A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, novembro 16, 2010

Mais de cem mil pessoas são auxiliadas por instituições religiosas, 35 mil das quais pedem para comer.

Terça-feira, 16 de Novembro de 2010 - 23:34

Nuno Fernandes Veiga
Todos os dias saem seis carrinhas, com refeições para 60 idosos, do Centro Paroquial de Barbeita, em Troviscoso, Monção.
Fome

Igreja recebe 70 novos pedidos de ajuda por dia

Mais de cem mil pessoas são auxiliadas por instituições religiosas, 35 mil das quais pedem para comer.
  • 0h30 - Correio da Manhã 2010 11 16

Por:Secundino Cunha/F.P.
.
Todos os dias chegam às instituições ligadas à Igreja Católica 70 novos pedidos de ajuda, a maioria dos quais de alimentos e outros bens de primeira necessidade.
.
Nesta altura são mais de cem mil as pessoas que, de alguma forma, são auxiliadas pelos organismos ligados à Igreja, com particular destaque para a Cáritas, que já atende, nas suas vinte delegações, 62 mil pessoas. Cerca de 35 mil não têm dinheiro para comer e dependem da Igreja para subsistir.
.
De Outubro do ano passado para Outubro deste ano, "o número de pessoas atendidas nos 78 serviços da Cáritas em paróquias de 13 dioceses passou de 5000 para 62 mil", disse Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, cuja estrutura esteve no último fim-de-semana reunida em Fátima.
.
Em muitos dos casos, a Cáritas concede ajudas financeiras, para pagamentos de serviços fundamentais, como água, luz ou renda de casa, medicamentos ou livros escolares, mas na esmagadora maioria das situações a ajuda é a nível de bens alimentares e de vestuário.
.
"Os casos que agora mais nos aparecem são os de famílias com dois ou mais créditos, em que um dos cônjuges perde o emprego. O vencimento do que fica a trabalhar dá, no máximo, para as dívidas, e não sobra nada para comer e vestir", disse ao Correio da Manhã José Carlos Dias, presidente da Cáritas Diocesana de Braga.
.
Amélia Silva (nome fictício) é uma das pessoas que, uma vez por semana, batem à porta da Cáritas de Braga. É professora, mas não teve colocação, e o marido, designer gráfico, está desempregado. Tem dois filhos, ambos universitários. O mais velho, de 20 anos, interrompeu os estudos e emigrou para a Suíça. A mais nova, de 18 anos, no segundo ano de Engenharia, arranjou um emprego a meio tempo à noite e vai conseguindo pagar as despesas.
.
"Isto é mesmo muito difícil. Todos os dias choro, só de pensar que o meu filho teve de abandonar a universidade e emigrar. Nem eu nem o meu marido temos conseguido encontrar saída para isto. Pedir é a coisa mais triste do mundo. Nunca tive tanta vergonha", disse Amélia ao CM.
.
E o problema, diz Eugénio da Fonseca, é que "o pior ainda está para vir, uma vez que a taxa de desemprego vai subir e este será de longa duração".
.
O presidente da Cáritas Portuguesa refere que o período negro da crise ainda não chegou e recomenda um menor despesismo na sociedade portuguesa e uma luta permanente contra as assimetrias sociais. 
.
Uma das provas de que a necessidade é cada vez mais aguda está na procura dos cabazes de Natal que muitas instituições costumam distribuir. No Grupo de Acção Social Cristã da Igreja de S. Francisco, em Barcelos, por exemplo, no ano passado foram distribuídos 300 cabazes de Natal. Este ano alargaram para 500, e as inscrições, abertas há uma semana, já ultrapassam esse número. 
.
"JÁ TIVE QUASE TUDO"
.
Manuel Cardoso Miranda tem 60 anos, é casado e pai de dois filhos, um de 20 anos e outro de 9. Já foi um dos maiores industriais do têxtil do concelho de Barcelos e hoje, fruto das muitas voltas que a vida deu, viu-se obrigado a pedir ajuda para que nada falte aos filhos.
.
"Já tive quase tudo e hoje luto para manter esta casa e criar os meus filhos com dignidade", diz o antigo industrial, sublinhando que "só muita força de vontade" faz com que continue a lutar.
.
"A minha mulher ganha o ordenado mínimo, e o meu filho mais velho, que está no 3º ano de Engenharia, em Aveiro, recebia, no ano passado, uma bolsa de 365 euros. Este ano ainda não sei como vai ser. Se lhe cortam a bolsa, não tenho possibilidades de o manter na universidade", diz Manuel Cardoso.
.
Durante três anos, este ex-industrial recebeu Rendimento Social de Inserção, que agora lhe foi cortado. Nesse período fez um curso, que durou ano e meio, na área da pastelaria, mas não consegue arranjar emprego.
.
"Já bati a dezenas de portas, a ver se conseguia um lugar como ajudante de pasteleiro, mas, talvez devido à minha idade, não tenho conseguido nada", explica Manuel Cardoso, acrescentado que o que lhe vale é não ter dívidas à Banca. Não deve aos bancos, mas tem dívidas a particulares, na ordem dos 25 mil euros. "Vou pagando, mas com muita dificuldade, porque os rendimentos não dão sequer para viver", diz. "Vale a minha mulher, que tem muita força e vontade de lutar, mas já passámos por momentos de desespero. Não há nada pior do que não termos dinheiro para comprar comida para os filhos", refere Manuel Cardoso, que ocupa algum do seu tempo como voluntário, a ajudar na cantina do Grupo Social GASC, em Barcelos. "Hoje vamos empurrando as coisas, comemos muitas vezes só sopa". 
.
FAMÍLIA APOIADA PELA CONFERÊNCIA DE SÃO VICENTE DE PAULO
.
"Farto-me de trabalhar, mas mesmo assim não dá. Tive que pedir ajuda à Conferência de São Vicente de Paulo", que apoia com bens alimentares e vestuário. O desabafo é de Ana Góis, 33 anos, obrigada a pedir auxílio para sobreviver aos efeitos da crise. Ana reside na aldeia do Feijão, freguesia de Colmeias, a 15 km de Leiria. Tem três filhos, de 14 anos, 9 anos e 16 meses, trabalha de noite num lar da terceira idade, faz algumas horas de dia, mas nem assim consegue equilibrar o orçamento familiar. O marido, João Ascensão, 37 anos, é operador de máquinas numa fábrica de madeiras. O vencimento ilíquido de ambos fica--se pelos 1100 euros. Quase metade (400 euros) é para pagar o crédito à habitação, que sofreu um aumento inesperado nos últimos anos. Têm ainda a seu cargo uma afilhada, cuja guarda lhes foi entregue pelo tribunal. A família ajuda a suportar as despesas escolares. 
.
.

Sem comentários: