A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

domingo, outubro 14, 2007

Julgamento esperou por nova lei - Casa Pia: Ex-provedora lança acusações ao poder político



* Edgar Nascimento

A ex-provedora da Casa Pia de Lisboa Catalina Pestana acredita que o julgamento do caso de pedofilia que envolve alunos da instituição está a demorar “porque era preciso” novas leis penais, alegadamente mais brandas. Em entrevista ao semanário ‘Sol’ a ex-provedora afirmou que o megajulgamento “vai demorar ainda mais”.

“Antes, um crime de abuso sexual contava as vezes que uma vítima era abusada. O actual Código Penal diz que um crime continuado de abuso sexual conta como um único crime. Percebo porque é que foi preciso esticar no tempo todo este processo”, afirmou. Considerando que “não há coisa pior para a Justiça do que um juiz medroso”, Catalina Pestana acredita que “metade dos deputados não leu os códigos [Penal e de Processo Penal, em vigor há um mês]”. A ex-provedora disse que a aprovação das leis penais com votos do PS e do PSD “ultrapassa muito os partidos. Algumas alterações foram lideradas por outra forma que as pessoas têm de se organizar, mais discreta”, referindo-se a “ sectores da Maçonaria”.

Catalina Pestana descreveu a recepção de Paulo Pedroso no Palácio de São Bento, após ser libertado, como “o maior escândalo político dos últimos anos. Assisti no meu gabinete, gelada, à vergonha da entrada apoteótica do dr. Pedroso na Assembleia! Tive de segurar as vítimas: uns choravam, outros propunham-se quase a esfaqueá-lo”.

Pedro Namora, antigo aluno da Casa Pia, concorda com as afirmações de Catalina. “O julgamento tem tido um arrastamento inaceitável e espero que se apure quem é que alterou a parte final do n.º 3 do artigo 30.º antes de o Código Penal ser publicado”, diz o ex-casapiano.

António Marinho Pinto, candidato a bastonário da Ordem dos Advogados, mostra-se contra os “megaprocessos”, que mais não são do que “invenções do Ministério Público para conseguir impacto mediático”, mas repudia as suspeições levantadas por Catalina Pestana quanto ao arrastar do julgamento do processo Casa Pia. “São acusações que não lhe ficam nada bem e são de quem não percebe como funcionam os tribunais e os julgamentos. Está a acusar arguidos, advogados, magistrados do Ministério Público, juízes”, considera.

O CM tentou obter uma reacção do Ministério da Justiça, mas tal não foi possível.

EXCERTOS

‘BIBI’ É “VÍTIMA”

Catalina Pestana vê Carlos Silvino (‘Bibi’) como “mais uma vítima”. “A Casa Pia é que o fabricou assim. Ele era um pau-mandado, não era o chefe da rede”, disse ao ‘Sol’, acrescentando que nunca falou com Paulo Pedroso sobre a Casa Pia

OS SINAIS DE PEDROSO

Quando Pedroso foi preso, Catalina disse: “Depois disto, só me espantarei se me disserem que o meu filho é abusador.” No dia a seguir à detenção, “um aluno [...] contou-me tudo, descreveu-me sinais do dr. Paulo Pedroso que eu ia sempre tentando desmontar. Eu fui murchando, como um balão que se vai esvaziando”.

REDE DE CUIDADORES

Catalina anunciou a criação de uma Rede de Cuidadores, uma organização independente para defesa das crianças de eventuais abusos. “A uma rede de abusadores só consegue opor-se uma rede de cuidadores.”

.
in Correio da Manhã 2007.10.14
.
» Comentários no CM on line
Domingo, 14 Outubro
.
- pois A Dra. Catalina não pode divulgar a lista porque senão todos os nomeados lhe porão um processo por difamação em cima, e pelo andar da carruagem a condenada acabará por ser ela. Se ela voltou a falar agora foi para agitar um pouco as águas e evitar que o novo inquérito fique esquecido no fundo de uma gaveta.
- Indignada Grande mulher!Acredito que se ela não abriu a boca antes foi porque não tinha as "protecções" que tem agora.Antes tarde do que nunca.
- ferreira Tudo é possível!Até já vemos o Cruz aplaudido! Não foi só o filme vergonhoso do Pedroso levado em ombros até à AR! Toda esta charada é nojenta!
- costa e silva Tem toda a razão do mundo Drª Catalina! O pior para a Justiça é um juíz medroso! E eu acescento: um juíz medroso, corrupto, inepto! Foi pena a srª não ter falado mais, muito mais, sobretudo para a imprensa para todo o mundo saber!
- Jorge M É incrível um pais que se diz democrático tenha tanta influência da maçonaria!Estão metidos em tudo ..
- Nuno João Gostava de saber quanto é que os Juízes deste processo estão a ganhar em ajudas de custo e os Tribunais em Taxas de Justiça... Sim, porque à borla é que não estão a trabalhar, senão já o processo tinha sido arquivado!
- Antonio Figueiredo A verdade é só uma,os pedófilos,deveriam estar todos presos.Mas faço daqui uma pergunta:o que andou a fazer estes anos todos esta senhora?Não era ela a responsável máxima?Ou será que tambem só quis o tacho?Aveiro
- Henrique Tudo isso é uma vergonha para Portugal! Está cristalino como água que toda esta demora só tem um objetivo: A justiça quer encobrir os culpados! Dá nojo!
- Joao A dra Catalina pestana , esqueceu-se que esteve 4 anos á frente da instituição e nunca abriu a boca , só agora que saiu da instituição e que conseguiu descobrir que ainda havia pedofilia na casa pia: è caso para desconfiar.
- Lusitano em França Desculpe la minha Sra, mas so agora é que deu por ela que em Portugal a lei é so para ricos e politicos, feita por politicos?
- Rui Porque razão a antiga provedora da Casa Pia não divulgou a lista com todos os nomes? Estranho...agora,já é tarde...
- nelson cardoso Dona Catalina Pestana, como é que a Senhora adivinhou? Pode crer que essa é a verdade, mas a Lei à pressa não foi feita só por causa da Casa Pia. Mas deixe que alguém vai pagar as favas. Eles não vão conseguir fugir, tenha calma e veremos.
- Joe Tooga Felizmente que há muito deixei esse pantano infestado...
- Joao Manuel Carvalho Tem sido um desperdício de dinheiro público com este caso. O zé povinho já está resignado à ideia de que fica tudo em águas de bacalhau. Coragem Drª. Catalina Pestana, mesmo lutando sozinha contra tubarões, (in) justiça e juristas comprometidos, nunca desista das denúncias e apoio às vítimas.
- Luisa Baião As leis estão feitas não para protejer as vitimas.Quem está protegido neste pobre País são os criminosos.As autoridades estão desautorizadas e quem é criminoso é que se safa.Até quando ,irá esta vergonha ?????
- Agostinho Dias Pessoas como Catalina Pestana, serias e competentes, precisam-se, para lugares chave, dos destinos do País.
- dinis almeida Toda esta história revela a lixeira humana em que vivemos. Como se vê,a formação não dá educação e muito menos moral e respeito pelo próximo. ALGÉS
- Baptista Portugal está mesmo a decompor-se.Não sei porque é, mas cada vez cheira mais mal.Catalina Pestana pode divulgar os nomes,porque aos portugueses já nada espanta.Parede
- Tino O advogado António Marinho desmacarou-se e contradiz-se.
- paulo f esta senhora ja tinha saudades de aparecer.resultados nem ve-los>
.
» Artigos Relacionados

12-10-2007 - 00:00:00 Cavaco chamou Catalina
06-10-2007 - 00:00:00 Novo inquérito à pedofilia
.


Sem comentários: