A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, abril 22, 2010

FMI diz que Portugal e Grécia não representam risco ou de contradição em contradição

 
Arquivo do CM  FMI não está preocupado com as finanças públicas de Portugal e 
Grécia 
FMI não está preocupado com as finanças públicas de Portugal e Grécia
Correio da Manhã - 21 Abril 2010 - 17h55

Zona Euro depende da economia mundial

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a crise nas finanças públicas de Portugal e Grécia não representa um risco significativo para a Zona Euro, que depende muito mais da economia mundial.

Em resposta à agência Lusa, Jörg Decressin, director associado do FMI, afirmou que o “destino da Europa vai estar muito mais ligado ao que acontecer no resto do mundo do que o que acontecer na Grécia e em Portugal”.
.
Jörg Decressin considerou que os dois países em questão devem realizar significativos ajustes orçamentais e que devem redireccionar o seu crescimento para a procura externa. Soluções que o mesmo garante que os dois países já estão a desenvolver
.
.
Correio da Manhã - 21 Abril 2010 - 14h17

Avanço de apenas 0,3%

FMI revê em forte baixa crescimento português

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez esta quarta-feira uma revisão em baixa dos níveis de crescimento de Portugal em 2010.

Com menos de duas décimas face ao valor de Janeiro, espera-se agora uma subida de apenas 0,3 por cento, abaixo dos valores do Banco de Portugal (0,4%) e do Governo (0,7%).
.
Com este valor, Portugal volta a distanciar-se da média da Zona Euro, tendência que se deve estender pelo próximo ano.
.
no ano passado porque a economia portuguesa teve um desempenho menos mau (caiu 2,7%) do que a união monetária no seu todo (-4,1%). 
.
O pior valor volta a ser o da Grécia que deverá ter uma recessão de 2% este ano, tal como em 2009. Em recessão ficará ainda a Irlanda, que encolherá em 2010 1,5%, a Espanha com um recuo de 0,4% e o Chipre, de 0,7%.
 .
.

 
Agência Lusa  Cavaco Silva não acredita que o País chegue à bancarrota 
Cavaco Silva não acredita que o País chegue à bancarrota
Correio da Manhã - 20 Abril 2010 - 18h00

Mercados agitados

Cavaco não acredita que cheguemos à bancarrota

O Presidente da República rejeita a hipótese de Portugal entrar em falência e não compreende as comparações feitas entre a situação económica da Grécia e de Portugal. A tomada de posição surge numa altura em que o risco de Portugal perturbar a Zona Euro duplicou.

“Não acredito que se chegue a uma situação de bancarrota, isso é qualquer coisa que nem nos deve passar pela cabeça. Era preciso que cometêssemos muitos, muitos erros. Não podemos comparar Portugal, nem com a Grécia nem com a Islândia, nem tão-pouco com a Irlanda. A nossa situação é mais favorável do que estes países”, afirmou hoje Cavaco Silva. “O tempo que corre é um tempo que exige sacrifícios dos portugueses mas penso que se tivermos o rumo certo nós havemos de vencer”, acrescentou o Chefe de Estado.
.
Depois de uma semana com economistas a defenderem o estado de pré-falência de Portugal, o risco do País perturbar a Zona Euro mais do que duplicou, estando atrás apenas da Grécia.  Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), se houver uma perturbação  de dívida na Zona Euro,  Portugal deve contribuir com 18% para esse evento. Há um ano esse risco era de 7,7 %.  O FMI ressalva contudo que a Grécia é um “caso especial” que não pode ser comparado com Portugal ou Espanha.



Pedro H. Gonçalves



R.P.V.



 
d.r.  Teixeira dos Santos é o rosto da estratégia do Governo para fazer 
face ao elevado défice 
Teixeira dos Santos é o rosto da estratégia do Governo para fazer face ao elevado défice
Correio da Manhã - 19 Abril 2010 - 15h31

Dívida pública


Vários especialistas internacionais já o disseram e esta segunda-feira também o economista chefe da Ignis, empresa britânica de gestão de activos, diz que a dívida pública de Portugal será a maior fonte de preocupações da Zona Euro nos próximos meses.

Stuart Thompson diz que os mercados ainda levarão alguns dias para “digerir” o plano de apoio à Grécia (da União Europeia e do FMI), masque depois irão centrar a sua atenção em Portugal e na Espanha. 
.
Em entrevista ao site britânico ‘Citywire’,  Stuart Thompson  diz que depois da Grécia “mais problemas se seguirão no futuro para Portugal e Espanha”, explicando que “a Grécia foi o país mais fraco em termos de défice orçamental, mas se escavarmos um pouco mais, Portugal fica exposto”, isto porque acreditam que, depois de finalizado o plano de apoio à Grécia, Portugal será o próximo da lista. 
.
Já este domingo o editor de economia do ‘Daily Telegraph’, num artigo de opinião, escrevia que Portugal coloca maior risco à Zona Euro do que a Grécia. 
.
.

Sem comentários: