Pedro Catarino
Pinto Balsemão é fundador e presidente da SIC e do ‘Expresso’
Publicidade: Receitas nos primeiros nove meses de 2010
Grupos ganham mais dez milhões
Nos primeiros nove meses deste ano, os grupos de media nacionais cotados em bolsa receberam 259,6 milhões de euros em publicidade, um crescimento de 4% (dez milhões de euros) em relação aos mesmos meses do ano passado.
- 0h30 Correio da Manhã 2010 11 16
Uma subida impulsionada pela Impresa (dona da SIC e do ‘Expresso’) e pela Cofina (proprietária do Correio da Manhã). O grupo de Francisco Pinto Balsemão arrecadou neste período 106,4 milhões de euros, uma subida de 9,2%. Já a Cofina aumentou as receitas publicitárias em 5,3%, para um total de 39,2 milhões de euros.
.
Por seu lado, o grupo Media Capital manteve estes proveitos estáveis, com uma ligeira subida de 0,1%, para os 105,1 milhões de euros. Já o ‘Público’ da Sonaecom, perdeu 10%, para receitas de publicidade de 8,9 milhões.
.
Nos proveitos totais, a Impresa cresceu 7,2% (193,9 milhões) e a Cofina, 2,7% (100,4 milhões). A Media Capital diminuiu receitas em 10,9% (172,8 milhões) e o ‘Público’ em 2,3% (22 milhões). A análise permite também ver que 60,8% das receitas da Media Capital provêem da publicidade, percentagem que recua para os 54,8% na Impresa. No ‘Público’, a publicidade representa 40,7%, enquanto na Cofina é inferior a 39%.
.
A análise não engloba grupos como a Controlinveste ou a Ongoing, já que se trata de empresas não cotadas, pelo que os seus números não são conhecidos.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário