A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, outubro 24, 2007

Bilhete Postal - Maus governos - A Guerra Colonial


* Carlos de Abreu Amorim

.
O primeiro episódio da série ‘A Guerra’, de Joaquim Furtado, que a RTP exibiu esta semana, prometeu muito. O início da guerra em Angola foi revelado através de imagens muito bem encadeadas com os testemunhos e um discurso narrativo factual interessante.
.
Apercebi-me do que já suspeitava – o País de então não era muito diferente do de agora em muitos dos seus defeitos. Sobretudo no que toca à governação: impreparada e alheada dos problemas das pessoas. A versão lendária de que a nossa colonização era ‘diferente’ tinha atingido as autoridades.
.
Na véspera dos ataques da UPA, Salazar estava a exercitar alguma tropa angolana para uma invasão da URSS. Homens que bradavam a toda a hora pelo ‘império’ não o percebiam minimamente. Não anteciparam a guerra e não tinham estatura para fazer a paz. A nossa maior tradição é o péssimo Governo em que sempre estivemos.
.
in Correio da Manhã 2007.10.19

Sem comentários: