A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

segunda-feira, outubro 15, 2007

Dinheiro ilegal no PS - Acusação em Coimbra: Líder da concelhia do PS acusado de corrupção

* Eduardo Dâmaso
.
Os 50 mil euros que o sócio-gerente da Bragaparques, Domingos Névoa, emprestou ao líder da concelhia de Coimbra do PS estão na origem da acusação de corrupção feita pelo Ministério Público a ambos. Domingos Névoa é acusado de corrupção passiva por ter emprestado os 50 mil euros, em 2002, a Luís Vilar, vereador da Câmara de Coimbra e presidente da concelhia socialista, que deu como contrapartida o voto favorável à construção de um parque de estacionamento na Baixa da cidade, numa zona conhecida por ‘Bota Abaixo’.

.
Na acusação feita pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra é admitido que uma parte do empréstimo tenha sido liquidada mas o apuramento feito pela investigação sobre a quantidade de dinheiro devolvida não passa dos 10 mil euros. A Bragaparques tem negócios imobiliários em Coimbra e Domingos Névoa é amigo de Luís Vilar, acusado neste caso do crime de corrupção passiva, punível com uma pena de prisão até oito anos.

Luís Vilar reagiu à acusação do DIAP com uma conferência de imprensa na sede do próprio partido, facto que está a causar profundo mal-estar nos círculos locais socialistas mas também junto da direcção nacional do partido.

Na mesma acusação são imputados a Vilar mais quatro crimes, sendo três de abuso de poder e um de tráfico de influências. O MP e a PJ de Coimbra apuraram que Vilar declarou às Finanças rendimentos de 235 mil euros entre 2001 e 2005, mas no mesmo período construiu um património financeiro de mais de 675 mil euros. “Só através do recurso a valores de origem diferente da do salário, que lhe era pago enquanto autarca, e de uma pensão conseguiu adquirir a título oneroso determinado património e vantagens patrimoniais”, assinala a acusação.

O caso de tráfico de influências está relacionado com suspeitas de financiamento partidário. Vilar terá recebido do empresário Emídio Mendes, ligado ao empreendimento Jardins do Mondego, uma verba de 20 mil euros, que foi canalizada para o presidente da distrital do PS, Vítor Batista, eleito nas Legislativas de 2005 por Coimbra. O empresário foi ainda avalista de outro empréstimo contraído por Vítor Batista.

SIMÕES EM JULGAMENTO

A acusação a Luís Vilar e Domingos Névoa foi conhecida poucos dias depois de o Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra ter pronunciado o presidente da Académica, José Eduardo Simões, por oito crimes de corrupção. Ou seja, Simões vai ser julgado por oito situações de alegado recebimento ilícito de dinheiro ou outros bens quando era director do Urbanismo da Câmara de Coimbra. Os crimes, segundo a defesa e Almeida Santos, presidente do PS e sócio da Académica que saiu em defesa de Simões, terão sido praticados a favor do clube. A magistrada que pronunciou Simões considerou que a investigação “demonstra de forma exuberante o objectivo das vantagens patrimoniais atribuídas por empresários da construção civil quando o arguido passou a desempenhar funções na Câmara de Coimbra e exercia o cargo de vice-presidente da Académica.

OS CASOS DE ABUSO DE PODER

PLANO

Os crimes de abuso de poder de que Vilar é acusado estão relacionados com a sua intervenção enquanto vereador na aprovação de um plano de pormenor para a quinta de S. Jorge de Milreu.

TERRENO

O objectivo era dedicar 20 mil m2 do terreno da quinta para habitação. À data da votação, Vilar era presidente do conselho fiscal da associação que tinha o alvará da Escola Vasco da Gama.

ASSOCIAÇÃO

Um ano depois, o dirigente socialista, Luís Vilar, era presidente da referida associação e esta passou de um organismo com objectivos não lucrativos para uma sociedade comercial.
Eduardo Dâmaso
.

in Correio da Manhã 2007.10.08
.

» Comentários no CM on line
Quarta-feira, 10 Outubro

- Baptista João Cravinho acaba mais uma vez de ter razão, pena é que não tenha optado por lutar dentro do partido que neste momento já limpa os pés ao socialismo.Parede

Terça-feira, 9 Outubro

- Vasco Still O actual presidente da Câmara Municipal de Coimbra tem sido enxovalhado por esta corja de suspeitos de corrupção, vezes sem conta. O embargo decretado a uma urbanização no centro da cidade é prova disso. Mas porque é que não há investigação jornalística profunda em Portugal?

Segunda-feira, 8 Outubro

- Lemos Na era da internet onde tudo pode ser espiado, como há pessoas que não compreendem isso.
- graça maria A culpa é do Partido Comunista...
- Quim abelha É malta é aproveitar agora que isto é que está a dar. Para o governo pouco importa agora o que vai acontecer. Já livraram alguns amigos da cadeia e eles se forem corridos nas próximas eleições já terão realizado o objectivo da sua eleição: Desorganizar o país, enxovalhar os mais fracos, ajudar os amigos e os mais poderosos e...
- José Costa Aqui está a razão, por que passado um ano do Presidente da República ter pedido aos srs. deputados para legislarem a fim de de combaterem este flagelo, eles ainda não fizeram nada. No dia 5 voltou à carga, mas Sócrates, pelos vistos não ouviu, uma vez que só falou da Educação.(Colares)
- vitor silva Este sr. não me empresta 300 eurozitos para pagar o IRS? Parece k é filantropo...
- Fernando Sousa Outra coisa não seria de esperar de tão ilustres políticos, corrupção? Não! Isso não somos nós. Nem pensar. Nem alteramos a lei para não dividir a classe...
- j.silva Já perceberam o porqué da alteração do código penal, ou ainda não?
- helena r. É por causa destas corrupções que o governo PS não dá ouvidos ao sócio Cravinho! Estão todos metidos até à rolha!
- vma No próximo CPP o rui pereira já irá acautelar estas situações, para que não seja crime o recebimento de cacau indevido.
- Milena Não acredito. Devem ser as bocas da reacção, pois são todos boa gente. Farinha do mesmo saco.
- JL Mas queriam o quê destes "politicos"???? A Bragaparques só "emprestou"...a contrapartida não interessa....assim eles se vão governando...e o "Zé Povinho" que se dane.....fica tudo entre "amigos"...Agora vem o Ministério Publico armado em paladino da moralidade...esta então é a maior anedota no meio disto tudo....
- Chico ines Já começam a perceber a razão do novo código penal?
- asilvestre de facto o país está com muita névoa. a miséria ,a mentira,o desemprego,a gatunagem,a má educação,a saúde,os fartos lucros da banca e das grandes empresas não deixam os portugueses ver o que há de bom na vida.tudo isto oferecido por um partido dito socialista.
- Grito de revolta Estão a ver porque é que os politicos nem querem ouvir falar em combate á corrupção
- Vasconcelos No PS, no PSD,no PP,no PCP,no BE, mas eles vivem do quê afinal? Como é que eles subsistem? Eles não criam riqueza própria, não vendem rifas para angariarem dinheiro, e os ordenados dos trabalhadores as rendas das sedes,a luz,água,tem de vir de algum lado.Não basta o que o governo lhes dá por mês?os politicos são oportunistas vivem do que lhes damos,mas ainda falam as pessoas dos desempregados !!!!
- Pires José Nâo tenho assim tanto a certeza, o homem usa colarinho azul.
- Vitor Santos Tenho a certeza absoluta que isso é uma cabala. Se não for, vai dar ao mesmo.

» Artigos Relacionados

07-10-2007 - 00:57:00 Domingos Névoa: Acusação em Coimbra

26-09-2007 - 00:00:00 Câmara deve à Bragaparques

01-08-2007 - 00:00:00 Domingos Névoa apresenta reclamação

12-07-2007 - 00:00:00 Névoa vai ser julgado

Sem comentários: