A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, outubro 10, 2007

Estado do sítio - Tanta indignação


* António Ribeiro Ferreira
.
Assim vai a Pátria. Séria, grave, cheia de lixo e cadáveres nos armários. Com uma mão cheia de nada e a outra de coisa nenhuma.
.

A semana deste sítio cada vez mais mal frequentado ficou marcada por muita emoção e ondas imensas de indignação. As almas puras das elites, as cabeças bem pensantes dos intelectuais, as mãos e os pés de analistas, comentadores e afins ficaram em estado de choque com uma série de acontecimentos que por certo irão ficar na história e nos anais desta democracia salazarenta, triste e deprimida.

O primeiro envolveu um terrível populista, alma negra desta terra cheia de gente que se farta de ler clássicos, jornais de referência, vê filmes de qualidade e escolhe com critério os programas de televisão. Gente séria, que se sacrifica há anos pelo sítio e que se acha no direito inalienável de ser alimentada a pão-de-ló pelos impostos dos indígenas.

Imagine-se a afronta, o despautério de um canal de notícias, logo tablóide, que não só convidou para uma entrevista o desgraçado do populista como o interrompeu para dar em directo a chegada a Lisboa de José Mourinho, sim, Mourinho, um miserável treinador que se atreveu não só a vencer campeonatos da bola cá do sítio e taças europeias, como teve o topete de ganhar uma meia dúzia de títulos em terras de Sua Majestade e de se tornar uma figura mundial. É demais.

Um populista interrompido por um vencedor, também ele um mal exemplo para esta terra medíocre, triste e deprimida. E como uma indignação não vem só, imagine-se que um bando enorme de militantes do PSD, mais de vinte mil, decidiu eleger para seu líder outro terrível e perigoso populista chamado Luís Filipe Menezes.

Uma desgraça. Barões sem brasão em estado de choque, símbolos invertidos, ranger de dentes e muitas lágrimas a correr pelas faces de tanta gente boa, honesta, impoluta e, claro, completamente avessa a populismos. Que horror. Mas a indignação ficou por aí. O facto de a corrupção na Função Pública e na classe política estar a aumentar ficou obviamente na gaveta.

A divulgação de escutas telefónicas que revelam as mentiras do senhor presidente do Conselho no processo de substituição do ex-procurador-geral da República Souto Moura ficou registada no gelo e rapidamente atirada para o caixote do lixo. O livro de Santos Cabral, antigo director da Polícia Judiciária, em que se aborda o caso Freeport e a reacção do poder socialista, com Sócrates à cabeça, às investigações sobre suspeitas de corrupção foi naturalmente queimado na praça pública pelos santos inquisidores do sítio.

E assim vai a Pátria. Cheia de indignação, séria, grave, cheia de lixo e cadáveres nos armários. Uma Pátria com uma mão cheia de nada e a outra de coisa nenhuma.
.
in Correio da Manhã 2007.10.01
.

» Comentários no CM on line
Segunda-feira, 1 Outubro
.
- NUNO ALMEIDA Sr.António Ribeiro Ferreira, felicito-o pelo seu artigo.Na verdade começamos a estar fartos dos "populistas" deste País e começamos a ter saudades dos "Mourinhos" que têm que emigrar para que o seu valor seja reconhecido, por outras palavras a miséria fica em casa e a qualidade está fora de casa. Até quando este "estado de sítio"? Até quando as invejas, a mesquinhês, a pequenês de certos senhores?
- rui Pátria entregue aos infiéis, havia nevoeiro e não era manhã, mas D. Pedro indignou-se queria passar pelo salvador da pátria mas D. Ricardo não deixou. por favor, D. Sebastião, salva esta pátria de cinco euros à hora!

Sem comentários: