A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quinta-feira, novembro 18, 2010

Desemprego - 761 500 pessoas sem trabalho



Desemprego

761 500 pessoas sem trabalho

Taxa oficial aproxima-se dos 11 por cento. Os números oficiais atingiram o recorde de 609 400 pessoas no terceiro trimestre, mas os números reais são ainda mais dramáticos.
  • 0h30 Correio da Manhã 2010 11 18

Por:Sandra Rodrigues dos Santos/A.P.
.
O desemprego em Portugal está a subir desde o início do ano a um ritmo de 152 pessoas por dia. Um número assustador que faz elevar o número total de desempregados para o recorde de 609 400 pessoas e empurra a taxa para os 10,9 por cento, de acordo com as estatísticas oficiais. O número real de desempregados estará, porém, nos 761 500. 
.
Os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam um aumento no número de desempregados de 46 100 desde o início do ano e de 175 700 em comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
.
Contudo, as estatísticas não incluem a totalidade dos desempregados que, pelas contas do economista Eugénio Rosa, podem chegar aos 761 500, o que corresponde a uma taxa efectiva de desemprego de 13,5 por cento.
.
Reagindo a estes números, Helena André considerou a subida normal, sublinhando que é uma tendência que se verifica no terceiro trimestre de cada ano e adiantou que já houve anos piores. Em nenhum ano, porém, a taxa de desemprego esteve tão próxima dos 11 por cento.
.
Quando chegou ao Governo, há cerca de cinco anos, José Sócrates prometeu criar 150 mil postos de trabalho. Terminou o primeiro mandato sem cumprir a meta e no segundo mandato o desemprego tem registado níveis recordes. 
.
"FAZ MUITA DIFERENÇA"
.
Rui Silva trabalhava na construção civil, mas está desempregado há mais de um ano. A mulher, Maria Teresa Silva, é operadora de rádio-táxi e leva para casa "500 euros limpos". Com três filhos (um de 3 anos e dois gémeos de 10), o casal, na casa dos 30 anos, vive em Portimão e está no escalão A. Até agora recebia 42 euros por cada criança, de abono de família, mas vão ver a verba reduzida em 30 euros – 10 por cada filho. "Vai fazer-nos muita diferença", admite Maria Teresa, "a nossa situação já não é nada fácil e vai ficar ainda pior", acrescenta.
.
264 300 POSTOS DE TRABALHO DESTRUÍDOS
.
Entre Junho de 2008 e Setembro último foram eliminados em Portugal 264 300 empregos – 59 700 dos quais este ano – ou seja, 221 postos de trabalho por dia. A denúncia parte do economista Eugénio Rosa que considera esta destruição de emprego "dramática" e antevê que a situação venha a piorar bastante no próximo ano.
.
"Ainda não começámos a sentir o efeito das medidas de austeridade anunciadas para o próximo ano e que deverão fazer aumentar o desemprego o que, aliado à diminuição do apoio aos desempregados, terá consequências dramáticas", sublinhou ao Correio da Manhã, Eugénio Rosa.
.
.

Sem comentários: