A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, novembro 11, 2007

Função Pública: Governo antecipa regime em acordo com a UGT - Pensões alteradas

* Miguel Alexandre Ganhão
.
A equiparação de regimes de aposentação entre o sector público e o privado prevê uma penalização de 4,5 por cento por cada ano que falte para a idade legal da reforma (65 anos).
.
No final de mais um encontro com o Governo, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, disse que “o Governo vê com bons olhos as propostas apresentadas [pela FESAP]”.
.
Foi também aceite uma outra proposta da FESAP respeitante à aposentação antecipada, que refere a possibilidade de em 2009 os funcionários que tenham 55 anos e mais de 30 de serviço poderem aposentar-se, com a aplicação da respectiva penalização (4,5 por cento por cada ano).Trata-se de uma tendência que está a ser seguida por vários países da Europa e que consiste em conceder a reforma (sem penalizações) a quem fizer 90 anos (65 anos de idade mais 25 anos de descontos para o sistema de previdência).
.
in Correio da Manhã 2007.10.31
.
» Artigos Relacionados
.
24-10-2007 - 12:40:00 Governo mantém aumentos de 2,1%
,

» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 2 Novembro
.
- LUCINDA PEREIRA SOU PROF. DO ENS. B.2,COMPLETO 36 ANOS DE SERV. EM AGOSTO DE 2008 E 55 DE IDADE EM MAIO DO MESMO ANO, UMA VIDA A ENSINAR E A ADAPTAR-ME A SUCESSIVAS PSEUDO REFORMAS. O ELASTICO SE ESTICAR MAIS PODE REBENTAR. FIQUEI ENTUSIASMADA COM A NOTICIA "REFORMAS MAIS FÁCEIS EM 2008" MAS AFINAL AINDA NÃO É DESTA QUE SE FAZ JUSTIÇA, QUEM COMEÇOU A TRAB.CEDO É PENALIZADO.MAIS JUSTO 40 ANOS SERV.INDPT.IDADE.

Quarta-feira, 31 Outubro
.
- Escrava Porque é que o pessoal não se junta todo e mandamos os sindicatos às ortigas, que não nos querem defender e exijamos, sem tibiezas, um estatuto igual ao dos titulares de cargos políticos ou será que continuamos de braços de caidos a permitir todas estas patifarias? Tratamento = já!
- manuel gonçalves Com o aproximar das eleições o governo irá facilitando para não perder votos mas nessa altura já há milhares de func.públicos e de professores a se quererem ver livres deles.
- Alberto Lourenço Mandem este governo para a reforma em 2009.
- Sennup O que é que se devia esperar das propostas da U.G.T.? Já quase toda a gente sabe que é um sindicato que se normalmente se chama de amarelo, as propostas deles foram talvez combinadas com o governo, e depois anunciadas para lhe dar o valor que normalmente não tem.
- Inconformado A função pública, é, há muito o “bombo da festa” para os governos PSD e PS. Com as pressões que sofrem, e o desalento os f.p. vão, na sua maioria, morrer antes da reforma. Os que resistam e queiram pensão completa, vão ter de trabalhar de rastos, com apoio de andarilho ou canadianas e de lupa na mão. Compare-se com os privilegiados com 48 anos
- cardoso Mais do mesmo. As reformas continuam a penalizar quem começou a trabalhar cedo. Não me venham falar em justiça social. Só no meu caso, tenho 50 anos e 4 meses de idade, 37 de serviço e tenho, pela lei actual que trabalhar até aos 62 anos. Façam as contas, sou obrigado a trabalhar 50 anos. Como eu haverá muitos outros casos.
- Laura Que injustiça!!e quem tem já 36 anos de descontos mas menos de 65 anos??Quando atingir os 65 anos de idade tenho de descomtos 49!!!Levo igual aos outros..O que o Governo devia fazer era a partir dos 40 de descontos (independentemente da idade) deixar as pessoas irem para a reforma..Vamos de mal a pior!!Votem PS
- MifPT Por mim podem-se reformar aos 4 anos de idade, uma vez que são cidadãos especiais de corrida e dado o bom funcionamento das instituições portuguesas.
- JL Isso também é extensivel aos "politicos"??? E se fossem brincar com a quinta pata do cavalo do D. José???? Cambada de proxenetas.....
- costa Então e quem tem 36 anos de descontos e 57 de idade?Quem lhe paga os 4,5% dos anos que descontou, (e que tem de continuar a descontar até aos 65 anos se quiser ter a reforma sem penalizações) a mais?são 44 anos de descontos!e,a resposta é simples!vai para a mobilidade e se quiser ter a reforma completa tem que descontar sobre o vencimento que tinha quando trabalhava.Acham isto justo srs ministros?
- Jorge Vilão Comecei a trabalhar para o Estado com 16 anos. De acordo com as regras de então já devia estar reformado. Agora vêm com regras apenas para certos carolas virem fazer um "gancho" tarde na vida, para se locupletarem com o dinheiro que não lhes pertenceria. Vai lá vai!... (Santarém)
- infeliz quando fizer 60 anos, tenho 49 de trabalho no duro,36 para a fp, 2 sg e 11 á revoria, com 65 não devo precisar de reforma, peciso de uma bengala e unm copo de leite, metam o dinheiro das reformas no cu dos nossos desgovernantes
- João Carlos Silveira Então, eu comecei a trabalhar aos 16! anos!, quando chegar aos 65, tenho 49 anos de descontos. Alguém me pagará 4,5% por cada ano a mais de descontos, após os tais 15 anos... Isto convida à malandragem. Mais: Convida a que só gente com 50 anos queiram ir para a F.P.. Querem inovar? Querem nada! Querem entregar isto tudo à priva
- Discriminada Os trabalhadores do Estado só querem ter o mesmo tratamento que os titulares de cargos políticos: regime de transição até 2009 para salvaguardar direitos ainda em formação e ordenados mais próximos dos deles, pq a eficiência dos políticos, ao longo de 30 anos, tem deixado muito a desejar!!! Enterraram o país e o bode espiatório são os funcionários públicos! Assumam as vossas responsabilidades!
- Maria A. Lá lhe deram outra vez a volta pois, cada vez que sai uma lei sobre aposentações, querem fazer entender que é algo de novo! No entanto, cada uma que sai, é mais penalizante do que a outra, e os sindicatos estão a ficar cada vez mais frouxos deviam exigir, conhecimento público, de matéria análoga, (idade e tempo) para atribuição de reformas a políticos, para se conhecer onde está o “monstro”
- Indignado Sem qualquer sentido. Os anos de contribuição para além dos 25 anos de descontos não contam parar nada. Completa injustiça para quem como eu foi obrigado a começar a trabalhar no fascimo aos 14 anos para sustentar a familia, agora temos esta recompensa em democracia. Devem contar os anos de descontos e quem prefizer 40 anos ter direito à reforma por inteiro independentemente da idade.
- Victor Mendes Essa da tendencia que está escrito em baixo é pura mentira sobre o que se faz noutros países da Europa. Porque nao veem à Holanda para verem bem? Aqui respeita-se quem trabalhou e nada falha, nao se precisa mendigar!
- gabriel Ou seja a Função Publica vai ter finalmente «privilégios» do sector privado: prémios de produtividade (cuidado que o pessoal das finanças vai assim acelerar!,reformas antecipadas,negociação individual de vencimentos...Vai ficar muito caro!
- Eduardo A FESAP está sempre de acordo com o governo, estes "tachos" são uma maravilha para estes sindicatos que fazem acordos com o governo.
.
.

» Comentários
Quarta-feira, 31 Outubro
.
- E NÓS E nós os privados? Privados de tudo inclusivamente de ter o mesmo tratamento. Os nossos descontos tambem são entregues ao estado tal como os dos FP. Porque temos menos retorno? Até quando?
- xato Este sistema também é extensivel à classe politica? Eu como soldador tenho sérias dificuldades em atingir esse objectivo, devido ao desgaste fisico a que a minha profissão me sujeita. Mas quem se importa comn isso? Eles recebem um balurdio e têm pensão vitalicia ao final de 12 anos em funÇões. Dá para perder o patriotismo meus srs.
- Injusto Completamente injusto. Quem comece a trabalhar aos 14 anos de idade tem de cumprir 51 anos de descontos para ter direito à reforma por inteiro aos 65 anos de idade, enquanto um individuo que comece a trabalhar aos 40 anos pode ter a reforma por inteiro com 25 anos de descontos. Fantástico.
- ZÉ BRONCO Esta é a democracia em todo o seu explendor, ou seja uma pessoa que tenha entrado aos 18 anos para a função publica tem de trabalhar ate aos 65 anos assim terá 47 anos de desconto para ter a reforma sem penalizações outro que tenha começado aos 30 anos e tenha 65 anos de idade leva o mesmo de reforma, não seria mais justo parametrizarem anos de descontos 40 o 50 anos independentemente da idade
- Alberto Teixeira Lá está a FESAP a dar o flanco a este governo da treta. Alguém me explica qual a vantagem em me reformar ao 55 anos sendo penalizado em mais de metade da pensão para sempre? Claro que o governo está aberto. Já agora quem está nesta situação-devem ser muitos...

Sem comentários: