A Internacional

__ dementesim . . Do rio que tudo arrasta se diz que é violento Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. . _____ . Quem luta pelo comunismo Deve saber lutar e não lutar, Dizer a verdade e não dizer a verdade, Prestar serviços e recusar serviços, Ter fé e não ter fé, Expor-se ao perigo e evitá-lo, Ser reconhecido e não ser reconhecido. Quem luta pelo comunismo . . Só tem uma verdade: A de lutar pelo comunismo. . . Bertold Brecht

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Dia a dia - O efeito borboleta - Eduardo Dâmaso



Quer saber porque estamos em crise? Porque disparou o desemprego? Porque têm as famílias menos rendimentos e os bancos cada vez mais protecção dos estados? Quer saber porque vivemos na corda bamba e porque é negro o futuro dos nossos filhos? Ou, ainda, porque estão as empresas à beira do colapso e os mercados a estreitar todos os dias? Quer saber de quem é a culpa de tudo isto? E porque gozam de total impunidade? Se quer mesmo saber, tire-se do seu conforto e enfrente o frio para ir ao cinema.
  • 30 Novembro 2010
Por:Eduardo Dâmaso, director-adjunto


Vá ver o documentário ‘Inside Job’, ainda em exibição nalgumas salas, que explica, de forma objectiva e não panfletária, as razões da primeira grande crise da globalização. Explica porque é que uma crise dos bancos de investimento nos EUA, assente em produtos virtuais que vendiam pura ilusão, provoca uma crise económica real no Mundo inteiro. É a tal história da borboleta que bate as asas na Ásia e provoca um terramoto na Europa. Está lá tudo e, pior, de tal forma que não abre caminho a qualquer esperança. Os mesmos que provocaram a crise – os patrões da dita Banca de investimento – permanecem poderosos e influentes na política norte-americana e, por essa via, mundial. São os mesmos que estiveram com Bush e que estão agora com Obama. Totalmente impunes, como é óbvio!
.
.

Sem comentários: