A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

terça-feira, novembro 16, 2010

O que eles lucram sem pagar impostos ou o fim do que nunca existiu: o capitalismo popular.

* Victor Nogueira
.
Para dar a ilusão de que beneficiavam dos lucros das empresas que os exploravam, estas "concediam" aos seus trabalhadores acções da  empresa e atraíam as pequenas poupanças para a compra de acções, o que permitia que accionist5as com muito menos de metade das acções dominassem as assembleias gerais ou concertassem entre si contra os pequenos accionistas pulverizados. Apesar da aparente "discordância" com a antecipação de dividendos pretendida pela PT, o Governo tentou esconder que os impostos serão apenas para quem tenha até 10 % das acções.
.
Significa isto que uma grossa fatia das grandes fortunas em Portugal ficam isentas de impostos. O Correio da Manhã diz quem são eles e quais as quantias em jogo, livres de impostos.
.
- Ricardo Salgado -  80,5 milhões de Euros
- P. Queiroz Pereira  66,8 milhões de Euros
- Vasco de Mello - 57,0 milhões de Euros
- V. Sarkis Hallack - 50,9 milhões de Euros
- Américo Amorim  - 38,7 milhões de Euros (o homem mais rico de Portugal)
- Belmiro de Azevedo - 35,5 milhões de Euros (o 2º homem mais rico de Portugal)
- António Hermínio de Morais - 32,7 milhões de Euros
- Juan Maria Nin Génova - 21,6 milhões de Euros
- Manuel Fino - 16,4 milhões de Euros
.
Na lista também figuram Faria de Oliveira, Presidente da CGD, com 5,8 milhões de Euros, António Mota, envolvido no processo da Mota Engil, com 13,6 milhões de Euros e Fernando Ulricht com uns "modestos" 3 milhões de Euros. Este último foi um dos que defendeu que face à crise os trabalhadores portugueses deveriam voluntariamente aceitar a diminuição dos seus rendimentos. Como accionista de algumas das empresas beneficiadas, o Estado Português vê isentos de impostos 181,5 milhões de euros.
.
Lembremos uma notícia de 2010 sobre os mais ricos de Portugal:
.
'Ranking'

Saiba quem são os mais ricos de Portugal

> Américo Amorim, Belmiro de Azevedo e Joe Berardo estão entre os portugueses mais ricos de Portugal em 2010. 
.
A Exame divulgou hoje o 'ranking' dos 25 mais ricos do país, num ano particularmente marcado pelos efeitos da crise financeira nas fortunas pessoais dos milionários.
.
No topo da lista, e pelo terceiro ano consecutivo, continua Américo Amorim. O milionário de 76 anos conseguiu aumentar em 9,1% a sua fortuna durante o ano, e tem agora património no valor estimado de 2,2 mil milhões de euros.
.
Belmiro de Azevedo é o ‘senhor que se segue', com uma fortuna avaliada em 1,3 mil milhões de euros, o que representa uma queda de 10,8% face ao ano anterior. "As cotações dos seus negócios têm sido penalizadas pelo contexto de crise económica, que tem afectado sobretudo as performances da Sonae Indústria e da Sonae Imobiliária", escreve a Exame.
.
Já o patrão da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, foi o empresário que mais viu o seu património aumentar, com um crescimento de 52% relativamente ao ano anterior.
.
Soares dos Santos ocupa assim o quarto lugar da lista dos portugueses mais ricos, com uma fortuna de 1.015 milhões de euros.
.
Dos 25 nomes que constam no 'ranking', 18 viram as suas fortunas diminuir em 2010. E a mulher mais rica de Portugal não foi excepção.
,
Maria do Carmo Espírito Santo Silva tem 670 milhões de euros e mantém a primeira posição na lista feminina, mas com uma fortuna 8,4% inferior à do ano passado. O Grupo Espírito Santo e o Grupo Santogal são os seus principais activos.

  • Os dez mais ricos de Portugal
1. Américo Amorim: 2.188,4 milhões de euros
2. Belmiro de Azevedo: 1.283 milhões
3. Família Guimarães de Mello: 1.017 milhões
4. Alexandre Soares dos Santos: 1.015 milhões
5. Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva: 670 milhões
6. Luís Silva e Perpétua Bordallo Silva: 646,4 milhões de euros
7. Manuel Soares Violas e Rita Celeste Soares Violas e Sá: 611,5 milhões
8. Família Cunha José de Mello: 605 milhões
9. Joe Berardo: 589 milhões
10. Teresa Roque Dal Fabbro e Paula Roque: 532,7 milhões de euros
. 
http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-quem-sao-os-mais-ricos-de-portugal_95717.html
.
.

Conheça os 10 portugueses mais ricos

por Marta F. Reis com Agência Lusa , Publicado em 28 de Julho de 2010  

.

 As 25 maiores fortunas em Portugal somam 14,7 mil milhões de euros em 2010, uma queda de 6 por cento face ao ano anterior, devendo este ano ser recordado como aquele em que os ricos ficaram menos ricos.
.
De acordo com a revista Exame, que revela quinta feira o ‘ranking’ dos 25 portugueses mais ricos, o total das fortunas equivale agora a 9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes, uma descida face a 2009, ano em que valiam 10,7 por cento do PIB.
.
Este é, segundo a Exame, o terceiro ano consecutivo em que o valor das 25 maiores fortunas de Portugal diminuiu.
.
De 2004 a 2007, o valor das fortunas esteve sempre em sentido ascendente, atingindo há três anos o valor mais elevado: 20,6 mil milhões de euros.
.
Agora, as 25 maiores fortunas valem 14,7 mil milhões de euros, uma descida de 6 por cento face a 2009 e de 28,5 por cento face a 2007.
.
Américo Amorim, que tem como ativos as participações na Corticeira Amorim e Galp Energia, tornou-se há dois anos no homem mais rico de Portugal, lugar que mantém este ano com uma fortuna avaliada em 2,2 mil milhões de euros, uma subida de 9,1 por cento face a 2009.
.
O segundo lugar é ocupado pelo patrão da Sonae, Belmiro de Azevedo, com uma fortuna avaliada em 1,3 mil milhões de euros, apesar de ter sofrido uma queda de 10,8 por cento.
.
Em 2007, Belmiro de Azevedo tinha uma fortuna avaliada em três mil milhões de euros, segundo a revista.
.
A família Guimarães de Mello, que detém a José de Mello SGPS, além das participações na EDP e Brisa, surge em terceiro lugar, com uma fortuna avaliada em 1017 milhões de euros, menos 18,3 por cento face ao ano anterior. 
.
O quarto lugar da lista é ocupado por Alexandre Soares dos Santos. O patrão da Jerónimo Martins foi o português que mais viu o seu património aumentar em 2010.
.
A fortuna de Alexandre Soares dos Santos cresceu mais de 52 por cento, para 1015 milhões em 2010. 
.
Este ano apenas seis milionários conseguiram aumentar as fortunas: Soares dos Santos (mais 52 por cento), Américo Amorim (9,1 por cento) e o homem forte da Delta Cafés, Rui Nabeiro (5,7 por cento). 
.
Já 18 das 25 maiores fortunas estiveram em queda, segundo a Exame. 
.
As maiores quedas pertencem à família Rocha dos Santos (menos 28,6 por cento), à família Mota (menos 25,8 por cento), e a João Pereira Coutinho (menos 19,7 por cento).
.
A lista conta ainda com uma nova entrada, de Ilídio Pinho. De referir também alguns bilionários por herança, como são os casos de Maria Angelina Caetano, José Ramos e Salvador Acácio Caetano (440 milhões), as irmãs Roque e os irmãos Costa Leite. 
.
Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva mantém-se como a mulher mais rica de Portugal, tendo como principais ativos participações no Grupo Espírito Santo e no Grupo Santogal, mas cai de quarto para quinto lugar no ranking com uma fortuna avaliada em 670 milhões de euros, menos 8,4 por cento face ao ano anterior.
.


Américo Amorim é o mais rico de Portugal


A edição de Agosto da Revista Exame, que chega amanhã às bancas, traz a lista das 25 maiores fortunas do país. Os 25 maiores patrimónios de Portugal somaram 14,7 mil milhões de euros em 2010. Veja a lista dos 10 mais ricos do país.


Soares dos Santos cresce


20:54 Quarta feira, 28 de Julho de 2010
.

No último ano, só seis milionários conseguiram aumentar capital. Alexandre Soares dos Santos, Américo Amorim (mais 9,1%) e Rui Nabeiro (mais 5,7%) são alguns dos exemplos.
.
Alexandre Soares dos Santos registou o maior crescimento. O patrão da Jerónimo Martins viu o seu património aumentar 52%, de 665 milhões de euros em 2009 para 1015 milhões em 2010, ocupando o quarto lugar da lista da Exame.
.
As maiores quedas vão para a família Rocha dos Santos (menos 28,6%), para a família Mota (menos 25,8%) e para João Pereira Coutinho (menos 19,7%).
.
Na lista dos mais ricos apenas uma nova entrada e uma saída. Manuel Fino deixa o rankingdos 25 mais ricos de Portugal e Ilídio Pinho é a nova entrada.
.
Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva é a mulher mais rica, com uma fortuna de 670 milhões de euros, menos 8,4% do que no ano passado.
.
http://aeiou.expresso.pt/americo-amorim-e-o-mais-rico-de-portugal=f596561
.
.

Ilídio Pinho entrou no ranking que a revista divulga hoje

Lista da Exame mostra que os ricos ficaram

"mais pobres" em 2010

29.07.2010 - 07:34 Por Luísa Pinto
Pelo terceiro ano consecutivo, o ranking elaborado pela revista Exame continua a demonstrar que os 25 mais ricos de Portugal vão ficando cada vez menos ricos, e que a soma das suas fortunas já vale menos de dez por cento do PIB. O património das 25 maiores fortunas de Portugal atinge agora a soma de 14.700 milhões de euros, uma descida de seis por cento face ao ano passado e de 28,5 por cento face a 2007 - ano em que a soma das fortunas atingiu o valor mais alto de sempre, 20.600 milhões de euros.
Se a fortuna dos mais ricos (ou melhor, se as fortunas de 18 dos 25 mais ricos) continua sujeita a dieta, deve dizer-se, também, que ela foi este ano menos rigorosa do que aquela a que foram forçados no ano passado e há dois. Na edição da revista Exame que chega hoje às bancas, podem encontrar-se algumas novidades neste ranking de 2010. Por exemplo, a entrada de Ilídio Pinho na lista dos 25 mais ricos de Portugal; a saída foi protagonizada por Manuel Fino.



A lista continua a ser liderada por Américo Amorim, que tem agora uma fortuna avaliada em 2188,4 milhões de euros (subiu 9,1 por cento face ao ano anterior), tendo o empresário (que tem na Corticeira Amorim e na Galp Energia os seus principais activos) sido um dos seis nomes da lista que viram o seu património aumentar.



A maior subida foi protagonizada por Alexandre Soares dos Santos, patrão da Jerónimo Martins, e quarto colocado nesta lista da Exame: passou dos 665 milhões de euros contabilizados em 2009 para 1015 milhões atingidos em 2010. A prestação em bolsa do título, que conseguiu uma "performance exuberante", como nota a Exame, justifica este aumento.



Foi também a bolsa quem penalizou Belmiro de Azevedo, que continua a perder fortuna, mas mantém o segundo lugar do ranking. Em 2010, o chairman da Sonae, proprietária do PÚBLICO, tem uma fortuna avaliada em 1300 milhões, o que representa uma queda de 10,8 por cento face ao ano anterior. Em 2007, Belmiro de Azevedo tinha uma fortuna avaliada em três mil milhões de euros, segundo a mesma revista.



Entre os seis que ficaram mais ricos, e para além do patrão da Jerónimo Martins e de Américo Amorim, merece também destaque a subida de 5,7 por cento conseguida pelo empresário da Delta Cafés, Rui Nabeiro.



Uma referência, ainda, aos milionários por herança, como são os casos de Maria Angelina Caetano, José Ramos e Salvador Acácio Caetano (com fortunas avaliadas nos 440 milhões de euros), as filhas de Horácio Roque e os irmãos Costa Leite. 
,.
.

Sem comentários: