A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, setembro 01, 2010

Trabalho: Taxa de desemprego bate recorde histórico de 11 por cento em Maio e Junho

Tiago Petinga/Lusa
José Sócrates não comentou os números do Eurostat
Trabalho: Taxa de desemprego bate recorde histórico de 11 por cento em Maio e Junho

95 pessoas por dia perdem o emprego

Ultrapassada barreira dos seiscentos mil desempregados no País, revela o Eurostat
  • 0h30 Correio dea Manhã 2010.09.01
Por:Pedro H. Gonçalves
.
Em Maio havia 605 mil portugueses à procura de trabalho. É uma taxa histórica de 11 por cento no desemprego, sem igual na história recente do País. São vinte mil novos desempregados desde o arranque do ano.
.
Os números, ontem revelados pelo gabinete de Estatística europeu, revelam que o recorde histórico foi atingido em Maio e Junho, com o máximo de 11 por cento. No último mês a que o Eurostat se refere, Julho, há uma ligeira quebra para os 10,8 por cento. Mesmo assim, são 591 mil portugueses sem trabalho, o que coloca o País acima da média da União Europeia, que é de 9,6 por cento.
.
Feitas as contas, todos os dias há 95 pessoas a ficarem sem emprego, desde o início do ano. Isto numa altura em que o Governo exige condições de acesso mais apertadas ao subsídio de desemprego. É preciso recuar até à década de oitenta para encontrar valores próximos de uma taxa de desemprego de 11 por cento (ver gráfico). 
.
Na resposta à taxa histórica de desemprego, o secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, rejeitou a estatística europeia. "O número de desemprego no segundo trimestre de 2010 é de 10,6 por cento. Esse é o número oficial do desemprego em Portugal", defendeu. O governante falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia com José Sócrates, que não quis comentar os números do desemprego em Portugal. O responsável, que negou estar a criticar o Eurostat, avançou contudo que "os números que o Eurostat tem dado para o desemprego em Portugal têm mudado todos os meses".
.
Os números contrariam algumas afirmações do Governo que garantiam uma quebra no número de desempregados este ano. Sócrates dizia em Dezembro de 2009 que o "desemprego começa a recuperar em 2010". A ministra do Trabalho admitia em Março termos chegado "ao pico do desemprego", com uma taxa de 10,3 por cento avançada pelo Eurostat. Valter Lemos, em Abril, referia ter "uma forte esperança de que, nestes próximos meses, a situação já se estabilize". 
.
Os jovens continuam a estar na linha da frente de desemprego, com dois em cada dez à procura de trabalho. A taxa de desemprego nos portugueses até aos 25 anos fixou--se nos 20,6 por cento em Julho deste ano, uma quebra de meio ponto percentual face a Junho.
.
Em termos europeus, há 23 milhões de pessoas sem trabalho na União Europeia, revelam os números do Eurostat. 
.
.

Sem comentários: