A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, outubro 24, 2007

UE - Cimeira de Lisboa - «Porreiro, pá!»


* Ana Patrícia Dias / Cristina Rita com J.R.
.
Nasceu hoje o novo Tratado de Lisboa. É uma vitória da Europa”. Foi com estas palavras que o presidente do Conselho Europeu, José Sócrates, anunciou ontem de madrugada acordo sobre o novo Tratado Europeu, que substituirá a falhada Constituição Europeia e que marca o primeiro passo para acabar com uma das piores crises políticas europeias. Visivelmente feliz, Sócrates abraçou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e deixou escapar: “Porreiro pá!”.
.
O relógio marcava 00h45 quando os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) chegaram finalmente a acordo sobre o Tratado Reformador, que ficará para a história como o Tratado de Lisboa. Cá fora, no Parque das Nações, em Lisboa, era possível ouvir os aplausos dos líderes europeus, que brindaram ao acordo histórico com champanhe das Caves da Murganheira, de 1985.

A assinatura do Tratado de Lisboa irá acontecer a 13 de Dezembro no Mosteiro dos Jerónimos, no mesmo local onde Mário Soares, em 1985, assinou o Acto de Adesão de Portugal à então CEE.

Para Sócrates, com a aprovação do Tratado, que implica para Portugal uma perda de poder (ver texto ao lado), “a Europa sai mais forte para assumir o seu papel no Mundo e resolver os problemas da economia e dos seus cidadãos”. Uma opinião partilhada por Barroso, que se declarou “extremamente feliz”.

Para alcançar o acordo, Portugal teve de ultrapassar o impasse com a Polónia e ceder a um reforço jurídico e político da chamada ‘cláusula de Ionaninna’. Um mecanismo que permite, em certas circunstâncias, suspender uma decisão comunitária, mesmo que aprovada por uma maioria suficiente.

Após a aprovação do Tratado de Lisboa, segue-se um novo desafio: ratificar o documento em todos os 27 Estados-Membros, sem excepção. Caso contrário, o acordo alcançado de nada valerá.

Parlamentos nacionais ou referendo? Esta é a questão que se coloca, após a Constituição Europeia ter falhado com o ‘não’ nos referendos da França e da Holanda. Apesar da promessa eleitoral, Sócrates só anuncia a sua decisão após a assinatura do Tratado. Mas ontem o ministro dos Assuntos Parlamentares, Santos Silva, defendeu a ratificação parlamentar.

O presidente francês, Nicolas Sarkosy, já fez saber que pretende ratificar o Tratado até Dezembro deste ano, prescindindo de uma consulta popular. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apontou o mesmo caminho. O objectivo é que o Tratado esteja em vigor em 2009.

BROWN LANÇA BLAIR PARA PRESIDENTE

O Tratado ainda não foi assinado ou ratificado, mas nos bastidores já se discutem nomes para o cargo de presidente do Conselho Europeu. Ontem, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apressou-se a lançar o nome do seu antecessor, Tony Blair, para a nova figura da UE. “Seria um grande candidato”, afirmou o chefe de Governo do Reino Unido, citado pela Lusa.

Blair é actualmente enviado especial da ONU para o processo de paz no Médio Oriente, lugar que o seu sucessor disse ser “de suprema importância internacional”. E, nos corredores de Bruxelas, o nome de Blair já circula há algum tempo como potencial presidente do Conselho Europeu, a par com o do primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, o do antigo presidente polaco Alexander Kwasniewski e o do actual primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern. O chefe de governo luxemburguês e presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, bem como o primeiro-ministro cessante da Bélgica, Guy Verhofstadt, são outros putativos candidatos.

A par do presidente, a UE terá outra figura institucional: o alto representante para a Política Externa. A nomeação do novo representante deverá acontecer em 2009, altura em que o actual representante da política externa da UE, o espanhol Javier Solana, termina o seu segundo mandato.

A EQUIPA LUSA DE NEGOCIADORES

No processo de negociação do novo Tratado Europeu, Portugal contou com uma equipa de 43 pessoas, liderada pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e da Presidência, Pedro Silva Pereira. O grupo, dividido em três equipas (diplomática, missão e do gabinete do primeiro-ministro), mereceu ontem, no encerramento da Cimeira de Lisboa, uma palavra de agradecimento de José Sócrates, que destacou a sua “energia inesgotável para que a Cimeira fosse um sucesso”.

O QUE PRECISA SABER

PRESIDENTE DO CONSELHO EUROPEU

Será eleito por dois anos e meio renovado uma única vez.

ASSUNTOS EXTERNOS

Alto Representante, vice-presidente da Comissão.

Fim do veto em áreas como a cooperação judicial, imigração e asilo.

ESTATUTO

A União Europeia tem personalidade única.

REFERÊNCIAS

Hino, bandeira e divisa continuam a existir, mas não constarão do Tratado.

COMISSÃO EUROPEIA

Passa a ter dois terços dos 27 Estados-Membros.

2014 é o ano em que deixará de haver um comissário por país. Uma transição completa em 2017.

CARTA EUROPEIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Só terá direito a menção, mas com carácter vinculativo.

CIDADÃO

Com o Tratado é possível a um milhão de cidadãos propor legislação à Comissão Europeia.

ABANDONO

Um Estado-Membro pode abandonar a União Europeia.

COOPERAÇÃO

Fica institucionalizado um mecanismo automático de cooperação reforçado em áreas judiciais e policiais.

DATAS-CHAVE DA UNIÃO EUROPEIA

25/03/1957

Seis países fundadores – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo assinam o Tratado de Roma.

12/06/1985

O primeiro-ministro português, Mário Soares (PS), assina o acto de adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE) no Mosteiro dos Jerónimos (na foto). A entrada oficial de Portugal oficializa-se em 1 de Janeiro de 2006.

28/02/1986

É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu que prevê o mercado único europeu até 1993.

03/10/1990

Reunificação da Alemanha.

01/01/1992

A primeira presidência portuguesa com Cavaco Silva a primeiro-ministro (PSD, na foto) ficou marcada por provas de fogo, como a desagregação da ex-Jugoslávia e pelo ‘não’ dos dinamarqueses ao Tratado de Maastricht, aprovado em Dezembro de 1991. A CEE passa a chamar-se União Europeia.

24/03/2000

A segunda presidência portuguesa fica associada ao Conselho Europeu de Lisboa que aprova a Estratégia de Lisboa e à criação do euro. António Guterres era o primeiro-ministro (na foto).

26/02/2001

Assinado o Tratado de Nice, que entrou em vigor em 2003.

01/01/2002

Entrada em vigor do Euro para 11 países.

29/10/2004

Projecto de Tratado Constitucional Europeu é assinado em Roma, mas é chumbado pela França e Holanda, via referendo. O projecto é abandonado pelos 27.

19/10/2007

A data fica associada ao fim do impasse institucional. Às 00h45, em Lisboa, os 27 Estados-Membros chegam a acordo sobre o novo Tratado Reformador, que passará a chamar-se Tratado de Lisboa. Tudo sob a égide de José Sócrates.

PORTUGAL PERDE PODER

O Tratado de Lisboa vai implicar mudanças significativas na forma como Portugal e os restantes Estados-Membros são representados e exercem poder nas principais instituições europeias. Para Portugal, e os países mais pequenos da União Europeia, o novo Tratado Europeu significa na prática perda de poder. Certo é que com a entrada de novos membros na União Europeia o poder é cada vez mais relativo. Resta contudo saber se o Tratado de Lisboa será ratificado por todos os Estados-Membros.

CONSELHO DE MINISTROS

As decisões adoptadas pelo Conselho de Ministros da UE terão de obedecer a dois critérios: obter o apoio de 55 por cento dos Estados-Membros (15 em 27), em representação de pelo menos 65 por cento da população total da UE. Esta alteração prevista no novo Tratado implica que, enquanto Portugal assegura 1 voto em 27 no primeiro critério, no segundo o peso do nosso País passe a ser equivalente à sua população, 10 milhões, em cerca de 493 milhões no conjunto dos 27 Estados-Membros. Assim, Portugal passa a ‘pesar’ 2,14 por cento, em vez dos actuais 3,48. O novo Tratado prevê ainda o abandono da unanimidade e a adopção da ‘maioria qualificada’.

PARLAMENTO EUROPEU

Portugal terá menos dois eurodeputados no Parlamento Europeu a partir de 2009. O novo Tratado de Lisboa prevê a redução dos actuais 785 eurodeputados para 751, assim como o reforço de poderes de co-decisão do Parlamento Europeu com o Conselho de Ministros.

COMISSÃO EUROPEIA

A partir de 2014 a Comissão Europeia contará apenas com um número de comissários europeus igual a dois terços do número de Estados-Membros, em vez do actual sistema onde cada país tem o seu comissário. Assim, os Estados-Membros passam a designar um comissário para Bruxelas com base numa rotação igualitária. Ou seja, cada Estado-Membro ficará fora da Comissão, uma vez em cada três mandatos de cinco anos.

CIMEIRA UE-ÁFRICA POLÉMICA

O braço-de-ferro entre o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, continua a gerar polémica em torno da Cimeira UE-África, que deverá realizar-se em Lisboa nos dias 8 e 9 de Dezembro. “Nós não vamos tolerar sentar-nos à mesma mesa que o presidente do Zimbabué”, deixou ontem claro, em Lisboa, Gordon Brown. Mas a chantagem já se estendeu ao outro lado. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia, Grey Johnson, assegurou ontem que se Mugabe não participar na Cimeira os líderes africanos também faltarão.

NOTAS

CAVACO RESERVADO

O Presidente da República acompanhou o processo negocial e, segundo fonte do seu gabinete, só se pronunciará em tempo oportuno

SOARES QUER IMPULSO

Mário Soares defendeu que é preciso dar um novo impulso à construção europeia, agora que o impasse institucional foi ultrapassado

MENEZES CONTRA REFERENDO

O líder do PSD está contra a realização do referendo porque “há todas as razões para acelerar ratificação” do Tratado

JERÓNIMO FALA EM MÁ NOTÍCIA

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que o acordo é “uma má notícia para os portugueses” e exigiu um referendo

.
in Correio da Manhã 2007.10.20
.
Foto - Inácio Rosa/Lusa (Durão Barroso e José Sócrates)
.

» Comentários no CM on line
Terça-feira, 23 Outubro
.
- Telma Porreiro pá! Porreiro estar farta de apertar o cinto, de ter de recorrer a pediatras particulares para tratar dos meus filhos, porque a lista no público é imensa. Porreiro pensar que estou a alucinar de cada vez que leio aqui que mais 1 pedófilo, assassino ou violador foi solto graças ao novo CP. Porreiro, porreiro, porreiro, PÁ!!!
- F.Ferreira Tipicamente português, "nossos políticos não prestam, são uns gatunos etc.", " só nos países a Norte da Europa é que é bom, e são países bem governados". Bem, por esta lógica devíamos ficar contentes; com a Flexisegurança, a sermos governados pela comunidade europeia (onde a maioria não são políticos Portugueses). O pior é que certos activistas perdem o taxo, por isso toca a proteger o taxo.
- Ze Carioca II "ORA PÔRRA PÁ"!Cada vez mais interiorizo que a politicagem(grupo organizado de cidadãos que zelam pelas suas contas bancárias)quer mesmo que exista pobreza neste país, pois só assim pavoneiam a sua "grandeza" comparativa."Ora Pôrra Pá!".
Segunda-feira, 22 Outubro- Silva Apoiado! Sr.Emídio Cardoso.
.
Domingo, 21 Outubro
.
- Emídio Cardoso Não vou tecer considerações sobre a linguagem da rua do nosso primeiro ministro. Parece-me que o mais importante é a sua actuação na Europa, que parece que logrou, algo de grande expectacularidade. Que benefício traz para Portugal o tratado de Lisboa, uma vez que entre em vigor? Creio que muito pouco para não dizer nada. A realidade que temos que enfrentar, cada dia, é que Portugal esta a perder competitividade face aos sócios europeus. Os Portugueses cada vez mais tem que ir por essa Europa mendigar trabalho e trabalhar em condições infrahumanas, para que as famílias sobrevivam em Portugal. Perante estes factos os políticos, parece-me, que acabam de descobrir “a pedra filosofal”. Srs. políticos arrumem primeiro o interior da nossa casa e depois manifestem a pompa ao povo vos paga.
- J. Julio Vaz de Carvalho S. Cruz Grande negociata!!!!
- janus Tudo sorrisos!! Ninguém diz porém que foi feito tudo às escondidas dos eleitores. E que os "políticos" cá da casa já começam a deixar cair o referendo.Uma vigarice! Pois tinha sido prometido. E o mais imoortante de tudo os politicos não têm quqlquer mandatopar assinar o tratado. Portanto ou fazem o referendo ou sãoi "fascistas".Mercês
- Predator Aqui está o princípio do culminar do sucesso da Revolução Francesa de 1789. A Maçonaria está a um passo de dominar o Mundo e de continuar a cortar cabeças a quem se opôr à sua prevalência. Os Maçons inventam guerras entre eles mas no final todos se abraçam porque o alvo a abater já tombou: O POVO - REVOLTA-TE!!!
- porreiro pá - Leiria Será que afinal Sócrates também iniciou a sua carreira política no MRPP: "nem mais um soldado para o Ultramar". Não vão para o Ultramar, mas um já foi e o outro há-de ir ocupar um belo tacho na União Europeia, ora tomem.
.
Sabado, 20 Outubro
.
- A. David Porreiro pá. Vender Portugal foi facil, mas como vamos fazer para vender a Madeira? Jardim não estará de acordo,e ele é muito barulhento...Suíça
- Muito alerta!!! Mas o que é que nós ganhamos com isto? Provávelmente mandar-nos-ão mais dinheiro que servirá para nos enterrar mais do que já estamos e sabe-se lá daonde provem? Não será lavado préviamente? Hum!
- Gil Estou mesmo a ver o que preocupa Jerónimo de Sousa: É que muito provavelmente o Deputado a menos na UE será o do PCP. Por isso má notícia para o PCP! Com este PCP Portugal não chegava a lado nenhum!
- Graça Afonso Deveria haver um referendum! Isso é que seria porreiro pá! Não estou a ver os povos a aceitarem de bom grado perdas de poder dos seus países!
- Samyra Saúde Assim sendo, enveredamos pela " PORREIRICE NACIONAL "! Mas o contrário nos faz sentir que estamos cada vez mais " fritos, cozidos e assados". Os profissionais qualificados estão a saír do País, o "monstro" do desemprego cresce, o BE ameaça com as taxas de juros, os reformados MAIS POBRES são crucificados. Agora vêm muitos milhões para serem mal aproveitados, depois vamos ver : " PORREIRO PÁ "!
- Sandra Estrela - Lisboa ( PORREIRO PÁ ) !!! "Porreiro pá'" !!! Para o snr. Sócrates que somou mais uns pontos de "prestígio" para mais tarde ter um bom "tacho"? "Porreiro pá" porque o País tem cada vez mais pobreza, mais criminalidade, mais desespero, menos Esperança, mais corrupção, menos Justiça, menos saúde e menos escolas? O actual primeiro ministro, um "ilustre desconhecido" do passado é indiferente ao Povo tal como é Durão Barroso.
- Sandra Estrela - Lisboa ( PORREIRO PÁ ) !!! "Porreiro pá'" !!! Para o snr. Sócrates que somou mais uns pontos de "prestígio" para mais tarde ter um bom "tacho"? "Porreiro pá" porque o País tem cada vez mais pobreza, mais criminalidade, mais desespero, menos Esperança, mais corrupção, menos Justiça, menos saúde e menos escolas? O actual primeiro ministro, um "ilustre desconhecido" do passado é indiferente ao Povo tal como é Durão Barroso.
- ernesto faria Meus amigos, não tenham ilusões: a EUROPA tal e qual a conhecemos acabou. Aquilo é uma miscelânia e uma pornochanchada de politicos corruptos e incompetentes.
- VASCO AMARAL Também se pode ouvir, num sussurro quase inaudível: "Eh pá, bora despachar que marquei almoço para 500 nas Torres Vasco da Gama...Pagam "eles"!!!"BEJA
- Leandro Coutinho Porreiro pá..Fixe meu..Ya chavalo..Tásse bem man...!! Vamos curtir..vamos desbundar por aí.. Ok? O resto? Os outros? Eh pá..eles aguentam..
- Oportunidades "Só Para Quem as Quer..." O povo português reflete-se na imagem daqueles q os próprios elegeram.Tendo dito isto,acho q melhor q a média do povo português,Barroso e Sócrates se têm distinguido,pela positiva, contra todas as barreiras, especialmente da Inglaterra, mas tambem de outros países.Estes são os nossos heróis de hoje e devemos reconhece-lo.Por ignorância minha,tambem sou contra o referendo.Viva Portugal! Viva a UE!
.
.

» Comentários no CM on line
Sabado, 20 Outubro.
.
- Tito Livio Santos Mota Porreiro pá ! no tempo do Guterres havia menos de 5% de desempregados. Porreiro pá ! no tempo do Guterres havia mais poder de compra e finanças equilibradas. Porreiro pá ! Vamos ter um governo europeu sem ter que dar contas ao parlamento.Porreiro pá ! vamos ter um governo europeu de burocratas não eleitos nem nomeados em função de qualquer maioria parlamentarPorreiro pá !
- j.silva Porreiro pá , porreiro para quem ? só se fõr para ele e para os amigos , basta ele andar lá metido para sabermos que coisa boa para quem trabalha não é de certeza .
- Cuca Preta Então viva o Nacional-porreirismo
- Jaime Ventura Branco Porreiro,pá! E ainda não sabes como já controlo a comunicação social e os críticos da governação!Anda tudo acagaçado, as Redacções, os Directores, etc!Críticas mais duras? Isso era dantes! Porreiro, mesmo!E ainda vai ficar melhor,limpeza geral!! Samora Correia
- A PROPOSITO DO COMENTÁRIO DO PAULO O Sócrates criticou o Barroso. O Barroso por sua vez arrasou o Guterres dizendo que tinha deixado o pais de tanga e no dia seguinte arranjou-lhe um tachão na Caixa Geral de Depósitos argumentando que tinha prestado relevantes serviços ao país. SÃO POLITICOS MEU CARO.
- Maria Amélia Campos Em entrevista à TVI, interrogado sobre os 200 mil manifestantes contra a política do seu governo, o 1º ministro afirmou que não tinham razão, que ele é que estava certo. A sabedoria popular diria que quem de tal modo presume de si ou é tolo ou tem alma de ditador.
- paulo Este Sócrates há uns meses criticou, e bastante, o BARROSO,que tinha fugido das obrigações nacionais etc etc..,até deu com isso para ajudar a ganhar as eleições,agora diz,que é bom para PORTUGAL,TER UM PRESIDENTE europeu..ideias...
- Luisa Baião "Porreiro pá" .Porreiro para quem? para os dois milhões de Portugueses que passam fome?Porreiro, receber milhões da UE que todos temos de pagar e a pobreza nada recebe ? e economia do Pais quasi estagnada? onde raio está a porreirice?
- Dr. Quintino de Barros Há sempre uma relação íntima entre um pensamento e a maneira de o exprimir.Pobre País, onde chegaste...Suiça
- João Manuel "Porreiro pá".Um abandonou o barco quando este se estava a afundar.O outro continua a afundá-lo cada vez mais.E o pior é que vamos todos ao fundo.
- asilvestre Temos um 1ºministro muito competente ficou contente por conseguir este acordo,segundo ele trabalhou exaustivamente,será que para o conseguir também mentiu aos parceiros europeus como fez com os portugueses? Devia sentir vergonha perante os outros Estados do atraso do nosso país.
- Vasconcelos Claro! Lá conseguimos fazer os que os da UE nos pediram e exigiram sem o povo saber,pareciamos o makukula na selecção, só dissemos que sim,mas nós ficamos com o protagonismo na história, desta já nos safamos,ufa,porque a partir de 2009 arranjas-me um tacho lá em Bruxelas,tá garantido? PORREIRO, PÁ!!!
- andre couto Acho qu nem os políticos sabem o que é o Tratado de Lisboa! Enfim... Noticia-se as coisas mas nao se explicam... Foi assinado o tratado de Lisboa como se fosse a maior coisa do mundo, depois pergunta-se e 99% dos portugueses nao sabe o que isso implica...
- vitor diegues Se a vaidade pagasse imposto, José Sócrates seria o maior contribuite português.
- h.santos Estes dois quase se beijam quando este país é o maior criador de analfabetos de ocasião social e mão de obra barata onde o genocidio social impera diariamente,pois os idosos e outros tantos vivem apenas com 200 euros mênsais alguns nem isso e claro os hospitais fecham,será que não foi o tratado da vergonha.,e ainda a contar com a geração dos recibos verdes e dos quinhentos.
- G.Lopes Afinal deveremos estar orgulhosos porquê. Será que somos tão pobrezinhos, só porque leva o nome de Tratado de Lisboa, mesmo que agora nos levem as cuecas?
- xato europeu O positivo do acordo, é que um Estado pode abandonar a UE, ai se eu fosse presidente...
- Vitor Reis Porreiro, porreiro é para os engravatados que se auto-intitulam "políticos"... então e nós, os desgraçadinhos ganhamos alguma coisa com isso?Quando esses pseudo politicos ficam satisfeitos e é sempre mau sinal para as populações... siga a marinha!
- Américo Silva. Algés Estou feliz. Assim que se soube do acordo recebi um telefonema do meu banco a perdoar-me o resto do empréstimo que ainda não tinha pago. Fui à praça e a senhora das hortaliças ofereceu-me logo um cesto de fruta. E a gasolina vai descer quarenta por cento.
- EMIR BRAZ DE ARAÚJO MARQUES DURÃO BARROSO DEVERIA ABRIR AS PORTAS DA UNIÃO EUROPEIA AO BRASIL, POIS O PACTO EUROPEU NÃO SE RESTRINGE A POSIÇÃO GEOGRÁFICA E SIM ECONÓMICA. O BRASIL SERIA UM GRANDE PARCEIRO NESTA COMUNIDADE. TEM RIQUEZAS NATURAIS INTOCADAS QUE O MUNDO JÁ NÃO TEM. TEM UMA ECONOMIA CRESCENTE SEM IGUAL.UM POVO TRABALHADOR E PACÍFICO.200.000.000 DE HABITANTES E UM TERRITORIO IMENSO. O U.S.A. SABE DISSO
.

» Comentários
Sabado, 20 Outubro
.
- Dr. Quintino de Barros O nível da fraseologia e das atitudes está sempre em consonância com o nível intelectual.É o espectáculo da "globalização" da mediocridade.Suiça
- João G.Oliveira Engraçado, temos tratado. Temos tratado? Mas não tem de ser ratificado? Afinal temos ou não temos? Parece-me que foi mais uma reunião que custou um "balúrdio" a Portugal e que possivelmente não vai servir de nada, só apertar mais o cinto aos Portugueses. Parabéns.
- Trindade Pimpões,fanfarrões,ditadores, censura,onde foi dado relevo pelas tvs á manifestação da inter sindical? foi abafado ,pois foi,abafar iniciativas do povo é grave,pareçe que estes arrogantes andam a brincar com o fogo.dizem-se democrátas e tiveram receio de receber o dalai lama, é esta a liberdade apregoada ? Só espero que não interfirem no caso da pequena Maddie,então aí é mesmo muito grave.
- FELIZVIC "PORREIRO PA". MAS PARA QUEM VAI SER PORREIRO?
- michael vermaas Ai que bom para quem?. Para os politicos ,e os multinacionais. Para o povo apenas traz mais imposto e outras coisas desagradaveis. (Texas, EUA)
.
Ver também neste Kant_O:
.
.
» Artigos Relacionados
,
20-10-2007 - 00:00:00 Pode haver democracia sem povo?
20-10-2007 - 00:00:00 Tratado de Lisboa
19-10-2007 - 16:24:00 Brown reafirma boicote a Mugabe
19-10-2007 - 14:04:00 Presidência portuguesa cumpriu todos os objectivos
19-10-2007 - 08:49:00 Aprovado novo Tratado Europeu
19-10-2007 - 00:00:00 Governos discutem Maddie
19-10-2007 - 00:00:00 Alerta máximo ao terrorismo

Sem comentários: