A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, outubro 12, 2007

Operação Milagre e a ajuda humanitária Cubana na Bolívia


A vingança das bruxas
.

* Anabela Fino
.
.
Toda a gente conhece a famosa frase sobre as bruxas, as tais em que não se acredita... pero que las hay, las hay. Pois não é que voltaram ao ataque? Não, não foi nada com Sócrates, nem com polícias à paisana, nem com o debate sobre Segurança Interna, nem com nenhum outro tema palpipante, revoltante, sórdido, indigno ou (sobretudo) preocupante dos muitos que agitam as águas cada vez mais turvas da nossa vida nacional, e em relação aos quais estou em crer que as bruxas, se existem, não só nada têm a ver como devem guardar distância por elementar questão de higiene e sanidade mental.
.
Do que se trata é de outra coisa, sem importância de maior porque sem consequências relevantes, que nem sequer valeria a pena trazer aqui à colação se não fosse essa questão de princípio que obriga – a alguns pelo menos – a repor a verdade sempre que é caso disso. O caso é com Teran, o sargento boliviano hoje na reforma, o homem que há 40 anos assassinou Che Guevara, que tanta tinta fez correr recentemente – inclusive no Avante!, pela autora destas linhas – devido a uma pretensa operação às cataratas que lhe teria devolvido a visão. O tempo dos verbos não é fortuito.
.
Então não é que, neste fim-de-semana, em Serpa falando com um camarada boliviana, apurei que a Operação Milagre na Bolívia já devolveu a vista a três – três, meus amigos, três – homens de nome Teran, sendo que nenhum deles é o tal que ficou tristemente famoso por ser um assassino? Pois é verdade. Ao que parece, terá sido a precipitação (ou especulação?) do jornal que recebeu os agradecimentos do filho de um desconhecido Teran aos médicos cubanos que lançou o mundo mediático no engano. Nem a própria agência cubana Prensa Latina escapou.
A «notícia» correu mundo. Mas uma falsa notícia não é notícia. Ou será? Quase se pode ouvir as gargalhadas das bruxas, saboreando a pequena vingança e pensando em quantas «notícias» destas, de consequências bem mais graves, fundamentam o «conhecimento» do que se passa no mundo ou mesmo aqui ao nosso lado, difundidas de forma bem menos inocente do que esta de Teran o foi.
.
O erro, no caso, não foi grave. O mérito da Operação Milagre é incontornável. Mas não deixa de ser caricato que tenha sido preciso um engano destes para milhões de pessoas em todo o mundo ficarem a saber a imensa generosidade da revolução cubana. Uma gota de água no oceano de mentiras ou meias verdades que todos os dias nos servem, dirão as bruxas.
in Avante 2007.10.11
.
,

Mais sobre a Operação Milagre
.
Operação Milagre já recuperou a visão de 650 mil pessoas
Publicado Junho 27th, 2007
Política
.
Mais de 650 mil latino-americanos e caribenhos recuperaram a visão graças à Operação Milagre, plano de reabilitação oftalmológica impulsionado pelos governos de Cuba e da Venezuela.
.
O número foi divulgado na última segunda-feira (25) pela ministra para o Investimento Estrangeiro e a Colaboração Econômica de Cuba, Martha Lomas, em apresentação ao Parlamento de seu país. Na ocasião, ela detalhava aos deputados o andamento da da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), à qual pertencem Cuba, Venezuela, Bolívia e Nicarágua, e de cujos programas também se beneficiam inúmeros países da região.
.
A ministra fez um balanço das cinco Cúpulas da ALBA realizadas até hoje, a última das quais teve lugar, em abril, em Barquisimeto, Venezuela, e na qual foi aprovada a execução de 32 mega-projetos nacionais para fomentar a unidade latino-americana e caribenha.
.
Também se referiu à implementação de outros programas dentro da ALBAquanto ao fornecimento de petróleo e sua poupança; ao uso de fontes renováveis de energia; ao impulso de planos de alfabetização e da saúde pública na Nicarágua, Bolívia e Venezuela; além de projetos de desenvolvimento em Cuba e outras ações.
.
Além disso, foram denunciados os empecilhos impostos pelas leis do bloqueio econômico, comercial e financeiro de Washington a Cuba ao pagamento de suas cotas financeiras à UIP e ao Parlamento Latino-americano (Parlatino).
.
No dia 29 de junho, começa no Palácio das Convenções o 9º período ordinário de sessões da 6ª Legislatura do Parlamento cubano.
,
Fonte: Granma - Site do Pc do B
.
Rizzolo: Dizem que os médicos de cuba não têm uma formação adequada, pois o país carece de recursos na medicina. Isso é uma grande mentira, pois Cuba apesar de ser um país com poucos recursos e que sofre por um Bloqueio econômico genocida, imposto pelos Estados Unidos, investe muitos recursos na medicina e nos médicos ali formados. Tanto é que Cuba exporta esses profissionais, muito competentes, para diversos países de África, América Latina, Caribe, Ásia e inclusive para Europa.
.
Cuba possui índices de saúde que superam ou se igualam aos de países desenvolvidos, como EUA e Canadá. Estes avanços na saúde deste país favorecem com que os médicos que se formam na ilha sejam requisitados em vários países, não somente para exercer a profissão médica, mas também para serem professores universitários.
.
È inaceitável que alguns médicos brasileiros corporativistas tratem de difamar a medicina cubana com o único objetivo de impedir que os médicos ali formados ocupem o mercado de trabalho no Brasil.
.
Vivemos em um país de medicina comercial e qualquer escola que forme médicos para trabalhar para a população carente brasileira será vista com maus olhos, pois quanto mais médicos, menos doenças e menos mortes e consequentemente, menos dinheiro será gasto com consultas particulares e medicamentos desnecessários, o que para o mercado da medicina é uma perda.
.

Sem comentários: