A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, outubro 16, 2007

Máfia traficou resíduos nucleares - Itália: 'Ndrangheta sob suspeita


* Ricado Ramos com agências
.
A Justiça italiana está a investigar o alegado envolvimento da máfia siciliana, a ‘Ndrangheta, no tráfico de material nuclear nos anos 80 e 90, em colaboração com responsáveis de uma empresa estatal italiana.
.
Segundo o diário britânico ‘The Guardian’, oito antigos funcionários da agência de investigação energética italiana Enea terão contratado, nos anos 80, dois clãs da ‘Ndrangheta para fazer sair ilegalmente do país 600 barris de resíduos radioactivos provenientes de vários países europeus. Os mafiosos arranjaram um navio para levar os contentores para a Somália, mas como a embarcação não tinha capacidade para transportar todos os contentores, apenas 500 acabaram por seguir viagem, tendo os restantes sido enterrados na província de Basilicata.
.
Pelo menos, assim o alega um mafioso ‘arrependido’, que acusa ainda a ‘Ndrangheta de ter manifestado interesse no enriquecimento clandestino de plutónio. “A ‘Ndrangheta não tem qualquer moral e, desde que haja dinheiro envolvido, não tem qualquer problema em meter-se em todo o tipo de negócios, incluindo tráfico de material nuclear”, afirmou o magistrado Nicola Gratteri.
.
O ‘arrependido’ alega ainda que a máfia recebia dinheiro de responsáveis locais para se ver livre de desperdícios perigosos, incluindo resíduos hospitalares tóxicos – o método consistia em encher um navio de desperdícios e afundá-lo ao largo da costa calabresa. Os responsáveis da Enea já negaram qualquer envolvimento com a máfia ou desvio de material radioactivo, mas as autoridades judicias decidiram abrir um inquérito formal. A ‘Ndrangheta começou por dedicar-se aos sequestros, mas actualmente é uma das principais redes de tráfico de droga em Itália e na Europa. No mês passado, recorde-se, seis membros de um clã da máfia calabresa foram assassinados na Alemanha.
.
OPERAÇÃO POLICIAL
.
Entretanto, a polícia italiana lançou ontem na Sicília uma operação com vista à detenção de 32 membros da máfia siciliana, numa tentativa de travar a guerra em curso no clã Santapaola. Até ao final da tarde, a maior parte dos mandados de captura tinha sido cumprida, na sua maioria relacionados com tráfico de droga, corrupção e extorsão.
.
VN - E isto sem falar no perigo que é o atravessamento pela cidade de Setúbal até ao porto de camiões com cargas altamente perigosas. Ou que destino dar aos materiais tóxicos. Mas notícias destas não provocaram senão um comentário dum leitor. Quanto menos se souber ... melhor!
.

» Comentários no CM on line
Quarta-feira, 10 Outubro
.
- assessor E por cá onde estão as toneladas produzidas durante anos a fio de resíduos tóxicos? E aquela história do camião cisterna cheio de óleo tóxico que fazia a viagem Lisboa-Porto e regresso com a torneira a correr um fiozinho?

Sem comentários: