homens, nem o riso, nem as lágrimas, nem a indignação, mas apenas o entendimento (Espinosa) -------- FACES DA MESMA MOEDA -> Kant_O XimPi, Ao (es)correr da pena, Galeria & Photomaton, Mu(n)do Phonographo, Ao Sabor do Olhar. [ainda não coloquei o benjamim «D’Ali e D’Aqui»]
 3. - LIVRO DE VISITAS - Colabore ou escreva-me AQUI
NOTA - Os textos assinados por outrem ou retirados de outros blogs ou sítios não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do Editor do Kant_O_XimPi. O material de outrem será retirado se assim for solicitado pelo respectivo autor ou responsável, caso não tenha sido enviado por eles, ou tenha havido uma autorização genérica de utilização
«Ao Sabor de olhar» tem os seguintes critérios editoriais
1
- Este blog destina-se aos meus amigos e conhecidos assim como aos visitantes que nele queiram colaborar..... «Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Alegria e Fantasia» (Victor Nogueira) ..... «Nada do que é humano me é estranho» (Terêncio)....«Aprender, Aprender Sempre !» (Lenine)
2. - Victor Nogueira
No que respeita aos homens, nem o riso, nem as lágrimas, nem a indignação, mas apenas o entendimento (Espinosa) -------- FACES DA MESMA MOEDA -> Kant_O XimPi, Ao (es)correr da pena, Galeria & Photomaton, Mu(n)do Phonographo, Ao Sabor do Olhar

3. - NOTA
Os textos assinados por outrem não reflectem necessáriamente a opinião ou posição do Editor de Ao Sabor do Olhar.

Quando e sempre que quiser pode visitar-me, comentar ou enviar material para paricipar no «Ao Sabor do Olhar», fora ou não dos »convívios» que neles organizo.

Um abraço

Victor Nogueira, aqui e na vida real

Sérgio Pontes disse...

Caro Victor Nogueira,

Haviamos de estar em guerra porquê? tal como todos os leitores deste meu cantinho, tambem a sua opnião é valorizada e respeitada, independentemente, neste caso concreto, de termos uma visão discordante quanto ao tópico em questão.

Por isso esteja descansado e volto a convidar, sinta-se à vontade de aparecer no meu blog sempre que he apeteça, ok?

Cumprimentos

ps: tal como solicitado, deixo cópia deste replay no seu blog