A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, outubro 17, 2007

Orçamento de Estado 2008 - Prémio à saída voluntária



* António Sérgio Azenha / Sandra Rodrigues dos Santos

O Governo vai atribuir em 2008 uma indemnização financeira aos funcionários públicos que saiam de forma voluntária da Administração Pública. Com esta medida, que está a ser preparada no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano, os trabalhadores abrangidos receberão por mês 70 por cento do salário bruto, percentagem que irá diminuindo ao longo do tempo até atingir um mínimo de 50 por cento. Para além disso poderão acumular este rendimento com o exercício de uma actividade profissional no sector privado.


Ao que o CM apurou, o Executivo já assumiu que a saída voluntária de funcionários públicos é um objectivo prioritário para 2008. Para já, o Governo está a definir as regras para a aplicação desta medida, como a idade mínima para aceder a este processo e o número de anos a que equivale cada percentagem de remuneração. Se assim for, um funcionário que tenha um salário mensal de mil euros e que aceite sair ficará a receber um salário de 700 euros que progressivamente irá baixar até um mínimo de 500 euros por mês.


Com base nestes dados, o prémio à saída voluntária de funcionários públicos será mais favorável do que o actual sistema de mobilidade: neste caso, só ao fim de dez meses um trabalhador fica com 60 por cento do salário e pode acumular esta prestação financeira com o exercício de funções no sector privado.


Com os novos incentivos, o Governo espera cumprir um dos objectivos a que se propôs quando entrou em funções: reduzir em 75 mil o número de funcionários públicos até ao fim da legislatura. Segundo o censo divulgado pelo Ministério das Finanças no ano passado, existiam em Portugal mais de 737 mil funcionários, número que no curso de 2006 só foi reduzido em 10 871.


VER CONTINUAÇÃO EM Correio da Manhã 2007.10.12

.
.


» Comentários no CM on line
Sabado, 13 Outubro
.
- Maria Évora Que grande novidade que estão a dar isso já estava previsto na lei da Mobilidade Especial. Será já campanha eleitoral?????
- Francisco Silveira Algumas medidas urgentes. 1º Reduzir o nº de deputados para 50. 2º Acabar com as despesas de representação. 3º Acabar com os acompanhantes em viagens de trabalho. 4º Usar carro o carro proprio nas deslocações para o trabalho. 5º Proibir alojamento de elementos do estado em Hoteis de mais de 3 estrelas. 6º Introduzir fiscalização feroz á riqueza visivel. 7º Obrigar a Banca a pagar Impostos.
Sexta-feira, 12 Outubro- Mário Chamo a isto, convite aos assaltos a Bancos e roubo de Cxas. MB, além de outros, porque o que se ganha é miséria e com tais reduções, só se safam os assaltantes. A nova Lei até dá uma ajudinha. Vou dedicar-me a esta profissão, pode ser que tenha mais sorte do que a trabalhar honestamente e a aguentar arrogantes como tem sido até aqui. "Chefias por parte de mal formados". Eu que o diga, durante 36 anos.
- Mário Ou sou muito burro ou estou a desejar outro 25 de Abril. Srs. F.P. aceitem o convite do querido governo/desgovernado e morram descansados, cheios de fome e na pura miséria, não esperem empregos extras porque não os há. Os jovens Licenciados andam por aí como moços de recados. Será que ninguém vê isso?! É uma tristeza. Que venha a Espanha tomar conta de nós (coitadinhos)....
- mário É engraçado, estão a mandar os funcionários para o desemprego? E porque motivo eu saí depois de 36 anos efectivos e ainda estou pré-aposentado, a sofrer todos os descontos?
- Paulo Pires Ora, vamos ver se entendi: o governo quer dispensar 75mil f.p... portanto estão a mais? E não fazem nada? E ainda recebem mil euros? (isto é só um nº deve ser bem mais) então porque é que hão-de sair e (e vir) receber 500 euros sem nada fazer, porque sem nada fazer já recebem "mil euros".
- Carlos Silva Este primeiro-ministro trata os portugueses como se fossem atrasados mentais, quem é que, ganhando 1000 euros por mes como funcionario publico, vai sair da funçao publica para ter outro emprego para ganhar...MENOS? Anda a gozar com o Ze Povinho e depois nao admira que seja insultado em todos os sitios.
- Mario Rana = Maceió Vamos ver quantos tachistas de S.Bento vão correr a agarrar este tachinho...
- zé portugal Já me parecia, o sr 1º consegui dividir os portugues ,dividir para reinar. CUIDADO ,não vão nesssa...Santarem
- Lopo de Carvalho Dava um mês da minha reforma para correr com esta canalha que nos (des)governa. Já agora porque não aceitam eles o "prémio" e partem para bem longe do País.
- paul f Para os menos atentos. Portugal ja e visto com outros olhos pla UE,e tudo graças a Socrates e as s/ politica de contençao nas despesas. Nao se esqueçam de 2005,temos de fazer algums sacrifcios. Socrates tem perfil para ser o proximo presidente da UE.
- Alice Expliquem-me como se eu fosse muito burra!... Quem é que vai deixar o seu emprego na F.P. para ficar a receber menos? Que prémio é esse que o Governo lhes dá? Baixando o ordenado progressivamente? Pelo menos foi isto que eu entendi!... E onde é que vão encontrar trabalho no privado quando, cada vez, fecham mais empresas??? Realmente é só tentar passar rasteiras ao Zé povinho!
- Leaojer Aproveitem Srs Ministros e acumulem então com outros tachos cá fora.
- Zé Dois irmãos - um fp, outro trabalhador na privada, ganhavam cerca de 1000 euros cada. Reformaram-se. O FP ficou com 900 euros o da privada com 660 euros. Onde está a justiça?
- Sr. Dr. Sou funcionário público e NÃO USO o computador do local de trabalho para comentar as notícias de jornal e só mesmo muito esporádiamente para ler essas notícias "na diagonal" como se costuma dizer. Para mandar "palpites" uso o PC de casa (comprado por mim, com net e electricidade pagas por mim). Fim de semana começo por volta das 18 HORAS de 6.ª feira.
- Jose Cruz Por este andar, ainda vou estar ca para ver um governo "privado", ou "privatizado", se e que ja nao e "dirigido" por gestores !
- Emídio Cardoso Esta notícia, com fins eleitoralistas, pretende única e exclusivamente caçar votos. No combate á burocracia, este governo o que é que fez? Porém, reduzir os funcionários públicos, isso sim que é um bom trabalho. Este governo reduziu os deputados e políticos,com o fim de equilibrar as despesas?Não, antes pelo contrário” inventou “os assessores dos deputados. Sr.primeiro ministro o seu crédito é zero. Há muita gente contente, mas os descontentes estão a aumentar perigosamente.
- Graça Afonso E já agora, que tal os srs ministros receberem algum dinheiro para abandonar o governo?
- Graça Afonso Em vez de dar esse dinheiro para os funcionários públicos saírem, o governo deveira era come ele, criar postos de trabalho!
- Tavares Se há func. públicos de fim de semana, há no sector privado quem praticamente não fez nada: alguns trabalhadores da construção civil, mecânicos das marcas onde vamos fazer as revisões, empregados de escritório que estão sempre a escrever comentários, empresários..... já para não falar dos outros que recebem rendimentos para não trabalharem.
.
» Comentários no CM on line
Sexta-feira, 12 Outubro

- humberto lopes para sermos um pais competitivo na europa e no mundo,fixar as reformas no maximo 3 mil euros,a distribuir.obrigar toda a gent a trabalhar.acabar com os taxos por cpmpadrio.aumentar os salarias minimos e reformas percarias.
- Maria Costa Saída voluntária srs ministros?!!!!isso é só para quem já tem dois empregos. Se a taxa de desemprego é a que toda a gente sabe, como é que uma pessoa com 50 ou mais anos vai arranjar trabalho no sector privado, se nem os jovens licenciados o conseguem!!!!!!!
- Aristides Vamos a ver quantos F.P. vão aderir a esta iniciativa do Governo.
- algarvia É uma medida implantada noutros países, mesmo no sector privado e que é muito vantajosa para quem aceita. (Ex. EUA)Cá quase que valia a pena se os salários não fossem baixos e se houvesse possibilidade de acumular com outro emprego, pois empregos não se encontram com facilidade.
- maria duarte 2º) Se outro partido ganhar em 2009, vem outro ministro das finanças, diz que foi uma má medida e publica um DL a dar o dito por não dito. Resultado: quem se lixa é sempre o mesmo. P.S. Sou funcionária pública e só costumo começar o fim de semana às 18.00 de 6ª Feira
- Maria Duarte Cuidado! No meu entender a ideia é esta: os funcionários públicos saem voluntariamente, recebem parte do seu ordenado, empregam-se no privado e depois haverá 2 cenários: 1º) Se o PS voltar a ganhar as eleições em 2009 (lagarto, lagarto, lagarto) vem o ministro das finanças, diz que afinal a ideia não é exequível e publica um DL a dizer o dito por não dito!
- PP ninguém comenta esta fantástica noticia porque a FP já está de fim-de-semana(começa na 6ª às 9.00H da manhã).
- ricardo É uma grande noticia.A verdade está finalmente a ganhar terreno neste país! cortar nas baixas fraudolentas (quem diz estar doente e não está merece castigo grande) e dar a possibilidade a quem se sente a mais sair com dignidade força SOCRATES é esse o caminho.
- filipe EXCEPÇÃO A MILITARES PORQUÊ?Eu estive lá e bem sei que nada de útil se faz salvo raras excepçoes que têm a ver com buscas e salvamento,ao menos que se espalhassem durante o Verão pelas matas nacionais para vigiar as florestas!
- CARLOS S. Para dar o exemplo, deviam começar pela redução do número de deputados para metade, e dos assessores.... então meus senhores, não querem o bem do país ??
- asilvestre o nosso país é muito produtivo egerido por politicos altamente competentes.fazem milagres,com o nosso dinheiro.só assim é possivel pagar às f.armadas,autarcas,dir.gerais,ciganos emfim uma lista enorme de gente que nada produz.tudo a bem da nação
- Atomina E quem paga um prémio aos trabalhadores do Sector Privado que saiam voluntariamente? Quem produz a riqueza é que não tem benesses nenhumas!! E depois ainda se choram todos pelos cantos os funcionários públicos, por se estar a acabar a mama...
.
» Artigos Relacionados
.
12-10-2007 - 00:00:00 O regresso à Europa
11-10-2007 - 13:00:00 Carreiras avançam na Função Pública

Sem comentários: