A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Guerra no Afeganistão: o império no caminho certo do desastre

Na Periferia do Império





Posted: 01 Dec 2009 01:05 AM PST
.
Veteranos de guerra soviética veem repetição de erros
.
Foi em 1985 que o general Igor Rodionov desembarcou em Cabul para comandar os 120 mil soldados do Exército soviético no Afeganistão.
.
Rodionov é parte de uma irmandade de generais estrangeiros enviados ao país a fim de conquistá-lo. Essa lista, que começou com Alexandre Magno, se distingue por uma característica conspícua: todos fracassaram. Os soviéticos deixaram o país em 1989, após sangrenta campanha de dez anos contra os insurgentes.
.
Rodionov descobriu ao chegar que não havia frente de batalha. As balas podiam vir de qualquer lugar.

.
"Bombardeávamos uma aldeia porque havia um ou dois rebeldes abrigados lá. Mulheres e crianças morriam, e isso criou a insurgência", relata.
.
Quase 15 mil soldados soviéticos e centenas de milhares de afegãos morreram nos mesmos lugares que EUA e aliados hoje lutam para controlar: a fronteira com o Paquistão e as províncias de Candahar e Helmand.
.
"A guerra se movia em círculos. Avançávamos, e os rebeldes partiam. Recuávamos, e eles retornavam", conta Rodionov.
.
Outros ex-comandantes soviéticos consideram fúteis os esforços americanos. "Mais soldados só significará mais mortes", diz Gennady Zaitsev.
.
Para Rodionov, uma vitória militar é impossível. "A única forma de vencer é política. E o [presidente] Karzai não é popular junto ao seu povo", diz.
.
Pyotr Suslov, ex-agente especial, diz que o maior erro é não dar a devida atenção ao equilíbrio entre tribos afegãs.
.
Rodionov conclui: "A ideia que existia no momento da retirada era a de que deveríamos ter saído mais cedo".

.
Na Periferia do Imperio - http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com



.
.

Sem comentários: