A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, outubro 29, 2007

Sentinelas - Vazios Humanos


***
.
Há muito que muita gente se interroga sobre uma informação muitas vezes dada e nunca desmentida, a saber: há em Portugal centenas de milhares de casas sem pessoas e centenas de milhares de pessoas sem casa decente para habitar!
.
Falando em casas, muita outra gente se interroga por que carga d’água se continuam a construir tantas novas habitações em vez de se reabilitarem centenas de milhar de prédios devolutos e entaipados, que constituem um atentado ambiental e social à qualidade de vida e ao direito ao acesso à habitação em condições mais acessíveis a quem não tem dinheiro para pagar especulação de terrenos e luxos provocantes de montanhas de betão armado, que cada vez mais estão a tomar conta das cidades!
.
Não terá chegado a altura de colocar “vazios urbanos” ao serviço de “vazios humanos”, criando-se condições para que as pessoas, mesmo as menos abonadas, possam usufruir também do direito de habitar nas cidades?
.
Um Governo e uma Autarquia eleitos pelo bom povo não poderiam assumir um compromisso político sério e a sério destinar 1% (só 1%!) das verbas previstas para o Eixo VALORIZAR O TERRITÓRIO para a Área Metropolitana do Porto, uma zona especialmente carenciada de políticas sociais de habitação?
.
Vá lá... façam por merecer os nossos votos!
.
in Correio da Manhã 2007.10.28.

Sem comentários: