Publicado ontem
A entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos recebidos em 2011 começa quarta-feira, naquele que será o último ano em que os contribuintes poderão conseguir grandes poupanças com a utilização de deduções e benefícios fiscais.
.
foto GLOBAL IMAGENS/ARQUIVO |
"Este é, num futuro próximo, o último ano em que grande parte dos contribuintes poderá ter reembolsos de IRS próximos do que estavam habituados. Para o ano haverá um corte na maior parte das deduções", afirmou à Lusa Ernesto Pinto, técnico da revista "Dinheiros e Direitos" da associação de defesa dos consumidores DECO.
.
"É o último ano em que as despesas de saúde não vão com um teto máximo ou em que parte da amortização de capital relativa aos encargos com imóveis com credito à habitação ainda pode ser dedutível à coleta", exemplificou, alertando que a poupança começa logo no preenchimento "com tempo e cuidado" da declaração de IRS e na sua entrega a horas para evitar multas que podem ir até aos cem euros.
.
Ainda assim, os rendimentos obtidos em 2011 também não escapam a um agravamento de impostos: além da criação do chamado imposto extraordinário, que levou ao corte de metade do subsídio de Natal, há também o fim de alguns benefícios fiscais, como a dedução do prémio do seguro de vida, e limites à utilização dos restantes benefícios.
.
Tudo somado, haverá uma diminuição dos reembolsos de IRS e um aumento da fatura de quem já paga. As famílias com rendimentos médios são as mais penalizadas.
.
Mas para que seja possível conseguir um reembolso de IRS é preciso não esquecer quais as deduções que podem ser feita quando se proceder à entrega da declaração.
Sem comentários:
Enviar um comentário