A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sábado, dezembro 05, 2009

e,conomia 2009.12.04

O que fazer aos países que entrem em falência na Zona Euro?
4 Dezembro 2009

A revista The Economist discute o que é que a zona euro deve fazer na eventualidade de ser necessário salvar um dos seus membros da falência. Dando como exemplo o que aconteceu ao Estado de Nova Iorque nos anos 70, a revista pede a introdução de regras equilibradas que não retirem as penalizações para os países que entram em falência, mas que permita absorver os riscos de natureza sistémica de um acontecimento desse tipo. Ralph Atkins, no blogue do FT, Money Supply, assinala a resposta dada ontem por Jean-Claude Trichet quando questionado sobre o que fazer no caso da Grécia, e que revela que os responsáveis europeus querem manter as autoridades de Atenas sob pressão, não lhes dando a garantia de que irão salvar o país.
.
BCE separa política monetária de medidas de emergência
Como se esperava, o BCE decidiu ontem que o empréstimo a um ano que será realizado este mês será o último. Além disso, a taxa praticada será diferente, obedecendo a uma fórmula que leva em linha de conta as taxas de juro praticadas nos empréstimos de curto prazo realizadas nos meses anteriores. No blogue Money Supply, explica-se que a intenção desta medida é a de assegurar que existe uma distinção clara entre a política monetária seguida e as medidas de ajuda de emergência que podem estar em vigor.
.
Salário mínimo em 475 euros
O Governo anunciou hoje no Parlamento a subida do salário mínimo de 450 para 475 euros, cumprindo o que está previsto no plano acordado pelos sindicatos e confederações patronais, noticia o Público. Os recentes pedidos dos empresários para adiarem esta medida parecem não ter sido respondidos, apesar de o Executivo ter compensado parcialmente as empresas com uma diminuição da taxa de contribuição para a Segurança Social.
.
Mercado de trabalho aumenta esperança de retoma nos EUA
Os números do desemprego nos EUA durante o mês de Novembro surpreenderam pela positiva, com a perda de 11 mil postos de trabalho em vez dos mais de 100 mil esperados pelos analistas, refere a Reuters. A taxa de desemprego baixou de 10,2% para 10%, reforçando as expectativas de que a economia possa continuar a recuperar durante o próximo ano.
.
— e.conomia.info
.
.

Sem comentários: