A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, dezembro 22, 2009

Pesadelo no túnel da Mancha

  .
Andt Rain/Epa  Milhares de afectados numa das alturas mais movimentadas do ano

Milhares de afectados numa das alturas mais movimentadas do ano
Correio da Manhã - 20 Dezembro 2009 - 00h30

Mau Tempo: Milhares de pessoas encurraladas


Uma verdadeira noite de pesadelo foi o que viveram na madrugada de ontem cerca de uas mil pessoas, presas em quatro comboios Eurostar imobilizados no túnel da Mancha, que liga a França ao Reino Unido. Na origem da avaria que causou a imobilização das composições esteve o mau tempo que assola grande parte da Europa.
.
"Foi muito assustador para as crianças e para as pessoas mais velhas. Havia mulheres grávidas e pessoas em cadeiras de rodas, pessoas com ataques de asma e outras a desmaiar. Foi um completo pandemónio", descreveu um dos passageiros vítimas da paragem.
.
A avaria, de origem eléctrica, afectou quatro composições que partiram de Paris para Londres ao final da tarde de sexta-feira, e terá sido causada pela brusca diferença de temperatura entre o exterior – a temperatura no Norte de França tem rondado os dez graus negativos – e o interior do túnel, onde a temperatura era bastante mais quente. O súbito choque térmico causou problemas nos motores eléctricos das composições, que acabaram por se imobilizar no interior do túnel, sem iluminação e ar condicionado. As poucas reservas de água e comida esgotaram-se num ápice, e muitos passageiros acabaram por passar a noite no chão, às escuras e num calor sufocante, sem qualquer explicação por parte dos funcionários da Eurostar. Muitos só foram resgatados ao fim de mais de dez horas.
.
O incidente no Eurotúnel foi uma das consequências mais graves da onda de frio que assola a Europa, e que levou os termómetros aos vinte graus negativos em países como Espanha, França, Itália e Alemanha, com fortes nevões a cortarem estradas e a causarem o caos no trânsito. O mau tempo levou ainda ao encerramento de vários aeroportos europeus numa das alturas mais congestionadas do ano.
.
PORMENORES
.

PELO MENOS 7 MORTOS
O frio e os acidente causados pelo mau tempo fizeram pelo menos sete vítimas mortais: cinco na Alemanha, uma na Rússia e uma na Bósnia.
.
"PARECÍAMOS ANIMAIS"
A Eurostar, operadora da ligação ferroviária do túnel da Mancha, pediu desculpa aos passageiros, que se sentiram tratados "como animais", e ofereceu a devolução do preço do bilhete.
.
RECUPERAÇÃO LENTA
A circulação no Eurotúnel será retomada parcialmente hoje, mas apenas amanhã deveráficar normalizada.
.
EMERGÊNCIA EM WASHINGTON
Uma forte tempestade de neve que assola toda a costa leste dos EUA levou as autoridades a decretarem ontem o estado de emergência no estado de Washington.
.
Milhares de pessoas estão sem electricidade na Virgínia e na Carolina do Norte, e para hoje são esperados trinta centímetros de neve em Nova Iorque.
.
SAIBA MAIS
.

TRÊS TÚNEIS
O túnel da Mancha é composto por dois túneis ferroviários (um em cada sentido) com um terceiro túnel de serviço entre ambos.
.
50
quilómetros é a extensãodo túnel da Mancha, que liga Calais (França) a Folkestone(Reino Unido).
.
1994
foi o ano em que foi inauguradaa travessia subterrânea do Canal da Mancha.
.
PESSOAS E VEÍCULOS
Os comboios do Eurotúnel transportam tanto passageiros como veículos.
.
PROTECÇÃO CIVIL PÕE TODOS OS DISTRITOS EM ALERTA
.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil pôs todos os distritos do continente em alerta amarelo, até às 23h59 de amanhã, devido à previsão de chuva forte e à ocorrência de neve.
.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, nos próximos dias a vaga de frio irá dar lugar à chuva. O IM prevê para hoje a manutenção da massa de ar seco e muito frio, com a presença praticamente durante todo o dia de céu limpo. Contudo, a partir do início da tarde, primeiro no Algarve e gradualmente em todo o continente, irá surgir uma superfície frontal quente que fará subir a temperatura.
.
As nuvens transportadas por esta superfície frontal, que se desloca a partir do Litoral de Marrocos, irão trazer a chuva, numa deslocação de Sul para Norte. Durante a noite, já todo o continente estará coberto de nuvens, com a consequente precipitação. A chuva para esta noite será de neve a uma altura baixa, cerca de 300 metros, pelo que será possível ocorrer nos pontos mais altos do Algarve ou do Alentejo. Amanhã, em consequência da passagem desta superfície frontal quente, as temperaturas irão subir, pelo que a queda de neve só poderá ocorrer acima dos 1400 metros. O tempo ficará marcado pelo vento forte com rajadas de 90 km/h nas terras altas. No Algarve estão previstas ondas de 4,5 metros.
.
SEM-ABRIGO ENFRENTAM FRIO
Termina hoje a festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, em que foram servidas refeições durante três dias aos cerca de 2500 sem-abrigo que vivem em Lisboa. Servidas as refeições, pelas 21h00, os sem--abrigo têm contudo de enfrentar o frio que se faz sentir com maior intensidade na rua, perante a ausência de locais públicos abertos.
.
ESTRELA: TEMPERATURA DE -6,5º
A serra da Estrela registou ontem, pelas 08h00, uma temperatura mínima negativa de 6,5 graus. Apesar do frio, a neve não tem caído com forteintensidade no ponto mais alto de Portugal
.
TRÁS-OS-MONTES: DIA GELADO
Trás-os-Montes é a região em que ontem foram observadas mais localidades com temperaturas abaixo dos 5 negativos. Entre elas, Bragança, Miranda do Douro, Chaves e Mirandela
NATAL: CHUVA E NEVE
.

As previsões para o dia de Natal indicam aocorrência de chuva de norte a sul, sob a forma de neve na serra da Estrela e em Bragança.Um alerta para os milhares de automobilistas

.
.
Ricardo Ramos com agências/J.S.
.


» COMENTÁRIOS no CM on line
.

22 Dezembro 2009 - 08h57  | José Mateus
Foi a cidade de Washington a capital dos EUA que sofreu o forte nevão,não estado de Washington que fica na costa oeste.
21 Dezembro 2009 - 14h26  | orefugiado
admira-me o estado de washington ter passado para a costa leste dos estados unidos.
20 Dezembro 2009 - 10h22  | Pedro Botelho
... Este tipo de acidente deveria ter sido estudado quando da construção do Túnel. É falha do projecto.
20 Dezembro 2009 - 10h18  | Pedro Botelho
Fala-se tanto do mau planeamento das obras portuguesas e afinal, Países altamente industrializados cometem erros destes!
.
.

Sem comentários: