A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, outubro 11, 2007

Segundo Fundo Mundial para a Natureza - Maioria das zonas europeias de pesca estão esgotadas


O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) anunciou esta quinta-feira que 80% da zonas europeias de pesca “estão esgotadas ou em vias de extinção”. Para a organização, a União Europeia (UE) falhou nos seus esforços para evitar a sobreexploração dos mares.
.
Em comunicado, o WWF indicou que o mais recente estudo realizado por especialistas da organização conclui que a causa do fracasso prende-se com “as excessivas quotas de pesca, a uma frota de pesca desmesurada e a uma deficiente gestão do sector pesqueiro”.
.
Segundo a organização, “em 2002, a UE propôs-se a melhorar claramente a situação do bacalhau, atum e de outras espécies, mas 5 anos depois de Bruxelas ter reformado a política europeia de pesca verifica-se o contrário. Os interesses nacionais e económicos a curto prazo impedem que se acabe com a exploração dos Oceanos”.
.
Tendo como objectivo o estabelecimento de novas quotas pesqueiras pela UE, o WWF manifestou-se ainda preocupado com a distribuição de licenças, sublinhando que “isto pode agravar ainda mais o problema”.
.
A organização considerou ainda que a UE “ignora” as quotas de pesca determinadas pelo Conselho Internacional para a Investigação do Mar (ICES), “como acontece no caso do bacalhau e do abadejo no Mar do Norte e Mar Báltico, onde são ainda concedidas licenças de pesca, apesar da situação dessas espécies”.
.
in Correio da Manhã 2007.10.04
.
Foto de Pedro Catarino
.
» Comentários no CM on line
Quarta-feira, 10 Outubro
.
- sasha c. A Mae Natureza está comreçar a retribuir a porcaria que lhe foi dada, e isto nao vai ficar por aqui, no ano MMXI, verao o resultado, tenho muita pena pelos inocentes que nascem agora porque vao sofrer muito, como nao há escapatória, pelo menos preparem-nos para este Futuro inevitável já que nas escolas nao ensinam nada que tem a ver com a realidade da vida.
- PLACIDO Eu sempre disse e torno a dizer, que o agricultor tem primeiro semear para depois fazer colheita,mas na pesca nao se passa nada disso,tudo o que vier à rede é peixe,até se dao ao luxo de deitar peixe fora, como aconteceu há meses,porque nao pagavam a sardinha ao preço que eles queriam, isto é um crime e é uma tristeza ao ponto que chegaram. Florence

Quinta-feira, 4 Outubro
.
- Pires Jorge Quando é que acabam com as redes derivantes que matam tudo aquilo que apanham? que mar é que deixamos para os nossos netos daqui amanhã? Um mar deserto? Há que tomar medidas enquanto é tempo. JP

Sem comentários: