A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, dezembro 22, 2009

Dia a dia - Especulação cimentada

Você está em: Homepage / Armando E. Pereira / Notícia
Correio da Manhã
 
19 Dezembro 2009 - 00h30

Dia a dia

Especulação cimentada

A Cimpor arrisca-se a ser a próxima grande empresa portuguesa a perder o centro de decisão nacional. Se os brasileiros da CSN subirem o valor da proposta ontem apresentada têm grandes hipóteses de conquistar o maior grupo industrial português.
.
A Cimpor é uma excelente empresa mas que tem um problema: a profunda divisão accionista. As guerras internas da Cimpor são quase uma réplica dos confrontos que sofreu o BCP e os protagonistas dos bastidores são praticamente os mesmos.
.
A família Teixeira Duarte e Manuel Fino são os empresários nacionais com maior participação financeira na Cimpor, sendo que problemas de liquidez obrigaram M. Fino a ceder, num negócio polémico, parte das acções à Caixa Geral de Depósitos. Estes accionistas não se entendem, o que cria uma oportunidade para um grupo internacional.
.
Se não forem os brasileiros da CSN serão os franceses da Lafarge. Joe Berardo, que também tem alguns milhões de acções da cimenteira, comentou, no seu modo peculiar: "A OPA é bem-vinda mas o preço é muito baixo." E muitos investidores partilham este estado de espírito. Uma das tragédias portuguesas é que neste país o perfil dominante dos empresários é o dos especuladores financeiros, em vez dos raros capitães de indústria, que criam riqueza e empregos.

.
.
Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto
 .
.

Sem comentários: