A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, abril 14, 2010

Morre Kaczynski, presidente polonês que "caçou" até ex-comunistas

Mundo

Vermelho -  - 10 de Abril de 2010 - 12h24


Lech Kaczynski — presidente ultradireitista da Polônia que deflagrou a perseguição a membros antigos e atuais do Partido Comunista do país — morreu neste sábado (10), em acidente aéreo na região de Smolensk, na Rússia. A queda do avião presidencial polonês ocorreu durante o processo de pouso e matou um total de 96 pessoas — incluindo a esposa de Kaczynski, militares de alta patente e líderes civis.

Kaczynski
Lech Kaczynski (1949-2010)
.
Autoridades russas e polonesas disseram que não há sobreviventes do avião — um Tupolev da era soviética, que levava a bordo o presidente, sua mulher, o chefe do Exército, o presidente do banco nacional, o vice-ministro das Relações Exteriores, o capelão do exército, o chefe do Gabinete Nacional de Segurança, o vice-presidente do Parlamento, o comissário para os direitos civis e pelo menos dois assessores presidenciais, além de três deputados.

Kaczynski chegou ao poder em outubro de 2005, sucedendo o social-democrata Aleksander Kwasniewski. O presidente morto neste sábado era um jurista ultraconservador e profundamente católico, procedente do movimento anticomunista Solidariedade de Lech Walesa. Junto ao irmão gêmeo, o ex-primeiro-ministro polonês Jaroslaw Kaczynski, entrou no final dos anos 1970 na oposição anticomunista e, em 2001, fundaram juntos o partido Direito e Justiça.

De julho de 2006 a novembro de 2007, os dois irmãos governaram juntos a Polônia —Lech como presidente e Jaroslaw como chefe de Governo. Para não pôr empecilhos no objetivo de Lech de ser presidente, Jaroslaw havia renunciado em 2005 ao cargo de primeiro-ministro, embora tenha conservado o muito influente posto de presidente de seu partido.

Partidário do intervencionismo econômico, queria transmitir a imagem de político experiente e honesto. Forjou essa fama acumulando os cargos de presidente do Tribunal de Contas, ministro da Justiça e prefeito de Varsóvia. Fiel a suas convicções reacionárias, proibiu várias manifestações de homossexuais em Varsóvia.

Perseguições

Desde o começo da gestão Kaczynski, a Polônia entrou numa fase obscurantista, marcada pela caça a ex-comunistas e homossexuais, além de provocações aos judeus. O governo polonês também foi um dos aliados do ex-presidente americano George W. Bush (2001-2009), em seu esforço para militarizar o espaço.

Como uma “lei da lustração”, de “purificação ritual”, Kaczynski obrigou 700 mil poloneses a confessar (e a pedir perdão) se colaboraram com os comunistas, de 1945 a 1989. O formulário trazia a pergunta: “Você colaborou secreta e conscientemente com os antigos serviços de segurança comunistas?”. Ao fim do processo, o Instituto da Memória, em Varsóvia, emitiria um atestado de pureza política.

Também sob Kaczynski, Roman Giertych, vice-primeiro-ministro, ministro da Educação e chefe da Liga das Famílias Polonesas, apresentou um projeto de lei homófoba. Toda pessoa que revelar sua homossexualidade — ou "qualquer outro desvio de caráter sexual" em um estabelecimento escolar ou universitário — tornou-se sujeito a multa, demissão ou pena de prisão.

Da Redação, com agências
.



  • Lá vem a direita...

    11/04/2010 15h49 Lá vem a direita vosciferar, latir... Quem se diz de esquerda, mas vive procurando problemas nos líderes comunistas que existiram, presta mais serviço à direita que seus próprios correligionários... Se se dizem de esquerda, logo serão os "ex-comunistas" de amanhã, como Roberto Freire, só pra citar um. Stálin teve sangue frio, pois o auxílio que os poloneses e até mesmo russos trotskystas deram ao Terceiro Reich foi tremendo... Infelizmente, foram necessárias medidas desesperadas e cruéis. Se a direita joga a luta para baixo, sem dó e sem misericórdia, temos também que, mesmo a contragosto, apelar para atos duros. Agora, esperamos que a Rússia faça bem o serviço de colocar um aliado no novo governo polonês que se seguirá.
    ASR
    Ribeirão Preto - SP


  • Apenas começamos!

    11/04/2010 15h09 Estamos ainda na alvorada da época comunista. A consígnia dos comunistas alemães, "socialismo ou barbárie", dita por Rosa de Luxemburgo, continua atual. Kaczynski representou, juntamente com Walesa e Yeltsin, o retrocesso social e trabalhista no leste europeu. Aprendemos com o século XX sobre a edificação do socialismo como nunca antes. Os desafios são muitos, mas serão enfrentados. É bom lembrar que os mesmos governos ocidentais que apoiavam o "Solidariedade" nos anos 80 cobravam da Polônia pesada dívida externa para obrigar o país a se render pela fome.


    Felipe
    Fortaleza - CE


  • Gente perdida!

    11/04/2010 1h54 Tem pessoas que só faltam dizer que foi injustiça o Stalin não ter ganho o Prêmio Nobel da Paz. Tem gente que é contra a ditadura do período dos militares no Brasil, mas defende outras tão piores ou quanto, pelo mundo! Eu contra TODAS AS DITADURAS! Não babo ovo para assassinos em massa!


    Paulo Shetara
    Campinas - SP


  • Anti comunista?

    11/04/2010 0h08 Nossa!! Quanta ignorancia!! Se ele foi anti comunista, foi com toda razao! O exercito russo quando invadiu a Polonia deixou um rastro de destruição! Mulheres sendo estrupadas... barbaridade! Sou anti americano e anti regime de extrema esquerda e direita. Mas falar que Stalin foi heroi!? Mesma coisa dizer que o apartheid, Pinochet Bush, Papa doc e amiguinhos de Americanos ditadores foram herois! Que honra tem uma pessoa que mata inocentes?


    Leopoldo
    Brasilia - DF


  • SERRA TERRORISTA

    10/04/2010 23h41 Serra anda espalhando aí na Internet que DILMA é terrorista. Ao contrário, Dilma lutou contra o terror da Ditadura. Mas sabem aqueles delatores que recebem privilégios para mudar de time? Pois é, Zé Serra, um ex-esquerdista, vendeu a alma pro capitalismo selvagem. Associou-se aos dois piores partidos do mundo: o psdb, com seu oportunismo, e o DEMOS, com sua voracidade infinita por lucro. O grupo do qual o Serra fazia parte, Ação Popular (esquerda cristã), cometeu no aeroporto de Guararapes em Pernambuco um emboscada que matou um almirante e um jornalista e feriu diversas pessoas. O alvo principal era o general Costa e Silva que escapou em virtude do seu avião ter atrasado por um problema mecânico. Para quem quiser saber mais sobre a Ação Popular de Serra, veja aqui na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Popular_(esquerda_crist%C3%A3)


    Aline Scherer
    Brasília - DF


  • Mas que informe alvissareiro!

    10/04/2010 21h35 Uhuuuuuuuuuuuuuuuu!


    Rita e Bruno
    Brasilia - DF


  • o inferno o espera

    10/04/2010 21h23 uma coisa é defender o comunismo e outra coisa é defender ditadores que se beneficiou do comunismo , no caso foram muitos . o stalin foi um deles. agora a coisa pior que existe é gente se fingir de bons patriotas , sendo que fundo sao uns nazifacista. é o caso desse calhorda citado no texto . e por tras dele tem muitos. nao é leck valessa que se dizia o salvador da humanidade na polonia e estava alido a esse calhorda. os dois vao junto atrelado para o inferno , um ja foi. esse tal de leck ainda a pilantragem de querer criticar o lula. é bom quem alguem diga pra ele que o lula sabe governar , ele deixou a polonia na pior.


    mineiro
    belo horizonte - MG


  • Um dia mais belo

    10/04/2010 21h19 Os comunistas devem refeltir quando um "lider" anti-comunista morre, me pergunto quem são os nossos amigos no mundo, Polônia, China, Brasil....como comentou o amigo José Miranda de SP. caçar comunista é fácil, o complicado e encontrar os nossos inimigos. Hoje é um dia que o mundo esta mais belo e eu feliz e pensativa.


    Ada Barboza
    Salvador - BA


  • Mais respeito com Soso!

    10/04/2010 20h15 Comparar um fascista desse com o camarada Stálin é no mínimo idiota. A Polônia sempre teve esta característica anti-Rússia, desde os tempos dos czares (que aliás eram melhores do que hoje). Se Stálin, em plena Guerra Patriótica (II Grande Guerra) executou oficiais polacos, fez mais do que poderia, aliás, fuzilou menos do que deveria. Este porco é a prova de que as lendas contra Stálin não passam de lendas, pois deveria ter sido eliminado já no berço. Os polacos católicos colaboraram diretamente com os nazistas após 1939. Carol Woitilla foi um fascista desde jovem e soube exercer bem seu papel de anti-comunista quando Papa. Seria bom existir inferno para Carol e este porco fascista queimarem juntos na mesma panela! Abaixo o fascismo polaco!


    Clóvis Manfrini
    Terezinha - PE


  • Ao lado de Stálin nada!

    10/04/2010 17h45 Stálin é um dos heróis da humanidade, só um desinformado pode considerá-lo ruim, adotando o que a direita besta repete anos a fio sem demonstrar fato algum. O que você faria se estivesse no lugar dele? Em um país cercado por fascistas, bloqueado em todos os níveis e cheio de sabotadores? Preferia estar junto aos sabotadores, acabando com o socialismo? como fizeram Khruchov e Gorbachov? Stálin cometeu erros é óbvio, mas considerá-lo um ente da história do nível dos fascista é um erro stalinista... Quanto à Polônia e aos irmãos direitistas em questão, eles são o exemplo vivo que o socialismo polonês estava errado... abraços
    Wagner Tamboril
    Juazeiro do Norte - CE
     


    • Vai estar ao lado de Stalin..

      10/04/2010 17h28 Ele vai fazer compania pra Stalin, que em abril de 1940, na mesma região onde caiu este avião, na mata de Katyn, conhecida como Floresta da Morte, foi o local do massacre de cerca de 22 mil poloneses, entre eles professores universitários, intelectuais, médicos, jornalistas, padres, empresários, etc.


      Paulo Shetara
      Campinas - SP


    • Já vai tarde, porco fascista

      10/04/2010 17h25 Que a terra lhe seja pesada !


      Luiz Augusto Barroso
      Rio de Janeiro - RJ


    • Se não fosse os comunisas eles nao teriam sobrevividos

      10/04/2010 16h50 Os comunistas salvaram judeus e poloneses judeus ou não, em troca ganharam esse tipo de gratidão. Sem o Exército Vermelho a Polônia e os judeus que estavam na boca dos fornos crematórios teriam sido eliminados, não teriam sobrevividos. Mas a farsa produzida pelos dólares geraram esse tipo de gente.


      Pedro Mendes
      Manaus - AM


    • A "TROIKA" FASCISTA!

      10/04/2010 14h12 Ele e o irmão gêmeo formavam a dupla aliada de lech Walensa, a "troika" anti-comunista-fascista à soldo de Uncle Sam(EUA), OTAN e de todos os grupos internos e externos da reação direitista mundial. VADE RETRO SATANÁS!!!


      Giovanni G.Vieira
      Rio de Janeiro - RJ


    • Um Vaso Ruim Quebrou

      10/04/2010 13h31 Em um raro momento da humanidade quebra um vaso ruim. Com base na crença desse nazista eu o saúdo pela primeira e última vez: Que "descance em paz" no fogo eterno do inferno.


      José Afonso
      Belo Horizonte - MG


    • MORREU TARDE E PROPONHO QUE ENTRE PARA A GALERIA DOS NAZI-FASCISTAS!

      10/04/2010 12h36
      Acabei de ler um livro de um pianista judeu polonês que viveu em Varsóvia durante os anos de holocausto. Os nazi-fascistas tiveram a colaboração de milhões de poloneses! Mesmo tendo aqueles que ajudaram a resistência aos alemães, a omissão da Igreja Católica Polonesa é vergonhosa! Foram poucos os que se levantaram contra o horror nazista! Caçar comunista é fácil: basta se somar à ignorância religiosa e aos trilhões de dólares dos capitalistas que se faz "oposição" ao comunismo! Morreu tarde esse facínora polonês!
      José Roberto Torres de Miranda
      São Paulo - SP
      .
     

Sem comentários: