A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, outubro 06, 2007

Núvens negras


* Jorge Cádima

A crise do capitalismo mundial agrava-se. O esforço das nossas televisões para dar pouco relevo à turbulência em curso não muda a realidade. É a corrida aos balcões de uma instituição para-bancária britânica (pela primeira vez desde 1866). São as divergências entre bancos centrais, seguidos da clamorosa reviravolta do Banco de Inglaterra. É o facto da crise ter expressão particularmente grave nos mercados monetários inter-bancários, revelando que quem mais desconfia da actual situação são aqueles que melhor a conhecem. É o multiplicar de sinais de que a crise financeira está a afectar a economia produtiva. É a decisão da Reserva Federal dos EUA de baixar a taxa de juro de referência, que acalmou temporariamente as bolsas, mas parece não estar a resolver os problemas dos mercados financeiros (Financial Times, 29.9.07) e terá inevitavelmente consequências mais graves no futuro.

Este «ajustamento abrupto com consequências de expressão mundial» teve o seu epicentro no rebentar da bolha especulativa do mercado imobiliário dos EUA, como prevenia a Resolução Política do nosso 17º. Congresso, em 2004. Mas a sua causa de fundo reside no endividamento desenfreado e na natureza cada vez mais parasitária e especulativa da actual economia capitalista com, em pano de fundo, uma crise latente de sobreprodução de bens. Que a situação dos EUA não é eternamente sustentável - com os seus astronómicos deficits comerciais e orçamentais e níveis de endividamento externo e interno galopantes – é um facto reconhecido e sublinhado pelas Resoluções de vários Congressos do PCP. O quadro actual é extremamente complexo. Qualquer intervenção visando resolver um aspecto da situação arrisca-se a agravar vários outros problemas. O regresso do «capitalismo puro e duro» nos últimos anos intensificou todos os podres desse sistema: desde as guerras imperialistas e o aumento desenfreado da exploração, às suas crises «puras e duras».

Os mercados financeiros, cujas «virtudes» se exaltam até à exaustão e em nome dos quais se exigem todos os sacrifícios, geraram esta crise. Mas para a resolver procuram, como sempre, a vituperada teta do Estado: apenas até ao dia 12 de Setembro, o Banco Central Europeu já havia entrado com mais de 300 mil milhões de euros (!) para tentar impedir o descambar da crise. Dizem que não há dinheiro para a saúde, o ensino e a segurança social. Mas parece não haver limite para os recursos estatais disponíveis quando se trata de salvar a pele e os lucros obscenos de especuladores sem escrúpulos.

Este agravamento da crise vem sobrepor-se a uma situação que já era extremamente complexa e incerta, com a ofensiva global do imperialismo; com as dificuldades cada vez maiores das suas aventuras militares e políticas (que também contribuem para agravar os deficits norte-americanos); com o crescimento de novas potências económicas (China, Rússia, India) que modificam o quadro de forças mundial; e com a cada vez mais evidente explosão de rivalidades e conflitos daí resultante.

Avoluma-se o perigo de que o imperialismo (com o eixo EUA-UE em consolidação) procure reagir a esta situação extremamente difícil tal como fez no passado: pela via de uma aventura militar de grandes proporções e de consequências terríveis para o nosso planeta. As nuvens negras de uma grande crise mundial estão a adensar-se.
.
in Avante 2007.10.04
.
Foto - J Borges in Pensadora 2

Sem comentários: