A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, outubro 25, 2007

Sernancelhe: Denúncia anónima põe aldeia em polvorosa - Família só quer casa


* Iolanda Vilar
.
A aldeia de Fonte Arcada, no concelho de Sernancelhe está chocada com uma denúncia anónima que dá conta de um movimento de expulsão contra uma família de etnia cigana naquela localidade. Os autores da denúncia acusam o presidente da Junta e o pároco local de incitarem a população a este acto xenófobo.
.
Quer o padre quer o autarca desmentem as acusações. Nuno Franklin, o presidente da Junta diz mesmo que são “pessoas pacíficas e ordeiras”.

A alegada autorização para a construção de uma habitação condigna para albergar esta família de 8 pessoas, entre as quais seis crianças, criou algum mau-estar nos fontearcadenses.

“Se podem construir noutra localidade, por que não vão para lá?”, pergunta um grupo de moradores que pediu anonimato. Apesar de não verem com bons olhos a presença daquela comunidade, desmentem a existência de “qualquer movimento para os expulsar”.

Nuno Franklin acredita que, “há claramente uma finalidade de desestabilização da paz e do bom-nome das pessoas que trabalham para o bem-estar da comunidade, com este tipo de acusações infundadas”.

“Seria desumano expulsar gente que já vive com tantas dificuldades”, frisa o presidente da Junta.

O autarca confirma que existe uma acção em tribunal para anular o registo de propriedade de 250 m2 de baldios, onde essa família pretende construir, mas diz que isso “é para não abrir precedentes de ocupação indevida de baldios”.

Quem também se mostra indignado com as acusações é o pároco. “Esta história foi inventada por pessoas sem qualquer humanidade, autênticos selvagens”, acusa o padre Diamantino José, titular da paróquia de Fonte Arcada há mais de uma década.

Quanto à família cigana diz que “são pessoas educadas, crentes e que apesar da extrema pobreza nunca roubaram ou estiveram envolvidas em qualquer problema”.

José Gaspar, que vive com a mulher e seis filhos em condições miseráveis, diz que não acredita nas acusações que fazem ao padre, mas mostra-se muito apreensivo.

“Nós já cá estamos há mais de 30 anos e só queremos uma casa digna. Estas coisas que por aí se dizem não são agradáveis”, confessa.

.
in Correio da Manhã 2007.10.21
.
Foto - Sérgio Freitas
(José Gaspar, a mulher e um dos seis filhos, no acampamento onde vivem)
.

» Comentários no CM on line
Domingo, 21 Outubro

.
- Jorge Luiz O cidadao Jose Gaspar vive em condiçoes miseraveis, e pacato, respeitador, nao tem casa, mas nao lhe faltou tempo para gerar 6 filhos!
- Sr. Dr. E quantos "patrões" estariam dispostos a empregar ciganos numa fábrica, numa obra de construção civil ou noutro emprego? Os portugueses são RACISTAS, sim senhor, e não só com os ciganos... não adianta afirmarem o contrário porque na prática é o que fazem: discriminam nas coisas mais insignificantes!
- ZeAlentejano USA Por favor não considerem o meu comentário racista, não sou!Mas faço uma pequena observação: já alguém viu pessoas desta Etnia,a trabalhar numa Fábrica, Pedreiro, Limpezas, Professor, Padeiro,Médico, Bombeiro, Polícia...? Eu nunca vi, nem soube!USA
- REVOLTADO DA SILVA Eu tambem quero uma casa, tenho 49 anos sempre descontei para este país , e estou a pagar com (lingua de palmo) que justiça é esta ? DEPOIS DIZEM QUE É RACISMO .
- sajjad Povo português: não seja tão racista; todos temos um buraco no fundo das costas e todos um dia morremos...
- e a vida uns com tanto e outro sem nada
- andre couto Querem uma casa vão trabalhar, peçam dinheiro ao banco e paguem juros como muitos portugueses fazem!
- Victor C "Família pacífica e ordeira" que quer uma casa. Pelos vistos os portugueses pobres que também querem uma casa, como a não conseguem é porque não são pacíficos nem ordeiros. Em Espanha não conseguem estas benesses! Não sou xenófobo mas acho que os direitos são iguais para todos com prioridade para os nacionais.
- PLACIDO SE EU TIVESSE CASA DE BORLA NAO PRECISAVA DE EMIGRAR,COITADINHOS SE ESTAO NA MISERIA E' PORQUE QUEREM, PRIMEIRO TOMEM A RESPONSIBLIDADE DE NAO TEREM TANTOS FILHOS,FAZEM OS FILHOS SEM PENSAR NO FETURO,E SECALHAR NAO PAGAM OS IMPOSTOS,COMO UMA PESSOA QUE TRABALHA REGULARMENTE,ISTO E', UMA VERGONHA SE CALHAR NAO FAZEM NADA E AINDA POR CIMA QUERM UMA CASA DE BORLA.AO QUE ISTO CHEGOU HOJE.
- Carlos Ribeiro Não conheço os promenores mas pela experiência sei que muita "gente" não gosta de trabalhar nas obras, na agricultura, etc...Dá-lhes jeito o Rendimento Mínimo, casas pagas com os impostos de outros e que depois lhes são oferecidas ou sujeitas a baixas rendas......Almada
- Andre Eu tambem quero uma casa!

1 comentário:

A MINHA AMIGA ESTRELA CADENTE disse...

Nunca à fumo sem fogo.
Desenganem-se, o racismo esiste, porque sempre existiu aqui.
E quando me dizem "eu não sou racista" tenho vontade de dar uma gargalhada.
Não queremos ser aquilo que somos? Queremos enganar quem?...