A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, setembro 23, 2010

Trabalhadores tchecos protestam contra cortes salariais

Mundo

Vermelho - 22 de Setembro de 2010 - 20h04

Dezenas de milhares de trabalhadores do setor público da Tchéquia saíram às ruas da capital do país, Praga, nesta quarta-feira (22) para protestar contra os planos do governo de cortar salários no setor. De acordo com estimativas feitas pela polícia, 30 mil tchecos foram às ruas do centro de Praga.

Os sindicatos dos trabalhadores do setor público disseram que não aceitarão o congelamento de salários nem tampouco o corte de 10% na remuneração, uma proposta considerada "inaceitável" pelos trabalhadores do setor público.

O governo tcheco insiste em aprovar os corte como parte de medidas de "austeridade" impostas pela União Europeia, cujo objetivo seria reduzir o déficit público de 5,3% do PIB para 4,6% no próximo ano.

As medidas são semelhantes no conjunto àquelas impostas a outros países da União Europeia que passam grandes dificuldades financeiras.

"Essas cortes drásticos se configuram como uma ameaça à segurança dos cidadãos", afirmou à mídia Zdenek Oberreiter, um dos líderes do sindicato nacional dos bombeiros.

Em meio ao protesto, policiais também foram às ruas, com cartazes nos quais podia-se ler "menos dinheiro, mais crime" e "sua segurança está em perigo".

Da redação, com agências
.
.

Sem comentários: