Correio da Manhã
Coisas do dinheiro
Conta da luz mais cara
A crise provocou um esmagamento de preços e fez desaparecer tensões inflacionistas, mas há um bem essencial que contraria esta tendência e tem uma subida significativa para os tempos que correm.
É a factura da electricidade que sobe em média 2,9%. A decisão é da autoridade que regula o mercado eléctrico, a ERSE.
.
Os critérios da autoridade justificam-se pelos custos apresentados pelas empresas e um passivo histórico que estamos a pagar. Mas esta factura pesada para os cidadãos e para as empresas merecia alguma intervenção do ministro que tutela o sector.
.
Vieira da Silva não pode lavar as mãos e deixar só para o mercado um assunto tão importante. Não basta as companhias eléctricas fazerem demonstrações de custos para aumentar tarifas.
.
As empresas eléctricas (desde a produção à distribuição) têm de ter uma vigilância apertada para reduzirem custos. A verdade é que há pouca concorrência no sector. Não se muda de fornecedor eléctrico como quem troca de bomba de gasolina. Por isso, a autoridade do mercado tem de estar mais atenta na defesa dos consumidores.
.
Outra razão para a factura eléctrica subir deve-se aos custos das novas energias renováveis. As torres eólicas podem ter muitos adeptos, mas a electricidade produzida é muito mais cara.
..
Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário