A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, dezembro 22, 2009

Dia a dia - Lisboa rica e País pobre

Você está em: Homepage / Armando E. Pereira / Notícia
Alterar tamanho de letra
 
16 Dezembro 2009 - 00h30

Dia a dia

Lisboa rica e País pobre

Se Portugal tivesse um índice de poder de compra semelhante ao de Lisboa, o País já registava um nível de riqueza superior à média europeia. Lisboa apresenta um nível de riqueza 5% acima da média europeia. O mais gritante é a disparidade entre a área de Lisboa e as regiões mais desfavorecidas: Norte, Centro, Açores e Alentejo.
.
O poder de compra per capita do Norte é de apenas 61% da média europeia, do Centro 65% e do Alentejo 71%.
.
Além de Lisboa, apenas Madeira e Algarve têm um índice de riqueza superior à média nacional, sendo que o da Madeira é artificial e inflacionado pela Zona Franca.
.
A estatística prova que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Os defensores da regionalização dirão que o quadro só mostra quanto o País perde por não haver autonomias regionais no continente. Há cada vez mais defensores da regionalização, porque a limitação de mandatos das autarquias aumenta o desejo de uma carreira alternativa a autarcas, que querem tornar-se o Alberto João Jardim da sua terra.
.
O equilíbrio do País deveria ser obrigação do governo central. Não há nada que impeça o Executivo de ter políticas coordenadas para incentivar as regiões menos desenvolvidas. Criar uma nova burocracia regional é mais um problema, não é uma solução.

.

.
Armando Esteves Pereira, Director-adjunto
.
» COMENTÁRIOS no CM on line
.
17 Dezembro 2009 - 07h39  | Observador
Normal isso já que em Lisboa é onde o custo de viida é mais alto e onde se concentra o poder.
.
.

Sem comentários: