A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, outubro 26, 2007

Amistad


.

Amistad’, a réplica da embarcação que no século XIX protagonizou um dos momentos mais marcantes na defesa dos Direitos Humanos nos Estados Unidos, foi ontem palco de um encontro inter-religioso entre cristãos, muçulmanos e judeus. Segundo o comandante do navio, William Pinkney, 72 anos, dois séculos após a abolição da escravatura esta “continua viva”.
.
in Correio da Manhã 2007.10.22
.
“Amistad” relata a luta de africanos pela liberdade. Aprisionados em Serra Leoa, sede de organizado esquema de tráfico de escravos, um grupo de negros se desvencilha das correntes e, em alto mar, assume o controle da escuna “La Amistad”. Dois espanhóis, poupados para dirigir a embarcação, desviam-na da rota africana em direção ao território norte-americano. A escuna é interceptada pela marinha americana.
.

.

Sobre a escravatura ver:
.



Sem comentários: