A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, outubro 15, 2007

Depressão afecta 25% dos portugueses - Número de casos tende a aumentar


A depressão afecta actualmente cerca de 25 por cento dos portugueses e o número de casos desta doença mental regista uma tendência para aumentar durante este século, ultrapassando mesmo os números da gripe.
.
A conclusão foi apresentada esta terça-feira pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), Adriano Vaz Serra, que falava aos jornalistas à margem do debate “A Saúde Mental um Mundo em Mudança: O Impacto da Cultura e da Diversidade”, a decorrer no Porto no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.
.
Adriano Vaz Serra afirmou que, embora passe muitas vezes desapercebida, a depressão é “recorrente e incapacitante”, afectando desta forma a vida pessoal, familiar e profissional dos doentes. "É provavel que a depressão venha a ultrapassar a gripe no século XXI", disse o presidente da SPPSM, acrescentando que actualmente já se reconhece mais facilmente os indícios desta doença. Adriano Vaz Serra salientou que a depressão é recorrente e apresenta uma longevidade cada vez maior, tendo tendência a aumentar.
.
Aquele responsável destacou os transtornos mentais serem uma das causas mais proeminentes no suicídio, referindo que "cerca de 800 mil pessoas por ano, no Mundo, suicidam-se".
.
Na sua opinião, uma doença psíquica não é localizada, pois é um transtorno do próprio cérebro que impede o funcionamento normal das pessoas, devendo caber aos responsáveis pelos cuidados primários de saúde detectá-las. "A identificação de uma doença mental, em especial da depressão, deve ser feita por um clínico, embora haja muitas depressões que passam desapercebidas, acabando a pessoa por não receber qualquer tipo de tratamento", salientou.
.
in Correio da Manhã 2007.10.10
.
Quadro de Van Gogh - Vincent van Gogh, que sofria de depressão e cometeu suicídio, pintou esse quadro em 1890 de um homem que emblematiza o desespero e falta de esperança sentida na depressão
.
» Artigos Relacionados
.
17-06-2007 - 00:00:00 Medo levado ao extremo
04-06-2007 - 00:00:00 500 mil precisam de tratamento
01-10-2006 - 00:00:00 Ansiedade é pior que depressão
.
Para saber mais ver:
.

1 comentário:

Belisa disse...

Olá
Tudo bem?

Só tenho a dizer que com o que se nos depara, é muito difícil não ter "ansiedade" , mas, contudo, devemos enfrentar "as coisas" de frente, tentar resolvê-las e pensamentos positivos...rir...rir... é um bom remédio!

Beijos estrelados