A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, outubro 17, 2007

Idosos nem conseguem pagar conta da farmácia - CM pela inclusão: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - 17 de Outubro

* Sofia Rato / Diana Paiva
.
Ilda Coração tem 94 anos e é a pessoa “mais antiga” do Castelo, freguesia lisboeta com cinco centenas de habitantes, dos quais 70 por cento são idosos. “Grande parte dos moradores vivem sozinhos, sobretudo senhoras de avançada idade”, diz Carlos Lima, presidente da junta.

Toda a gente conhece Ilda. “Nasci na mesma casa em que ainda vivo”, conta ao CM. É numa modesta habitação com um quarto-sala, uma pequena cozinha e uma casa de banho que (sobre)vive. “Vou pouco à rua, costumo ir ao café mas acompanhada. Não saio sozinha”, confessa. A idosa, que sofreu uma trombose e tem a vista diminuída, tem medo de escorregar na calçada antiga que ladeia as ruas daquela zona. Tem um filho, três netos e uma bisneta. “Um dos meus netos é casado com a cantora Ana Malhoa, tenho uma bisneta, a Índia”, diz. Mas quem a visita com regularidade é outro “neto”: “Criei um rapaz desde os seis meses. Agora é arquitecto e muito meu amigo.” A reforma e a pensão de viuvez juntas não chegam a cem euros. Mas Ilda não reclama: “Pago cinco euros de renda e os remédios para a vista são grátis. No resto vou-me remediando.”

A solidão pauta a vida daqueles que ali vivem sozinhos e entregues uns aos outros. Vale-lhes o café onde alguns se encontram para “matar o tempo” e observar os turistas que diariamente ali passam.

Alberto Rosário tem 82 anos, é viúvo e nasceu na freguesia do Castelo. “A minha mulher morreu o ano passado. É a pessoa que mais falta me faz, era uma companhia”, diz, comovido. E acrescenta: “Ela foi cozinheira do escritor Aquilino Ribeiro.” Alberto, que era gráfico, tem três filhos, um dos quais vive consigo, e um neto. Quando está sozinho dedica-se aos trabalhos manuais. A reforma não lhe chega. “A minha filha é que me compra sempre os medicamentos.”

“A maior parte das pessoas é remediada ou vive com dificuldade”, lembra Carlos Lima. E prossegue: “A Junta apoia-os como pode, temos médico, enfermeiro, mas falta-nos um espaço de convívio.”

Perfeita Silva é minhota mas há décadas que reside em Lisboa. Aos 82 anos, enterrou o marido e um filho. Restam-lhe três filhos e quatro netos: “Mas eles quase nunca vêm para esta zona, tirando um neto meu que ao sábado me visita.” A reforma não lhe chega. Toma quatro fármacos diferentes que os filhos lhe compram.

Grande parte dos moradores esperam ansiosamente pela visita dos filhos e netos, para atenuar saudades e para se libertarem temporariamente da imensa solidão em que estão mergulhados. Mas a maior parte das famílias raramente aparece, ou quando o faz, é tarde de mais.

TRÊS PERGUNTAS A TERESA CAEIRO (Deputada e ex-governadora civil de Lisboa)

PORQUE É QUE OS IDOSOS VIVEM ISOLADOS DA FAMÍLIA?

- O mercado de arrendamento não é favorável e os mais jovens vão morar para os subúrbios deixando na cidade, principalmente nas zonas históricas, a população idosa.

PORQUE VIVE A MAIORIA DOS IDOSOS EM MÁS CONDIÇÕES?

- Os idosos ficam sozinhos geralmente em habitações antigas, com rendas baixas e sem grandes condições de habitabilidade. O isolamento e baixos rendimentos agravam a situação.

A IMIGRAÇÃO REJUVENESCE CIDADES?

Se houver condições, a imigração pode ajudar a rejuvenescer a população.

REACÇÕES

"OS FILHOS TÊM DE TRABALHAR" Rosária Borrego, 67 anos

“Muitas pessoas estão isoladas porque os filhos trabalham e não as podem acompanhar. A maioria dos locais não oferecem grandes oportunidades e os jovens saem. Antigamente havia mais afecto pelos pais.”

"LARES SÃO OPÇÃO CARA" Nuno Oliveira, 33 anos

“Os filhos têm que trabalhar fora e o preço dos lares que têm alguma qualidade é muito elevado. Tenho casos semelhantes na família. O Estado devia fazer algo para oferecer condições diferentes às pessoas mais idosas.”

"NÃO RESPEITAM OS MAIS VELHOS" Ana Elias, 28 anos

“O nível de vida é baixo. Por isso os jovens não têm filhos e temos os níveis de envelhecimento que se vêem. O problema do abandono e do isolamento começa na educação. Os jovens não respeitam os mais velhos, não há afectos.”

"GOVERNO DEVIA APOIAR IDOSOS" Virgílio Costa, 65 anos

“Isolamento é a vergonha do País, há idosos a mendigar na rua. O Governo devia apoiar criando casas e formas de acolhimento ou tratamento ao domicílio. As famílias não podem porque têm de trabalhar.”

NÚMEROS

- 34 mil idosos de Lisboa vivem completamente sozinhos em casa. A terceira idade representa 25 por cento da população da capital.

- 123264 idosos residem na cidade de Lisboa, segundo dados relativos a 2006 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

- 37% dos idosos residentes em Lisboa são muito pobres e dependem da ajuda de organizações humanitárias e de algumas comunidades.

- 2050 O Instituto Nacional de Estatística prevê que nesse ano o número de idosos em Portugal ascenda a três milhões. Actualmente, o País tem 1,8 milhões de idosos.

- 30% É essa a percentagem de idosos em todo o Mundo que recebem reformas ou subsídios, revelou um
estudo levado a cabo pela Organização Mundial de Saúde.

in Correio da Manhã 2007.10.11

foto natália ferraz (Ilda Coração não sai de casa sozinha)


» Comentários no CM on line
Terça-feira, 16 Outubro
.
- Bruno É obvio que os idosos dos nossos governantes não passarão qualquer necessidade. Quem deveria governar Portugal deveria ser o povo, pois não estou a ver ninguém com capacidade para tal. ABSTENÇÃO TOTAL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

Sexta-feira, 12 Outubro
.
- Teresa É uma VERGONHA esquecem-se que caminhamos todos para velhos... Eu chego a ter PAVOR da velhice!!! Da maneira como ela é encarada e tratada. A VELHICE É UM POSTO...mas na solidão, nos maus tratos...
- F. Abreu Estes "AVÓS" homens e mulheres velhinhos que na sua maioria tiveram uma vida dificil e de intenso trabalho, devem sentir-se hoje recompensados com estas insignificantes reformas e pensões, pois ASSIM CONTRIBUEM PARA BAIXAR O DEFICE ORÇAMENTAL e AJUDAR A ECONOMIA PORTUGUESA. São autenticos Messenas Salvadores da Pátria ! QUE SEJAM GALARDOADOS COM A MEDALHA DA MORTE !
- Graça Afonso E é desta forma horrorosa que tratamos os nossos idosos que trabalharam duramente durante toda a vida e que foram uteis ao pais! Que vergonha!
- Teresa Nao e so em Portugal que os idosos sao postos de lado. E por todo o mundo! A minha Avo em Portugal aos 94 anos poupou a vida inteira para comprar a sua casita. O problem e que o Governo como acha que ela tem casa propria diz que ela nao tem direito a parte da pensao de viuvez que deveria receber desde que o Avo morreu. E suposto viver de que? Do ar? Deve vender a casa para poder comer? -Inglaterra
- JL O "Engº" devia ter vergonha na cara
.

Quinta-feira, 11 Outubro
.
- joao moleiro É uma vergonha, Srs. Ministros resolvam mas e os problemas do país e deem mais reforma a estas pessoas, nem todas as pessoas tem dinheiro para comprar canudos de engenheiros.
- José Palma Não são so os idosos de Lisboa que têm uma vida precària, é por todo Pais, hà quem ganhe 30 contos por mes para comer e os fihos não podem ajudar, derivado aos salàrios que recebem.
- nanda É estas coisas e outras mais q Portugal deveria ver, mas nao o vê,o importante é estadios de futebol.
- Nelson O comentário de ml diz tudo. Concordo plenamente consigo.Peço que nos venha um governo que seja português e governe para os portugueses.
- Marcus Concordo com Victorino. Nossos políticos só pensam na barriga! Por isso não merecem credibilidade por parte de seus pares na UE. Os governantes são proporcionalmente respeitados conforme às condições de vida que oferecem à população. Infelizmente os políticos que aí estão não sabem o que é seriedade , competência e patriotismo. Por isso são tão mal vistos no exterior. São dignos de pena!
- Maria Etelvina Mendes Eu sei e conheço esta situação; pois a minha mãe com 90 anos, se eu ñ existisse ela já teria morrido de fome e ñ só. Aqui é que é o INFERNO.
- Victorino - Suecia Toda esta miseria se deve a ma qualidade dos politicos ai em Portugal, eles enquanto estao no poder so pensam na sua barriga, e quando acaba o tacho... tem as suas contas bancarias bem recheadas, mas a culpa e do povo que permite tudo isto ha tantos anos, e nada fazem. Acordem.
- jr Cá está,estes fazem parte dos 8 ou 80 pela negativa,isto não se admite,não é justo e é escabroso. Enquanto existirem estas disparidades não me venham falar em democracias e igualdades de opurtunidades.Tretas
- vania e nao é so para os idosos.. quem ganhe 500 euros como pode viver com a comida tao cara, se for preciso filhos para criar.. vivemos num pais miseravel á muitos anos.. e sinseramente nao vejo melhoras..o que vejo é que os ricos estao cada vez mais ricos e pobre cada vez mais pobres.. os remediados poucos há! enfim..
- vania a minha avo trabalhou a vida toda,chegou á reforma e recebe 300 euros.. 150 sao para a farmacia.. ela por acaso vive comigo e com os meus pais.mas se nao vivesse? como podia uma pessoa sobreviver com 150 euros? com facturas de luz, agua etc.. e o comer que esta cada vez mais caro! o governo nao faz nada porque esta de bolso cheio e pouco que saber de quem nao tem..
- AVM E que tal o estado dar o exemplo pagando a horas aos fornecedores?Lisboa
- Mario Rana Não podemos culpar o actual governo desta situação. Desde o 25/04/74 nunca nenhum dos REPRESENTANTES DO POVO olhou além do seu bolso. Criando sempre beneficios chorudos a seu favor, quando não são GOVERNO culpam quem está no PODER, quando lá estão enchem os bolsos de maneira por vezes menos licita. As reformas dos politicos são uma vergonha. Lembram de um politico q ia para S.BENTO de BICICLETA???
- Helga Faço meus os comentários de Candide e ml e acrescento: Nossos recursos vão p/ pagamento dos "reformas de ouro", p/ gordos salários da classe política e construção de obras faraônicas, onde empreiteiras, empresários e os políticos se deleitam à farta com o dinheiro público. Preservar, conservar e boa administração do q existe? Nem pensar, não renderia tanto! Saúde, Educação e Segurança? Lixe-se!
- Diana Os idosos vivem mal, os jovens em início de vida vivem mal, os adultos já com vida feita vivem mal e que por sua vez chegarão a idosos a viver mal... o problema é que não há dinheiro. Infelizmente o dinheiro.
.

» Comentários no CM on line
Quinta-feira, 11 Outubro
.
- Joao P. Recebe mais um vagabundo que nao quer trabalhar que esta senhora que trabalhou toda a vida. é realmente vergonhoso atribuirem reformas de 100 euros, no entanto plo que percebi da entrevista os filhos certamente dao apoio á senhora, plo menos um deles tem um curso superior e deve ter bons rendimentos. se nao o fazem deviam fazer.
- Teresa Penela Os governantes deviam olhar mais para os idosos a maioria tem reformas de miséria, pois é claro que os governantes preferem gastar muitos euros no apoio a drogados, casa para se injectarem e etc e continuarem a manter o vicios continuem a ajudar pois eles merecem mais que os nossos queridos idosos são velhos !!!!!!
- ml Eu nada tenho contra minorias ou imigrantes, mas fico revoltada com estas situações dos "nossos" idosos que o Estado não dignifica. pessoas que trabalharam e contribuiram melhor ou pior para o País que temos. Envelhecem sem dignidade. Os preços de lares por exemplo são um escaândalo. Vêem pessoas de outros Paises e logo têem apoios sociais: casas, rendimento minimo assistência médica. Revoltante.
- FM É de facto incrível o modo como os filhos "de hoje" tratam os pais. Esqueceram-se do que fizeram por eles, que são o que são porque os pais tudo fizeram para isso... eu nunca aceitaria ter os meus pais a viver em más condições vivendo eu bem... Dá que pensar!
- J tondela Lembo-me eu no tempo dos meus avós não existia reformas e não era por isso que eles eram abandonados ou desrespeitados agora não há é carinho por ninguém
- Luis A seguir deviam entrevistar os proprietários das casas, que recebem 5 euros e ainda têm de manter as casas. Por ex eu fui obrigada a pagar 1637 euros para remodelar elevador de uma casa q recebo 100 de renda (senão paravam o elevador), o q para mim era óptimo pq o inquilino não conseguia subir 6 andares a pé e talvez se fosse embora.
- Candide Se vê na qualidade de um governo na maneira como trata os seus idosos ... (França )
- JAIME JORGE PEREIRA (CASTANHEIRA DO RIBATEJO) Eu ataco o Governo ou elogio, consoante o caso, claro tem que haver reformas,que ja deveriam ter feito desde 1975, muitos estão no Governo e em Empresas e Bancos como Administradores, mas nada fizeram,agora está a se fazer,que acho bem,e eu estou a sofrer com as reformas,mas era inevitávél,mas sinceramente o Srº1ºMinistro tem resolver o caso dos idosos, as reformas não dão para a Farmácia, isso sei eu.
- JL "O ISOLAMENTO DOS IDOSOS É A VERGONHA DO PAÍS" - Mas há dinheiro para megalomanias, OTAS, TGVS, mordomias para os "politicos", altos niveis de corrupção, claro que isto não é para entender, mas é muito preocupante, pois TODOS mais tarde os mais cedo iremos sentir esse desprezo por parte das administrações, eles estão resguardados, pois já amealharam ou legislaram em causa própria as suas benesses.
- Baptista São casos destes e muitos parecidos como este,que cada vez mais existem e que me revolta contra a insensibilidade dos nossos políticos e contra o que eles se transformam logo que chegam ao poder. Odeios a todos. (Parede)
- Trindade a vida não está só dificil para os idosos, pelo contrário.
- Denise Falta respeito com aqueles que passaram a vida a trabalhar e agora na velhice, cansados e adoecidos, encontram-se esquecidos e abandonados pelo governo. A renda é baixa e os remédios caríssimos. Urgências? Foram encerradas! No que querem transformar o nosso País? Num lugar inóspido?

» Artigos Relacionados

10-10-2007 - 00:00:00 Só cinco por cento dos cegos tem emprego

09-10-2007 - 00:00:00 Dívidas levaram Finanças a vender casa de sonho

Sem comentários: