A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

sexta-feira, dezembro 25, 2009

e.conomia - Notícias 2009.12.22

Moody's corta rating, mas ajuda Grécia
22 Dezembro 2009

Como se esperava, a Moody’s também decidiu cortar o rating atribuído à Grécia, mas a verdade é que a decisão tomada até acabou pro trazer um grande alívio às autoridades de Atenas e aos bancos do país. Como assinala a Bloomberg a descida do rating realizada foi apenas de A1 para A2, não se concretizando o cenário mais pessimista de retirada do nível A à Grécia, tal como já tinham feito a Standard & Poor´s e a Fitch. Se tal tivesse acontecido, a Grécia corria o risco de, caso o BCE retomasse no final de 2010, as suas habituais regras de aceitação de colaterais, ver as suas obrigações do Tesouro não serem aceites pelo BCE como garantia para os seus empréstimos. Para reforçar esta ideia, a Moody’s defende ainda no seu relatório que acha muito improvável que o BCE endureça as suas exigências de colateral, pelo que os bancos gregos não deverão ter problemas em obter financiamento por essa via.
.
OCDE diz que subidas de impostos são inevitáveis
O novo economista chefe da OCDE, Pier Carlo Padoan, diz, em entrevista ao Le Figaro, que as subidas de impostos nos países da OCDE “são inevitáveis”, defendendo ainda que “a zona euro, no seu todo, sairá da crise com os mesmos problemas com que entrou, ao contrário dos EUA”.
.
Debate: Portugal está mesmo em risco de bancarrota?
Ricardo Reis escreveu ontem no jornal i sobre a ameaça de entrada de Portugal na bancarrota, assinalando que o risco deixou de ser zero. Carlos Santos e Pedro Lains responderam, relativizando o problema. Ricardo Reis não se ficou e deu nova resposta no blogue da Sedes.
.
Carry-trade pode estar sob ameaça
O carry-trade com o dólar – uma prática corrente dos investidores que aproveitaram este ano para contrair empréstimos a taxas baixas nos EUA, investindo os fundos em locais com taxas mais elevadas – pode ser mais arriscada durante o próximo ano, revela um artigo publicado hoje pela Reuters.
.
— e.conomia.info
.
.

Sem comentários: