A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, outubro 23, 2010

Israel inicia construção de 600 casas em território palestino

Mundo

Vermelho - 21 de Outubro de 2010 - 11h57

O governo sionista começou a construção de mais de 600 casas em território palestino ocupado da Cisjordânia desde que encerrou — no dia 27 de setembro — a moratória parcial dos assentamentos na região. O recomeço das obras é visto por parte da comunidade internacional como um grande obstáculo para a paz na região.

De acordo com Hagit Ofran, encarregada de acompanhar o avanço das colônias judaicas na ONG israelense Shalom Achshav (paz agora), a construção "avança rapidamente".

“Está quatro vezes mais rápido do que antes da moratória, porque durante dez meses não puderam construir muito e agora estão tratando de fazer o máximo possível”.

Segundo Hagit, existem outras 13 mil unidades habitacionais que já contam com todas as licenças necessárias do governo israelense para a construção. Os colonos aceleraram as obras diante do temor de que, se o processo de paz com os palestinos for reativado, o governo de Benyamin Netanyahu anuncie nova ordem de interrupção temporária das obras.

No último dia 15, o Ministério de Habitação israelense voltou a ser criticado na esfera internacional após convocar um concurso público para a construção de 238 imóveis para judeus em duas colonias em Jerusalém Oriental, território palestino ocupado desde 1967.

A direção da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) têm afirmado que só irão retomar as negociações de paz com Israel quando este cessar a instalação de colônias em seu território, postura que conta com o apoio da Liga Árabe.


Da redação com agências

.
.

Sem comentários: