A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, outubro 17, 2007

Bilhete Postal - De onde vem o engenho


* Carlos de Abreu Amorim

Quase todos queremos dar a melhor educação aos nossos filhos. Mas, hoje, aquilo que mais fazemos é protegê-los.

.
Resguardamos tanto as nossas crianças que as estamos a tornar em seres desprovidos de vontade própria. Asfixiamos-lhes o gosto pelo risco. Nos meus alunos vislumbro conformismo a mais e ousadia a menos.

.

A curiosidade, meio primordial de adquirir saber, já não é bem vista nas novas gerações. Com Bolonha ou sem ela, confronto-me com turmas de meros receptores, intelectual e socialmente indolentes.

.

Mário Capecchi nasceu em Itália há 70 anos. Dos quatro aos oito anos viveu nas ruas, sozinho, após a sua mãe ter sido presa num campo de concentração nazi. Emigrou para a América, doutorou-se em Harvard. Esta semana, ganhou o Prémio Nobel da Medicina.

.

Dei por mim a pensar que caso tivesse sido super-protegido na infância nada disso teria acontecido.
.
in Correio da Manhã 2007.10.11
.

Aqui pode conhecer um génio que até nem foi brilhante aluno: Albert Einstein

Sem comentários: