A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, setembro 12, 2010

Aconteceu em 11 de setembro




Allende (a esq.), última foto
1973 - Dia do Allende
Golpe militar no Chile. O gen. Pinochet derruba o governo socialista e instala uma ditadura militar. O pres. Salvador Allende morre no decorrer da resistência. O estádio de futebol de Santiago converte-se em prisão. Vários brasileiros exilados no Chile serão presos, 5 assassinados.
1836:
Farroupilhas de Jaguarão pregam a República.
1942:
Bento Gonçalves, dirigente do PC Português, morre de maus tratos no campo de concentração salazarista de Tarrafal.
1971:
O Egito promulga sua 1ª Constituição.
1979:
Greve metalúrgica em 9 cidades do Rio de Janeiro.
1986:
Sucessão de greves dos estivadores de Santos, São Paulo (até 2/10).
1991:
Greve nacional de 60 mil petroleiros. Collor revida com demissões e multas.
1991:
Greve nacional dos bancários.
1992:
Privatização da petroquímica Polisul.
1996:
A Comissão Especial dos Mortos e Desaparecidos sob a ditadura responsabiliza o estado pelas mortes de Mariguela, Lamarca e José Campos Barreto. Determina indenização das famílias.
2001:
Atentados terroristas destróem as torres do World Trade Center, Nova York, e parte do Penágono, Washington, deixando perto de 3 mil mortos. O pres. Bush revida prometendo uma guerra sem fronteiras, suja e prolongada, que começa pelo ataque ao Afeganistão (7/10).
As torres do WTC
 .
Artigo


11 de Setembro, de Alende a World Trade Center
       Por Jefferson Miola
.
Onde ocorrer um evento marcante, semiótico, serão notados os vestígios do império estadounidense. Duas patas do mesmo corpo chamado Estados Unidos unem num único sentido os acontecimentos de 11 de setembro de 1973 e de 11 de setembro de 2001.

Em 1973, os Estados Unidos apoiaram e atuaram diretamente na deposição do governo socialista e assassinato do presidente democraticamente eleito, Salvador Alende. Os estrondos de bombas e os sons dos aviões sobrevoando o Palácio de La Moneda ainda podem ser ouvidos. À frente da campanha sanguinária promovida pelos Estados Unidos, o fiel aliado Augusto Pinochet.

Em 2001, Bin Laden, antigo aliado e braço armado pelos Estados Unidos para consumar o governo Talibã, no Afeganistão, comanda o semiótico ataque às torres do edifício World Trade Center. As imagens dos aviões se chocando contra os edifícios e as chamas gigantescas de fogo e dor não sairão jamais da paisagem das pessoas que vivem neste século. Ainda não é totalmente esclarecido se a família Bush e/ou integrantes do governo de George Bush mantêm negócios petroleiros com a família de Bin Laden. O que seria até irrelevante, em função dos demais vínculos.

Estas duas barbáries ligam-se coerente e logicamente como parte de uma mesma atitude do império estadounidense no mundo contemporâneo. É certo que neste 11 de setembro a mídia global, controlada pelos Estados Unidos, de onde se originam quase 90% das “notícias” consumidas no mundo, relembrará o 11 de setembro do Norte, o de 2001.

O 11 de setembro de 1973, o do Sul, continuará como escrita e lembrança da página dos povos oprimidos e agredidos. Para que a memória dos povos produzam a consciência anti-imperialista e anti-capitalista.
(do site www.ptrs.org.br)
Foto: Últimos momentos do presidente Salvador Allende que, armado com uma metralhadora e acompanhado por alguns bravos companheiros, resiste ao golpe militar fascista de 11 de setembro de 1973.
.
Escrito por juliocsgarcia às 19h46

..


.
http://jc-garcia.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-15.html

.

Sem comentários: