A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, outubro 12, 2007

Coimbra: Juristas criticam diplomas penais - Reforma da lei foi precipitada


* Deus Amaral, Coimbra


A reforma da Lei Penal, que entrou em vigor apenas 11 dias depois de publicada, foi considerada “precipitada” pelos juristas que, quinta-feira à noite, debateram em Coimbra “Os novos rumos da Lei Penal e Processual Penal”. Em 1988, as alterações legislativas demoraram um ano para serem aplicadas.

.
Paulo Correia, juiz de Direito da Vara Mista de Coimbra – um dos participantes no encontro ‘Quintas de Direito na Almedina’, que conta com a parceria do CM –, destacou que só em finais de Agosto os profissionais tiveram acesso aos diplomas, o que considera “efémero”. Jorge Leitão, procurador-adjunto do Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra, explicou que a rapidez pode provocar “soluções que venham a mostrar-se desadequadas mais tarde”. O advogado Jacob Simões apontou como negativas “algumas mudanças que vêm ao sabor do tempo e da moral”, tal como considerar-se crime o manuseamento de fotografias pornográficas.

Para Paulo Correia, algumas das novas normas têm uma leitura extremamente difícil, o que pode causar problemas na sua aplicação. Um exemplo é o artigo 132.º, respeitante ao homicídio qualificado: “Praticar o facto contra cônjuge, ex-cônjuge ou contra progenitores de descendente comum em primeiro grau. Mas quem é este último? É uma linguagem rebuscadíssima quando era mais simples dizer que este é apenas a pessoa com quem se teve o filho”. Esta iniciativa, organizada pela Ordem dos Advogados, Ideias Concertadas e Almedina, com o apoio do CM, continua em Novembro.

in Correio da Manhã 2007.10.06


» Comentários no CM on line


Sabado, 6 Outubro
.
- ATENTO PRECIPITADA? Olhe que não doutor, olhe que não! Para além daqueles criminosos óbvios e que têm sido noticiados no CM, quem foi que mais ficou a ganhar com esta "precipitação"?

.
» Artigos Relacionados

,
30-09-2007 - 00:00:00
Código é uma reforma para problemas de ontem
21-09-2007 - 13:00:00 Reduzido número de crimes
19-09-2007 - 22:19:00 Cavaco não comenta Código Penal.

Sem comentários: