A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, outubro 24, 2007

Heresias - Assim não é 'porreiro, pá'


* Carlos de Abreu Amorim

.

Muitos políticos julgam que a lógica da democracia é uma maçada. Mesmo um perigo: e se os povos resolvem dizer que ‘não’?
.
1. O Tratado de Lisboa é quase igual à extinta constituição europeia. Então, se estava previsto um referendo para a obra ‘giscardiana’, o mesmo imperativo tem de subsistir. Até porque os dois partidos que se revezam no poder o prometeram na última campanha eleitoral – os deputados foram eleitos sob um compromisso que, politicamente, não os legitima para uma aprovação meramente parlamentar.
.
Infelizmente, muitos políticos julgam que a lógica da democracia é uma maçada. Mesmo um perigo: e se os povos europeus resolvem dizer que ‘não’? O mais seguro, acreditam, é adoptar decisões tomadas por supostos sábios, em ‘petit comité’, ratificadas em bando e de afogadilho por obedientes funcionários que ostentam o nome de deputados.
.
Nunca fomos consultados sobre a Europa. E, em política, a forma é importante. Sou um europeísta convicto – mas o modo desdenhoso como a vontade das pessoas está a ser desconsiderada afasta-me deste modelo vertical de construção europeia. A Europa não pode ser feita por líderes em risonhos abraços mas cheios de medo dos europeus.
.
2. Fala-se em ‘presidência bicéfala’ no PSD porque Santana Lopes é o novo líder do grupo parlamentar. Discordo. Isso serve os propósitos de Menezes na perfeição – será Santana a desgastar Sócrates (e vice-versa) no Parlamento, quinzenalmente. Seja qual for o desfecho, Menezes surgirá incólume, com pose de estadista, a sintetizar o que é importante. E será muito mais ouvido.
.
in Correio da Manhã 2007.10.21
.
.
» Comentários no CM on line
Segunda-feira, 22 Outubro
.
- Jorge Pereira Qualquer pessoa minimamente sensata só pode estar de acordo com Carlos Amorim, mas reforço ainda mais a ideia dizendo que a maioria desta assembleia está desde sempre ilegitima dado que nunca cumpriu com as promessas eleitorais e o Sr. Socrates chegou ao ponto de achar que é perfeitamente legitimo a aprovação da assembleia do tratado, em que ficamos?! E para IVG não era?! ...enfim.
.
Domingo, 21 Outubro
.
- Graça Afonso Sobre este artigo estou inteiramente de acordo com Carlos de Abreu Amorim mas a culpa é das pessoas que votam em governos que é sabido que as prejudicam!
- José Timão Porreiro? Mas é preciso ter a certeza de que a "porreirice" do que é porreiro para alguns signifique algo de BOM para os demais...

Sem comentários: